Categorias
Supermáquinas

Adeus a um ícone: Audi R8 se despede das ruas com seu poderoso V10

Foram 17 anos de estrada e duas gerações. Pode até parecer pouco, mas essa trajetória curta foi suficiente para fazer do Audi R8 um ícone entre os superesportivos. A Audi encerrou a produção do modelo e o último exemplar foi pintado de Amarelo Vegas e equipado com motor famoso V10, pacote de fibra de carbono e rodas de aro 20.

+ No estoque da JBS você encontra superesportivos de diversas marcas. Confira aqui.

O exemplar final do supercarro com motor central saiu da linha em uma fábrica na Alemanha na semana passada, mas não é destinado a um cliente. Em vez disso, a Audi irá mantê-lo no seu museu oficial em Ingolstadt, Alemanha.

Logo após o anúncio da montadora alemã, a procura pelo superesportivo triplicou nas lojas da Audi pelo mundo, possivelmente por colecionadores que querem garantir seu esportivo para sempre.

O pico das vendas do Audi R8 aconteceu em 2008, quando 5.016 unidades foram vendidas, depois disso, o volume vendido entrou em declínio até atingir 1.591 em 2023 inteiro.

Abaixo do capô, o R8 desfruta de um V10 5.2 aspirado com 610 cv de potência e 57,1 kgfm de torque. Lançado em 2007, o ano seguinte foi o melhor ano de vendas, com 5.016 unidades comercializadas. No Brasil, o cantor Roberto Carlos foi o primeiro brasileiro a adquirir a máquina, em 2010.

A Audi planeja lançar seu último carro equipado com motor de combustão interna em 2026, depois disso, lançará apenas EVs – e esse compromisso se estende à divisão Audi Sport, responsável pelo R8.

Curiosidade
Em 2012, a Audi lançou o Audi R8 Especial Edition. A série especial teve apenas 15 unidades, todas brancas e com numeração estampada no carro. O motor era um V8 4.2 FSI de 450 cv e 45,9 kgfm de torque. O câmbio era manual de seis velocidades.

A curiosidade é que a Audi fez uma jogada com o carro. Após um tempo, descobriu-se que a série limitada se tratava de um pedido repetido de um cliente que foi gerado pelo sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *