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Supermáquinas

Conheça o Lamborghini Revuelto, o híbrido sucessor do Aventador

A Lamborghini lançou o novo Revuelto, primeiro híbrido V12 plug-in da montadora. Com três motores elétricos e um motor a combustão, o superesportivo soma 1.015 cv de potência. O Revuelto substitui o Aventador traz o futuro do design da Lamborghini para a estrada. Ele permanece constante no DNA de design exclusivo da Lamborghini, mas estabelece uma linguagem estilística totalmente nova.

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Os faróis e as lanternas têm uma estrutura em Y. As grandes entradas laterais de ar apontam para frente como uma seta, injetando novamente mais “Y” na mistura. O centro do painel no interior também incorpora uma forma em Y.

Por que todos os faróis são em Y? A Lamborghini associa isso aos modernos “elementos aeroespaciais”, algo que faz mais sentido quando você olha para um caça F-35 Lightning II. Combinado com linhas angulares da carroceria e padrões hexagonais na parte traseira para as saídas de escape, o Revuelto traz uma sensação de caça furtivo.

No quesito da propulsão, os três motores elétricos são alimentados por uma bateria de íons de lítio de alta potência específica (4.500 W/kg) que também oferece suporte a um modo de acionamento totalmente elétrico.

A fibra de carbono, produzida artesanalmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, é o principal elemento estrutural do novo carro, usado não apenas na monofuselagem e no quadro, mas também em muitos elementos da carroceria.

O uso extensivo de fibra de carbono e materiais leves, combinado com a potente potência do motor, contribui para alcançar a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1,75 kg/CV.

Em comparação com o Aventador Ultimae, a Lamborghini diz que o Revuelto é 61% mais eficiente e gera 66% mais downforce em situações de alta velocidade. Isso certamente colocará à prova seus pneus Bridgestone Potenza Sport feitos sob medida, que medem 265/35R20 na frente e 345/30R21 na parte de trás. Uma combinação de rodas maiores com 265/30R21s na frente e 355/25R22s para a traseira estão disponíveis. Se você tiver problemas para tomar decisões, provavelmente não quer ouvir falar das 400 opções de cores disponíveis para a carroceria.

PERFORMANCE

O novo Lamborghini Revuelto combina esses atributos para oferecer números de desempenho no pico de seu segmento: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e velocidade máxima de mais de 350 km/h.

No lado híbrido, há dois motores elétricos para as rodas dianteiras e um terceiro motor montado dentro da nova caixa de câmbio de dupla embreagem de oito marchas (do tipo imersa no óleo), outra novidade para a Lamborghini. A transmissão é montado transversalmente atrás do motor em vez de ser na frente, dando espaço para o pequeno conjunto de baterias de 3,8 kWh – que normalmente ficam instaladas no túnel da transmissão.

A Lamborghini lançará o Revuelto próximo do final do ano como linha 2024 nos Estados Unidos, com preços a serem anunciados provavelmente ao longo deste ano. Mas dado que o Aventador custou mais de US$ 500.000 (R$ 2,56 milhões em conversão direta) quando saiu de linha início deste ano, não espere que o Revuelto custe menos do que US$ 600.000 (R$ 3,08 milhões).

* Com informações do AutoRanking e Motor1

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História

Volks comemora 70 anos de Brasil: veja a trajetória da marca alemã

A Volkswagen do Brasil completou 70 anos de atuação no País na última quinta-feira (23/03). A marca investe R$ 7 bilhões na América Latina de 2022 a 2026 para fortalecer mais sua posição competitiva na região. Esse investimento inclui mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização. Durante o evento de comemoração dos 70 anos da marca no país, a Volks anunciou a chegada, ainda neste ano, do primeiro carro 100% elétrico no Brasil. O ID.4 começará a ser vendido por aqui no segundo semestre.

Elétrico ID.4 chegará ao Brasil ainda neste ano

“A Volkswagen do Brasil completa 70 anos de inovação tecnológica e pioneirismos e tem uma importância estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo. Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portfólio de produtos – que oferecem máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança –, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada”, afirma o COO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

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70 anos de pioneirismo

A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).

Na época, o sucesso nas vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no Brasil que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul.

Assim surgiu a planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.

Primeiro endereço da Volks no Brasil

Anos 50 – Democratizando a mobilidade

Com a inauguração da fábrica Anchieta, teve início a nacionalização da marca. Em 1959, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente, o maior índice de nacionalização do setor na época. Naquele ano, o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os dois modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade.

Em 1959, o presidente da República Juscelino Kubitschek desfila em Fusca conversível na inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – Divulgação

Anos 60 – Primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design

Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil ao inaugurar o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design, na fábrica Anchieta. Nesse período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã de mesmo nome, além do início de design e pesquisa de modelos que marcaram história, como SP e Brasília, que seriam lançados na década seguinte.

Anos 70 – Volkswagen em uma nova era

Em 1972, chegavam o SP1 e o SP2 com design esportivo, ousado, sem abrir mão da funcionalidade, com motores 1.6l (SP1) e 1.7l (SP2). Em 1973, a marca lançou a Brasília, apresentando um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. Anos mais tarde, o tipo de carroceria da Brasília se tornou o mais comercializado no mercado nacional.

Completando a Nova Era, em 1974, foi apresentado o Passat, um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado às novas molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.

Anos 80 – Chega o Gol, uma nova lenda e uma nova família

Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional com uma nova família de modelos liderada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o Gol se manteve na liderança de vendas por 27 anos consecutivos. Após o Gol Geração I, nasceu uma família de veículos com o Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982).

Já posicionada no segmento de compactos, a Volkswagen passa a atuar também no de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985).

Ainda em sua primeira geração, o VW Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a versão GTi 2.0, no fim dos anos 80, trazendo melhorias em desempenho e redução de consumo de combustível e emissões.

Anos 90 – Salto tecnológico

Em sua segunda geração, o VW Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações em segurança e motorização. Em 1991, o modelo foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS. Em 1992, o Santana quatro portas foi equipado com catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina, antecipando as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Em 1994, chegou a segunda geração do Gol, chamada “Bolinha” por conta das linhas arredondadas. O Gol Bolinha também popularizou a injeção eletrônica.

Anos 2000 – VW lança o Total Flex: etanol, gasolina ou os dois

Em 2002, a VW revolucionou o segmento de compactos premium com o Polo, na fábrica Anchieta, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. Foi o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e soldas a laser, para uma carroceria mais rígida e segura.

A terceira geração do Gol, em 2003, inovou ao lançar a primeira motorização flex (abastecimento com etanol, gasolina ou a mistura de ambos) do Brasil, sob a motorização 1.6l Total Flex. A tecnologia lançada pela VW revolucionou a indústria automotiva brasileira e permanece até hoje em toda linha nacional da VW.

Em 2003, a família de compactos cresceu com o Fox, o primeiro compacto “high roof” (teto alto) do Brasil. Ele foi todo projetado e desenvolvido no País, além de comercializado também na Europa. Em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a VW inaugurou os motores TSI no portfólio brasileiro.

Anos 2010 – O primeiro nota máxima em segurança

O VW up!, lançado em 2014, foi o primeiro compacto de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté, o modelo deu sequência à história de sucesso da marca em segurança, iniciada com o Golf, em 2013.

Em seus lançamentos, Polo, Virtus, T-Cross, Taos e Jetta também gabaritaram os testes do Latin NCAP.

Em 2015, a fábrica de São Carlos passou a produzir, também, os motores TSI, como parte da família EA211, revolucionando a performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma Nova Volkswagen, inaugurando a plataforma modular MQB, referência em rigidez e segurança, base em que modelos como T-Cross e Nivus foram construídos posteriormente. Nesse período, a empresa fez a maior renovação de portfólio de sua história no Brasil.

Anos 2020 – Conectividade e descarbonização

A chegada do Nivus, em 2020, revolucionou o design e a conectividade. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento. No interior, foi o primeiro a receber a nova central multimídia da marca, o VW Play, com interface intuitiva, conexão com smartphone sem fio e aplicativos nativos. O Nivus é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, com o nome Taigo.

Em 2021, foi o momento do Taos, SUVW produzido na Argentina, referência em design, conectividade, espaço interno e segurança. O Taos foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima nos testes do Latin NCAP, seguindo o novo protocolo.

Essa década traz ainda novidades em digitalização e descarbonização. Testes e apresentações dos modelos globais 100% elétricos já começaram no Brasil e na região, incluindo o ID.3, ID.4 e ID.Buzz.

Dentro da atual ofensiva de produtos, a VW está lançando 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos até 2025. Em 2022, foram lançados o Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track (substituto do Gol) e Gol Last Edition. Após 42 anos de produção ininterrupta, o Gol teve sua fabricação encerrada em 2022, sendo o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado do mercado brasileiro.

Em 2023, já foram lançados o Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition. E muitas outras novidades vêm por aí. A Volkswagen tem a missão de criar um ecossistema de mobilidade livre de carbono para todos. O futuro da mobilidade será ainda mais fascinante e sustentável: aguarde!

Unidades da Volkswagen do Brasil

– Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP): onde são fabricados os veículos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro. Inaugurada em 18 de novembro de 1959.

– Fábrica de Taubaté (SP): onde é fabricado o Polo Track. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976.

– Fábrica de São Carlos (SP): onde são fabricados os motores EA111 1.6l e EA211 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MPI. Inaugurada em 12 de outubro de 1996.

– Fábrica de São José dos Pinhais (PR): onde é fabricado o T-Cross. Inaugurada em 18 de janeiro de 1999.

– Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil em Vinhedo (SP). Inaugurado em 13 de agosto de 2004.

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Mercado

Pesquisa: mais de 90% das pessoas querem comprar ou trocar de carro em 2023

Uma pesquisa mostra que 91% das pessoas têm interesse em comprar ou trocar de carro em 2023. O recorte do dado, no entanto, são das pessoas que acessam a plataforma da Webmotors. Do total, 66% pretendem fazê-lo ainda no primeiro semestre deste ano.

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Segundo o site, do total de entrevistados, 78% têm carro, dos quais 22% adquiriram seu veículo há seis anos ou mais, enquanto 21% fizeram a compra há apenas um ano.

O estudo mostra que 70% dos usuários que possuem carro entre um e dois anos de uso planejam trocar de veículo nos primeiros seis meses deste ano. As principais motivações são: costume de trocar o veículo (29%); atualização de modelo, upgrade, carro extra, insatisfação com o atual ou sonho (11%); e ter um carro mais potente (11%).

Já 72% dos entrevistados que têm carro há mais de seis anos desejam substituir seu automóvel ainda no primeiro semestre de 2023. Entre as razões da troca estão o carro atual estar velho (29%), a necessidade de ter um veículo mais potente (12%) e a família ter aumentado e precisar de mais espaço (11%).

Tipo de carro
Entre as carrocerias dos modelos, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam as seguintes carrocerias, nesta ordem: SUV (39%); sedã (29%); hatch (16%); picape (10%) e perua (3%).

Em relação ao tipo de motor pretendido, a maioria (67,2%) optaria pelo flex, seguido por gasolina (13,5%), híbrido (8,4%), diesel (7,9%), elétrico (1,6%) e GNV (1,4%).

Informação original do AutoRanking.com

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Tecnologia

Conheça o novo carro elétrico da Volks que promete ter preço de Polo

Wolfsburg (Alemanha) – A Volkswagen apresentou o conceito ID. 2all, seu novo automóvel de entrada totalmente elétrico. Para começar, o modelo terá tração dianteira, autonomia de até 450 km, recursos tecnológicos inovadores como Travel Assist, IQ. Light e Planejador de Rotas para carros elétricos, além da nova linguagem de design Volkswagen. A versão de produção será baseada na plataforma MEB e fará parte da lista de dez novos modelos elétricos que a montadora alemã lançará até 2026.

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Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen disse: “Estamos transformando a empresa de forma rápida com o objetivo claro de tornar a Volkswagen uma verdadeira ‘Love Brand’. O ID. 2all mostra para onde queremos levar a marca. Queremos estar perto do cliente e oferecer tecnologia de ponta em combinação com um design fantástico. Estamos implementando a transformação em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica a todos”.

A Volkswagen apresentará a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025. O objetivo é que o modelo tenha um preço inicial próximo do Polo vendido no continente.

Plataforma

O desenvolvimento do ID. 2all é baseado na mais recente evolução da plataforma elétrica modular (MEB). Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca e responsável pelo Desenvolvimento Técnico afirma: “O ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração dianteira. Estamos explorando a grande flexibilidade oferecida por nossa plataforma para estabeleceremos novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade”.

Com a plataforma MEB aprimorada, o ID. 2all está equipado com tecnologia eficiente de condução, bateria e carregamento. Tem um potente motor de propulsão elétrica com uma potência de 166 kW/226 cv e terá uma autonomia WLTP de até 450 km.

Com o conceito, a Volkswagen exibe uma nova proposta de design. Andreas Mindt, Chefe de Design da Volkswagen afirma: “O ID. 2all dá uma prévia da nova linguagem de design da marca, que se baseia em três pilares: estabilidade, simpatia e entusiasmo”.

Design: linhas dinâmicas, uma dianteira simpática e a nova assinatura na coluna C

Um elemento desta nova linguagem de design está na coluna C, vista pela primeira vez no Golf. O ID. 2all é o primeiro Volkswagen com uma nova interpretação desta assinatura. Outras características de design do carro-conceito incluem uma carroceria com rodas poderosas, uma dianteira simpática, uma boa dose de dinâmica e elegância atemporal.

Interior espaçoso

O interior do ID. 2all traz alta qualidade de materiais, um sistema de infotainment intuitivo. O porta-malas é generoso, com litragem que varia entre 490 litros a 1.330 litros, uma capacidade superior ao de veículos de outros segmentos.

A versão de produção do ID. 2all faz parte da lista de dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Somente este ano veremos a introdução do novo ID.3, o ID. Buzz alongado e o ID.7. Isto será seguido por um SUV elétrico compacto em 2026 e, apesar de todos os desafios, a Volkswagen também está trabalhando em um carro elétrico a um preço de menos de 20.000 euros. Isso dará ao fabricante de automóveis a mais ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes, e a empresa pretende alcançar uma participação de carros elétricos de 80% na Europa.

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Mercado

Conheça as marcas de importados que dominaram o mercado no primeiro bimestre

O primeiro bimestre de 2023 acumula uma alta generosa de 82,3% nas vendas de carros importados de montadoras que não têm fábrica no Brasil. São os modelos de marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

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Algumas afiliadas da Abeifa, como Caoa Chery e Land Rover, montam modelos no país. Mas o foco do nosso levantamento de vendas são nos veículos importados nos primeiros dois meses de 2023. Lembrando que marcas, como Audi e BMW não fazem parte de Abeifa por possuírem fábricas no Brasil.

Com licenciamento de 3.165 unidades, das quais 2.097 importadas e 1.068 veículos de produção nacional, as marcas anotaram em fevereiro queda em suas vendas de 5% ante janeiro de 2023, quando foram comercializadas 3.332 unidades. Comparado a fevereiro de 2022, a queda é de 34%: 3.165 unidades contra 4.793 veículos.

Na importação, as 2.097 unidades vendidas significaram redução de 11,7% ante as 2.376 unidades de janeiro de 2023, mas aumento de 72% ante fevereiro de 2022; enquanto na produção nacional – com 1.068 unidades – o aumento de vendas foi de 11,7% ante as 956 unidades do mês anterior.

Saldo positivo

Com essas parciais, no primeiro bimestre do ano, os veículos importados registraram alta de 82,3% (4.473 unidades contra 2.453 unidades no ano passado), enquanto os veículos de produção nacional, queda de 70,7%: 2.024 unidades este ano ante as 6.907 unidades do primeiro bimestre de 2022.

Ainda no acumulado, somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 6.497 veículos no bimestre, as associadas à Abeifa registram percentual negativo de 30,6% em relação a igual período de 2022, quando foram emplacadas 9.360 unidades.

Participações – Em fevereiro último, com 3.165 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,64% do mercado total de autos e comerciais leves (119.755 unidades). Se consideradas somente as 2.097 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,75% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.068 veículos, significaram marketshare de 0,89%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2,6%.

TOP 5 Acumulado do ano (importados sem fábrica no Brasil)

1) Volvo + 67,5%

  • 2022 801 unidades emplacadas
  • 2023 1.342 unidades emplacadas

2) KIA + 16,7%

  • 2022 663 unidades emplacadas
  • 2023 774 unidades emplacadas

3) Porsche + 91,8%

  • 2022 316 unidades emplacadas
  • 2023 606 unidades emplacadas

4) BYD (sem comparativo de crescimento)

  • 2022 (não operava no mercado)
  • 2023 393 unidades emplacadas

5) Land Rover -29,9%

  • 2022 355 unidades emplacadas
  • 2023 249 unidades emplacadas

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Corrida

Porsche terá três carros e piloto brasileiro na icônica corrida de Le Mans

A Porsche está determinada a maximizar suas chances de conquistar sua 20ª vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. Para esse fim, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport inscreveu um terceiro Porsche 963 na mais famosa prova de longa duração, a ser realizada entre os dias 10 e 11 de junho. O organizador de Le Mans (ACO) deu luz verde para o a inscrição de um terceiro carro. O protótipo híbrido de 500 kW (680 cv) competirá com o número 75. 2023 marca o 75º aniversário da Porsche, com a clássica prova de Le Mans celebrando seu 100º aniversário este ano. A equipa cliente Hertz Team JOTA participará da prova com um quarto Porsche 963.

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“Le Mans é o destaque entre todas as corridas de endurance – ainda mais este ano à luz do seu 100º aniversário”, resume Thomas Laudenbach. O vice-presidente da Porsche Motorsport acrescenta: “Para nós, trata-se de maximizar nossas chances de conquistar nossa 20ª vitória geral em Le Mans no 75º aniversário da marca Porsche. É por isso que estamos colocando um terceiro carro. A história da corrida mostrou que os carros adicionais costumam ser o fator que, em última análise, faz pender a balança. Não precisamos olhar muito para trás na história da Porsche Motorsport para ver evidências disso: em 2015, o terceiro Porsche 919 Hybrid nos deu a vitória em Le Mans.”

“Embora a escolha de se comprometer com Le Mans com três carros aumente nossas chances, também nos apresenta enormes desafios”, explica Urs Kuratle, diretor do programa de Motorsport LMDh. “Temos que reunir uma equipe adicional e enviar um dos carros da IMSA para a França e vice-versa. Além disso, devido a gargalos de fornecimento para determinados conjuntos, o fornecimento de peças pode não ser perfeito. Queremos fazer o melhor que pudermos e brilhar no 75º aniversário da marca Porsche e no 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans.”

“Desde o primeiro dia da Porsche Penske Motorsport, as 24 Horas de Le Mans têm sido nosso foco. O privilégio de colocar um terceiro Porsche 963 em campo representa desafios logísticos e operacionais para nós”, descreve Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport.

“Mesmo quando montamos nosso programa, o fizemos com a premissa de que poderíamos expandi-lo, se necessário. Somos uma equipe global com compromissos no Campeonato Mundial de Endurance e IMSA. Temos pessoal altamente treinado e motivado que se apoiam mutuamente. Operar um terceiro carro significa que os membros participantes da nossa equipe IMSA estarão na Alemanha e na França por cerca de quatro semanas.

Eles vão unir forças com seus colegas do WEC para preparar os carros e os materiais relevantes. O próximo passo na programação é o dia do teste e, finalmente, a semana da corrida. O calendário IMSA permite isso sem grandes concessões. Teremos três carros no grid preparados para competirem no mesmo nível.”

Felipe Nasr na pista

Compartilhando as funções de piloto no Porsche 963 nº 5 estão Dane Cameron, dos EUA, Michael Christensen, da Dinamarca, e o francês Frédéric Makowiecki. Dirigindo o carro irmão nº 6 estão Kévin Estre da França, o belga Laurens Vanthoor e o três vezes vencedor de Le Mans André Lotterer da Alemanha.

Felipe Nasr, do Brasil, fará parte do trio do carro nº 75. Seus dois companheiros de equipe também virão da equipe Porsche Penske Motorsport que disputa o IMSA. Eles serão anunciados em uma data posterior. Para o número 38, a equipa de clientes Hertz Team JOTA anunciou o piloto de fábrica António Félix da Costa, de Portugal, Will Stevens, do Reino Unido, e Yifei Ye. O piloto da China recebe apoio da Porsche Motorsport Asia-Pacific.

As 24 Horas de Le Mans foram disputadas pela primeira vez na França há 100 anos. A 91ª edição será realizada nos dias 10 e 11 de junho. Na disputa pela vitória geral na nova categoria Hypercar, a Porsche enfrentará fabricantes como Ferrari, Cadillac, Toyota e Peugeot.

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Tecnologia

Conheça a cabine supertecnológica do novo Mercedes Classe E

– Entre as muitas novidades está o programa de prevenção do enjoo Energizing Comfort

– Mercedes promete uma nova “experiência digital” na cabine do novo Classe E

– Sedã de luxo chegará às ruas até o final do ano

Com mais de 17 milhões de veículos entregues desde 1946, o Classe E e seus predecessores são os modelos mais vendidos da história da Mercedes-Benz. Muitos o percebem como o “coração da marca”. E hoje, a Mercedes-Benz apresenta o conceito de design interior e algumas inovações do novo Classe E que chegará aos mercados até o final deste ano.

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Músicas, jogos e conteúdo de streaming poderão ser experimentados com quase todos os sentidos. Graças às inovações digitais no interior, o novo Classe E será mais inteligente, alcançando uma nova dimensão de personalização e interação. Ao mesmo tempo, a arquitetura eletrônica será mais orientada por software e menos por hardware. Isso forma a base para uma atualização mais individual dos sistemas internos no futuro.

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E poderão experimentar música com três sentidos: trechos de música e sons de filmes ou aplicativos poderão ser ouvidos (com a tecnologia Dolby Atmos®), sentidos (por meio de transdutores de ressonância de som) e também “vistos”. A visualização ocorre na faixa de luz do sistema de Iluminação Ambiente Ativa. Por exemplo, sequências rápidas de batidas podem causar mudanças rápidas de luz, enquanto ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente.

Fotos: Mercedes-Benz Classe E 2024 / Divulgação

O novo Classe E também poderá ser equipado com o sistema de som surround Burmester® 4D. Um total de 17 alto-falantes e quatro transdutores de som de estrutura permitem que os amantes da música de ponta experimentem um novo mundo de som em seu veículo. Os transdutores de som de estrutura são instalados nos assentos dianteiros. Outro elemento que contribui para uma experiência de audição premium é a integração nativa do Spatial Audio com Dolby Atmos® da Apple Music. A experiência de áudio envolvente adiciona espaço, clareza e profundidade à música.

O programa de entretenimento do Classe E estará ainda mais interativo. Os especialistas em software da marca desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite a instalação de aplicativos como “TikTok”, “Angry Birds”, “Webex”, “Zoom” e “Vivaldi ” na tela central do novo Classe E. Outra novidade é que quando o veículo estiver parado, o motorista poderá participar de videoconferências on-line, por exemplo via Webex, e tirar fotos e vídeos pessoais ao mesmo tempo.

Mais conveniência operacional também estará disponível com o MBUX através da função “Just Talk”, aonde o controle de voz inteligente poderá ser ativado sem a palavra-chave “Hey Mercedes”. Quando a função estiver ativada, um símbolo de microfone vermelho aparece no visor. Isso indica que o veículo está pronto e aguardando comandos.

A Mercedes-Benz está trabalhando no uso de Inteligência Artificial (IA) para que seus produtos aprendam quais sistemas de conforto os ocupantes usam repetidamente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é que a IA automatize essas funções. O resultado é uma automação personalizada. A Mercedes-Benz usa o termo “rotina” para essa inovação, cujo desenvolvimento já está bastante avançado.

Experiência digital

O painel de instrumentos molda a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com a tela do passageiro dianteiro, uma grande superfície de vidro se estende até a tela central. Um grande destaque é a tela do painel de instrumentos de alta resolução no campo de visão do motorista. Os ícones principais nos visores centrais e do passageiro agora são mais simples e também codificados por cores. Os modelos sem visor do passageiro apresentam um grande elemento de acabamento que se estende até o centro. Visualmente destacada, a tela central parece flutuar acima da superfície côncava deste elemento de acabamento.

O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta na seção inferior do painel de instrumentos. Na frente, um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos é integrado ao elemento de acabamento tridimensional. Há um apoio de braço macio e acolchoado na parte traseira do console central. As portas USB estão localizadas no compartimento abaixo.

O painel central da porta funde-se perfeitamente no apoio de braço com uma curva côncava. A seção frontal é projetada como um elemento metálico de alta tecnologia. Serve como alça de suporte e incorpora os comandos dos vidros elétricos. Outro destaque é a ilha de controle flutuante que incorpora a abertura das portas e os controles para as funções do assento.

Os contornos da superfície do assento e do encosto fluem elegantemente de dentro para fora e parecem flutuar acima do corpo básico do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais recuadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.

Mercedes-Benz Classe E 2024 / Divulgação

Outra inovação é o novo programa de prevenção do enjoo Energizing Comfort poderá aliviar os sintomas do passageiro da frente ou retardar seu início, reduzir a gravidade percebida e aumentar o bem-estar geral.

O novo Classe E tem lançamento previsto para o final do primeiro semestre na Europa, Estados Unidos e China e estimado para o segundo semestre no Brasil. Os modelos e o nível de equipamentos ainda estão em estudo para o nosso mercado.

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Tecnologia

Picapes de luxo entram na onda elétrica; veja as novidades do mercado

Elas são grandes, luxuosas e ainda têm uma caçamba pra levar tudo o que você precisa e um pouco mais. O segmento das picapes grandes está em alta e acelera rumo à eletrificação sem perder uma de suas principais características: a esportividade.

+ Na JBS Motors você encontra picapes de todos os modelos e marcas sem fila de espera

A RAM apresentou durante o comercial do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano nos EUA), no final de semana passado, a sua primeira picape 100% elétrica. A marca foi a última entre as três maiores que dividem o segmento (Ford, Chevrolet e RAM).

“Criamos este comercial para falar diretamente com clientes da Ram e potenciais donos de picapes para trazer um pouco de humor para a conversa high-tech de veículos elétricos, que corretamente se leva muito a sério”, disse Olivier François, chefe global de Marketing da Stellantis.

“Ao abrirmos reservas hoje para um lugar na fila para pré-encomendar a Ram 1500 REV, queríamos abordar diretamente quaisquer preocupações potenciais sobre picapes elétricas usando uma abordagem que acreditamos que ressoará com nossos consumidores. A intenção do filme é informar aos nossos compradores que ouvimos suas preocupações como parte de nosso diálogo com eles nos últimos anos, enquanto nos preparamos para introduzir a Ram 1500 REV totalmente elétrica no mercado em 2024”.

“A marca Ram já redefiniu o segmento de picapes antes e irá mais uma vez com sua nova Ram 1500 REV”, disse Mike Koval Jr., CEO da Ram. “Acreditamos em trazer a gama certa de soluções de powertrain para nossos clientes, e a Ram 1500 REV será a primeira de uma série de soluções eletrificadas que se somarão à nossa atual linha premiada de picapes. Estamos em uma emocionante jornada de eletrificação que verá a Ram superar a concorrência em áreas com as quais os clientes mais se preocupam: autonomia, carga útil, reboque e tempo de carga”.

Rivais em alta

A RAM 1500 REV terá um grande desafio pela frente devido também ao tempo. As suas principais rivais, a Ford F-150 Lightning e a Chevrolet Silverado EV já estão nas ruas e são enormes sucessos de vendas.

Para se ter uma ideia, a picape elétrica da Ford é a mais vendida nos Estados Unidos e emplacou mais de 15 mil unidades somente no ano passado. Foram mais de 70 mil unidades encomendadas no seu lançamento, em 2021

A nova F-150 Lightning Pro 4×4 tem preço inicial agressivo nos EUA, abaixo de US$40 mil antes dos incentivos fiscais, e autonomia estimada de 370 km (padrão EPA) com bateria padrão de íons de lítio. Nessa versão, com 432 cv de potência e 107 kgfm de torque, oferece capacidade de carga útil de 900 kg e de reboque de 2.268 kg, ou 3.492 kg com o pacote opcional Max Trailer Tow. O seu carregador móvel de 32 A facilita a adoção por pequenas e médias empresas.

Haverá também uma versão com autonomia estendida de 482 km (EPA) e potência de 570 cv, que mantém o torque de 107 kgfm. Ela virá com uma estação de carregamento de 80 A que permite recarga noturna de Nível 2 em corrente alternada, sem a necessidade de instalações caras de corrente contínua. E a capacidade de reboque pode chegar a 4.535 kg com um pacote opcional.

Chevrolet

A Silverado EV na versão RST entrega 670 cavalos de potência com mais de 100 kgfm de torque no modo de força máxima, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo estimado inferior a 4,5 segundos.

Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será lançada primeiro para frotistas e oferecerá capacidade impressionante para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas.

Este modelo oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de capacidade de carga. A Chevrolet prepara ainda uma versão com mais do que o dobro desta capacidade.

Nenhuma das três gigantes elétricas têm previsão de chegada no mercado brasileiro. Por aqui, as versões a combustão ganham espaço com a volta da Ford F-150 e da Silverado.

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Conheça o Jeep Commander “vestido” para o Galo da Madrugada

Para comemorar a marca de 40 mil unidades produzidas, o Jeep Commander será um dos destaques do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. E não para por aí, ele ainda ganhou um visual para lá de especial criado pelo artista pernambucano Pedro Melo, que deixou o “Jeep Commander 40 mil” com a cara da festividade.

+ Confira as unidades do Jeep Commander a pronta-entrega na JBS Motors

O modelo é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. E como um autêntico pernambucano, não teria um cenário mais apropriado para comemorar essa importante conquista do que do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. A marca Jeep patrocina pelo terceiro ano consecutivo esse importante evento cultural na cidade de Recife e estará presente no desfile do bloco no dia 18 de fevereiro com o Jeep Commander totalmente vestido para celebrar junto aos foliões.

O “Jeep Commander 40 mil” completamente personalizado estará disponível para aquela selfie de carnaval no camarote Polo do Galo! Com a criação de Pedro Melo, artista visual e designer cuja principal característica é o estilo do contorno forte feito com marcadores ou pincéis, o modelo se vestiu para essa comemoração com uma mistura de cores típicas do carnaval em arte e representações importantes da cultura pernambucana.

Como patrocinadora do maior bloco carnavalesco do mundo, a marca Jeep estará espalhada por todo o desfile, da mesma maneira em que foi feito nos últimos carnavais, reforçando as raízes da marca com a cultura local e participando dessa importante manifestação regional. Por lá, a marca terá um espaço exclusivo e, claro, o carro oficial da festividade estará com a sua fantasia.

O primeiro Jeep desenvolvido e produzido no Brasil foi lançado em agosto de 2021 e em pouco tempo se consolidou como líder absoluto da sua categoria. Encerrou 2022 no topo do segmento de D-SUVs, posição que também manteve em janeiro, com 28% da fatia da categoria.

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Conheça a van de luxo que virou mania entre jogadores de futebol

Ter um jato particular é um luxo que até mesmo entre os milionários é tratado como uma exclusividade para poucos. Um outro tipo de transporte, não menos luxuoso e glamoroso, está fazendo sucesso entre jogadores de futebol de elite. É o JetVan, um tipo de van executiva de alto luxo usada por alguns jogadores do Corinthians de São Paulo e também por brasileiros que jogam no Real Madri.

Bancos de couro, frigobar cheio, sistema de som digno de uma boate, climatização, jogos de luzes e LEDs, televisão, vidros blindados e videogame são algumas das regalias. Um JetVan como o do atacante Róger Guedes (Corinthians), conta com um alto investimento – mínimo de R$ 500 mil, podendo chegar a R$ 700 mil.

O atleta usa o veículo (uma Peugeot Expert) para se deslocar até o CT. O aluguel de um veículo desse pode chegar a R$ 3 mil (a diária).

+ No estoque da JBS Motors você também encontra modelos de muito luxo e conforto. Confira!

Mas há outros modelos também, com mais espaço, como é o caso da Mercedes-Benz Sprinter (fotos). Na Europa, diversos jogadores utilizam van e no Brasil está se tornando uma tendência. Como os jogadores têm um grande desgaste nos jogos, na Jetvan eles podem voltar para casa tranquilos, se hidratando e jogando videogame para distrair no pós-jogo.

Em um site de aluguel, uma Mercedes Sprinter oferta desde bar executivo até mesmo micro-ondas, adega, mesa de reunião, TVs LED 50 polegadas entre outras comodidades. No site, o veículo é chamado de JetVan de primeira classe e pode levar 6 pessoas com todo o conforto.

* Com informações do Auto Ranking