Categorias
Supermáquinas

BYD x Tesla: Chineses lançam supercarro elétrico com 1.300 cv de potência

Diante do sucesso internacional incontestável, os chineses da BYD avançam no plano de ser referência mundial em carros elétricos. Os executivos da montadora não esconderam que a Tesla era o alvo a ser mirado e agora avançam para o mercado premium dos superesportivos.

+ Esportivo ou elétrico? Seja qual for sua busca ela termina na JBS Motors

A BYD anunciou nesta semana a criação de sua submarca premium chamada Yangwang. Ela nasce com dois produtos que prometem revolucionar o segmento dos elétricos de alta performance.

O SUV de luxo off-road Yangwang U8 e o supercarro Yangwang U9, ambos 100% elétricos, são os primeiros automóveis da Yangwang, modelos que usarão a nova plataforma de altíssima tecnologia e4. “A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, no evento de lançamento.

Os modelo construídos nessa plataforma podem fazer um giro de 360 graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico altamente integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare a partir dos 100 km/h em menos de 40 metros.

Anti Tesla Roadster

O Yangwang U9 se apresenta como um carro elétrico de alto desempenho que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento, como o Tesla Roadster. A BYD ainda não revelou todas as especificações técnicas, mas os dados iniciais falam em quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resulta em potência combinada de até 960 kW (1.300 cv).

Levando em conta que o U9 será muito mais leve que o U8, e sua aerodinâmica é muito mais eficaz, é provável que estejamos falando de um dos supercarros elétricos mais quentes disponíveis no mercado. No anúncio oficial, a BYD declara aceleração de 0 a 100 km/h em 2 segundos, que o coloca no mesmo patamar que o Tesla Roadster, que ainda não tem uma data oficial de lançamento.

Aventuras extremas

O U8 está posicionado como um SUV off-road elétrico. Projetado para ser usado em aventuras extremas, o veículo tem mais de 5 metros de comprimento e 2 metros de largura. Adota o conceito de design “Time Gate”, uma marca registrada da Yangwang.

Equipado com a plataforma e4, seu design combina elementos e estilo futuristas, excelente desempenho, segurança e grande confiabilidade de um SUV off-road com inteligência. Tais características garantem ao U8 um poder de extrusão único e capacidade de resposta a emergências em condições rodoviárias complexas.

* Com informações da BYD e do Motor1

Categorias
Mercado

Veja quais foram os carros mais vendidos do Brasil em 2022

O ano de 2022 terminou com número de emplacamentos de carros novos praticamente igual ao ano anterior, registrando uma queda de 0,85% quando somados os segmentos de carros de passeio e comercial leve. Dessa forma, foram vendidas 1.957.699 unidades no ano passado contra 1.974.402 em 2021. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa os concessionários.

+ Os carros mais vendidos do ano também estão no estoque da JBS Motors. Confira aqui!

A Fiat Strada manteve a liderança e fechou o ano com 112.456 picapes vendidas, tornando-se fundamental para deixar a marca italiana na primeira posição do mercado nacional, com 21,97% de participação no ano.

Na segunda posição vem o Hyundai HB20 com 96.255 emplacamentos em sua versão hatch, ajudando a marca sul-coreana a ficar na 5ª posição do mercado com 9,59% de market share.

Hyundai HB20 foi o carro de passeio mais vendido no Brasil em 2022

Nas terceira e quarta posições a Chevrolet domina com a linha Onix. O hatch vendeu 85.252 unidades e o sedã teve 75.243 emplacamentos. Com o sucesso dessa dupla, a montadora norte-americana se manteve na segunda posição do mercado com 14,89% de participação.

Confira a lista com os demais veículos que fecham o TOP 20 do ano passado:

5) Fiat Mobi – 72.756

6) VW Gol – 72.606

7) GM Tracker 70.806

8) VW T-Cross 65.341

9) Fiat Argo 64.016

10) Jeep Compass 63.564

11) Hyundai Creta 62.651

12) Renault Kwid 57.388

13) Jeep Renegade 51.398

14) Fiat Pulse 50.522

15) Fiat Toro 49.567

16) Toyota Hilux 48.606

17) Toyota Corolla 42.887

18) Toyota Corolla Cross 42.506

19) Fiat Cronos 41.680

20) VW Nivus 39.463

Categorias
Mercado

Veja os principais lançamentos de carros para 2023 no Brasil

A indústria automotiva ainda se recupera dos problemas e atrasos gerados pela pandemia da Covid-19. Linhas de montagem foram interrompidas e muitos lançamentos foram postergados. Por isso, o ano de 2023 deverá ser um dos anos com mais lançamentos de carros da história recente do mercado nacional.

+ Querendo colocar um carro na garagem sem espera? Veja aqui o estoque da JBS Motors

Separamos abaixo uma amostra dos mais importantes lançamentos que prometem sacudir o nosso mercado. Destaque para as picapes, o segmento que terá mais novidades no ano. Confira!

Chevrolet Montana
Apesar de já ter sido apresentado, o lançamento oficial da picape só acontece no próximo ano. É esperado que a montadora apresente ainda uma versão manual, que ainda não está disponível neste período de pré-venda.

Silverado
A Chevrolet não vai deixar a RAM atuando sozinha no mercado brasileiro. Em busca de uma fatia das picapes grandes, a Silverado retorna ao Brasil em 2023, via importação.

Blazer
Recheada de tecnologias e com um design sofisticado, a Chevrolet traz o SUV para o Brasil no próximo ano. Ainda não há muitas informações, mas sabe-se que uma versão SS terá 564 cv de potência e 89,6 kgfm de torque, que é entregue instantaneamente.

Maverick Híbrida
A Maverick híbrida foi apresentada no fim deste ano e as especificações técnicas só serão reveladas no evento de lançamento em 2023. Mas como se trata de uma picape importada, deve carregar os mesmos números da versão lá fora. Segundo a Ford, a autonomia da picape passa dos 800 quilômetros.

Ford F-150
A picape da Ford é a mais vendida do mundo e também chega para brigar no segmento das picapes grandonas. A montadora já confirmou a estreia no Brasil para o próximo ano, mas ainda não se sabe em quantas versões ela chegará ao país.

Nova picape da Fiat
A Fiat confirmou uma nova picape média para 2023. A chegada desse novo modelo completará o portfólio de picapes da marca. “Assim, a Fiat passará a cobrir o segmento quase em sua totalidade”, disse a montadora. Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG). A Fiat não revelou maiores detalhes sobre a picape, mas mandou uma foto de um modelo que se assemelha muito com a Landtrek da Peugeot.

Nissan Sentra
O sedã médio é esperado para o primeiro semestre de 2023. Outra mudança é que ele deixa de ser flex para ser movido apenas a gasolina, mas o motor 2.0 aspirado continua.

Novo Corolla GR Hatch
Esportivo, o Corolla chega para dificultar a vida da Honda, que também vai lançar o Type R no Brasil em 2023. O motor é um 1.6 turbo de 3 cilindros que rende 304 cv e 37,7 kgfm de torque.

New Civic
A Honda deve desembarcar o novo Honda Civic por aqui em 2023. Híbrido, o carro tinha previsão para ser apresentado em 2022, mas sofreu atrasos.

Civic Type R
O Type R vai rivalizar com o Toyota GR Corolla, que também está confirmado para o Brasil. A categoria vai dar o que falar.

Peugeot 2008 a combustão
A versão elétrica já foi lançada, mas o carro movido a combustão só chega em 2023. Assim como na Europa, teremos por aqui o design europeu e opção em escolher a versão elétrica ou a combustão.

Polo Track
Já disponível em pré-venda, o Polo Track parte de R$ 79.990. A dianteira do hatch tem uma colmeia mais larga e um para-choque diferente das demais versões. No Polo Track a motorização é a mesma.

Grand Cherokee 4xe
Previsto para o início de 2023, o híbrido plug-in da Jeep chega para adicionar mais um veículo ao portfólio de eletrificados. Somando as forças dos motores, o SUV pode ter ate 375 cv de potência e 65 kgfm de torque.

* Com informações do site Auto Ranking

Categorias
Supermáquinas

Novo Chiron Profilée é o último Bugatti com icônico motor W16

Poucos carros do mundo conseguiram gerar tantas edições especiais como o Bugatti Chiron, um dos hiperesportivos mais famosos do mundo. E a montadora franco italiana fará ainda mais, e será a mais exclusiva de todas. Assim como o lendário La Voiture Noire, o novo Bugatti Chiron Profilée terá apenas uma unidade e será o último veículo a ser vendido a utilizar o lendário motor W16.

+ Temos na JBS Motors verdadeiras exclusividades em nosso estoque. Confira!

Os trabalhos para desenvolver o Chiron Profilée começaram ainda em 2020, depois que a Bugatti recebeu pedidos de clientes que desejavam uma interpretação menos radical do Pur Sport. Ele elimina a enorme asa traseira e usa uma peça aerodinâmica muito mais sutil, mantendo sua velocidade máxima 380 km/h. Na frente, ele recebe entradas de ar maiores do que no Chironbásico” e uma grade em forma de ferradura alargada para levar mais ar aos radiadores. O fluxo de ar é ainda mais otimizado por um splitter frontal redesenhado que também aumenta a força aerodinâmica na traseira.

A Bugatti pintou o hipercarro único em uma cor exclusiva chamada Argent Atlantique combinada com fibra de carbono exposta na tonalidade Bleu Royal Carbon para a parte inferior da carroceria. As rodas do Profilée também não são compartilhadas com nenhum outro Chiron e vêm pintadas na cor Le Patron para combinar com a fibra de carbono inferior do carro. Detalhes de alumínio polido completam as mudanças no exterior.

Mecanicamente, as molas do Chiron Profilée são 10% mais rígidas que as do Pur Sport e o eixo traseiro tem 50% mais cambagem negativa para melhor tração nas curvas. A Bugatti diz que essas mudanças foram feitas sem afetar negativamente o alto nível de conforto que o Chiron oferece. Nesta aplicação, o motor de 8 litros com 16 cilindros em W e 4 turbos entrega uma potência de 1.500 cavalos, menos do que os 1.600 cv de outras versões, como o Centodieci e o Super Sport 300+.

Com um 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e um 0 a 200 km/h em 5,5 segundos, o Bugatti Chiron Profilée é um dos carros de produção mais rápidos de todos os tempos. A velocidade máxima de 380 km/h 30 km/h menor que a do Pur Sport, que chega a “apenas” 350 km/h.

A elegante cabine é a primeira em um Chiron a ter acabamento em couro trançado, sendo necessário utilizar mais de 2.500 metros de tiras de couro. Os assentos vêm envoltos em couro nas cores Gris Rafale e Deep Blue com um padrão acolchoado. A Bugatti atualizou o console central para incluir uma moldura preta anodizada para mostrar o nome da versão Profilée.

A casa de leilões RM Sotheby’s vai leiloar o carro em 1º de fevereiro de 2023 e a Bugatti diz que uma parte dos lucros será direcionada para uma causa de caridade. O Profilée é efetivamente o último carro da Bugatti 0 km com motor W16 que poderá ser comprado, já que os modelos Mistral e o Bolide, exclusivo para pista, já foram totalmente vendidos.

*Com informações do site Motor1

Categorias
Notícia

RAM inspirada em consagrada série chega ao Brasil com apenas 100 unidades

Anunciada em agosto passado, durante a Festa do Peão de Barretos, a parceria entre a Ram e o Paramount+ acaba de gerar um fruto: a Ram 3500 Yellowstone Edition. Trata-se de uma edição limitada em 100 unidades, com vários detalhes inspirados na aclamada Yellowstone, série exclusiva do Paramount+, estrelada por Kevin Costner, recorde de audiência nos Estados Unidos e que acaba de estrear a quinta temporada. O preço sugerido da Ram 3500 Yellowstone Edition é de R$ 554.990.

+ RAM a pronta-entrega é coisa rara, mas a JBS Motors tem opções no estoque

Disponível apenas no Brasil, a novidade tem como base a versão Limited Longhorn, acrescida de pintura two-tone exclusiva, com preto Diamond como cor principal e marrom Walnut na faixa inferior da carroceria, para-choques, molduras das caixas de rodas e detalhes nas rodas. A combinação de cores no revestimento interno também é única dessa configuração, em dois tons de marrom. De couro legítimo, os bancos exibem bordados exclusivos nas abas laterais nos assentos e encostos, dando requinte extra à luxuosa cabine.

A ligação com a série do Paramount+ se dá com os emblemas Yellowstone nas portas dianteiras e os adesivos nas laterais da caçamba com o Y amarelo característico do Yellowstone Dutton Ranch, a propriedade comandada por John Dutton, o protagonista da trama vivido por Kevin Costner. Para completar, todo comprador da Ram 3500 Yellowstone Edition vai ganhar um ano de assinatura gratuita do serviço premium de streaming Paramount+.

A picape é movida pelo motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros, com 377 cv e 1.150 Nm, o mais potente entre todas as picapes a diesel no Brasil e também o de maior torque. Tanta força gera outros recordes na categoria: as capacidades de carga e reboque, de 1.752 kg e 9.021 kg, respectivamente. Entre os destaques de luxo e tecnologia estão o uso de madeira genuína no acabamento interno e equipamentos como os faróis Full LED direcionais (exclusividade no segmento), pacote de assistências à condução e som premium Harman Kardon®.

A série

Yellowstone bateu recorde de audiência em TV paga nos EUA e está disponível no Brasil por meio do serviço premium de streaming Paramount+. O enredo conta a história da família encabeçada por John Dutton, que controla a maior fazenda contígua de gado nos EUA. Em meio a alianças divergentes, assassinatos não resolvidos, feridas abertas e o respeito conquistado arduamente, a fazenda está em constante conflito com suas fronteiras: uma cidade extensa, uma reserva indígena e o primeiro parque nacional do país.

Categorias
Corrida

Sérgio Ramalho leva título na Sprint Race e Dudu Trindade ganha última corrida do ano

Final de semana especial para os pilotos pernambucanos Sérgio Ramalho e Dudu Trindade, que são do time da JBS Motors. Com emoção de sobra, a GT Sprint Race conheceu neste sábado (10), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), seus campeões da temporada 2022. A dupla Sérgio Ramalho (PE) e Luciano Zangirolami (SP), na categoria PRO, e os pilotos Giovani Girotto (PR), na AM, e Arthur Gama (RS), na PROAM, garantiram os melhores desempenhos em uma das mais disputadas edições do campeonato Brasil.

No Overall, que compreende as nove etapas e 21 corridas do calendário, os campeões foram Rapha Teixeira, na PRO, Giovani Girotto, na AM, e Arthur Gama, na PROAM, que levo também o troféu do Rookie Of The Year (melhor estreante). Além destes, Antonio Junqueira recebeu o prêmio de Piloto Revelação.

Na corrida 2 que encerrou a nona etapa, realizada ao entardecer, os ganhadores foram Dudu Trindade (PE), na PROAM, com o tempo de 24min49s865 para as 14 voltas no circuito paranaense, Léo Torres (PR), da PRO, e Léo Yoshii (PR), da AM.

Disputa acirrada

A categoria PRO teve uma disputa para testar o coração dos fãs da modalidade. Raphael Teixeira e Sérgio Ramalho chegaram para a corrida final com um ponto de diferença na classificação, condição perfeita para que ambos buscassem até o final a melhor posição possível. E ainda tinha Rafael Dias em terceiro e também da briga pelo título. Largando lá atrás, Teixeira e Ramalho fizeram uma prova à parte e que teve de tudo, até que um toque entre ambos acabou sendo favorável para Ramalho, que a partir daí correu para terminar e garantir o título nacional de 2022 por um ponto de diferença na tabela de classificação.

“Essa prova foi como minha carreira toda, ou seja, bem sofrida. Mas acabou dando tudo certo e isso que importa. Meu parceiro merece todo o aplauso por essa conquista. Quero agradecer a todos que nos apoiaram e especialmente a minha família”, destacou o pernambucano Sérgio Ramalho. “Foi realmente um ano muito difícil para a dupla e, isso, acaba valorizando ainda mais nosso feito”, completou o paulista Zangirolami.

O gaúcho Arthur Gama chegou ao título com o sexto lugar na prova. Ele chegou para a corrida com uma grande vantagem em relação ao segundo colocado, Dudu Trindade, e adotou uma tática mais segura, levando o carro até o final para ficar com o título.

“Sabia que a vantagem era boa e, por isso, não forcei demais. Felizmente deu tudo muito certo e comemorar o título em minha temporada de estreia na categoria é incrível. Muito alegre e espero que seja apenas o começo”, declarou Gama.

Giovani Girotto viveu a mesma situação na AM. Com boa vantagem, ele garantiu o título com o terceiro lugar em Londrina. Mas o piloto reconheceu que não foi nada fácil. “Foi, sem dúvida, a mais difícil corrida da minha vida. Além da força dos adversários e do calor de Londrina. Mas a meta era vencer na três categorias e consegui isso”, afirmou o campeão.

A GT Sprint Race é patrocinada por Dignity Gold e Pirelli, com o apoio de Militec1, TecPads, Fremax, Real Radiadores e Graxa.

RESULTADO DA CORRIDA 2 – 9ª ETAPA – LONDRINA

1) #18 Dudu Trindade, PROAM, a 14 voltas, 24min49s865

2) #77 Léo Torres, PRO, a 2s043

3) #13 Rafael Dias, PRO, a 2s234

4) #82 Gerson Campos, PRO, a 13s322

5) #87 Jorge Martelli/ Rodrigo Sperafico, PRO, a 14s336

6) #01 Alex Seid/ Marcelo Henriques, PRO, a 17s209

7) #56 Brendon Zonta, PROAM, a 17s510

8) #78 Léo Yoshii, AM, a 27s589

9) #79 Rafael Seibel, PROAM, a 35s473

10) #61 Antonio Junqueira, PROAM, a 38s660

11) #17 Walter Lester, AM, a 43s934

12) #19 Luciano Zangirolami/ Sérgio Ramalho, PRO, a 51s246

13) #72 Giovani Girotto, AM, a 51s505

14) #27 Lucas Mendes, PROAM, a 54s143

15) #08 Alexandre Kauê, AM, a 1min33s416

16) #21 Raphael Teixeira, PRO, a 1 volta

17) #09 Arthur Gama, PROAM, a 2 voltas

Não completou 75% da prova

18) #54 Diogo Moscato, PROAM

19) #37 Marco Garcia/ Vitor Genz, PRO

Melhor volta #13 Rafael Dias, a 1min26s858, 130,351 km/h

CLASSIFICAÇÃO APÓS A CORRIDA 2 DA 9ª ETAPA

GT SPRINT RACE BRASIL

PRO

1) Luciano Zangirolami/Sérgio Ramalho, 206 pontos

2) Raphael Teixeira, 205

3) Rafael Dias, 198

4) Thiago Camilo, 185

5) Marcelo Henriques/Alex Seid, 159

6) Gerson Campos, 148

7) Pedro Costa, 144

8) Rodrigo Sperafico/Jorge Martelli, 142

9) Edgar Bueno Neto, 109

10) Léo Torres, 86

11) César Ramos, 79

12) Ayrton Chorne, 58

13) Ricardo Sperafico, 33

14) Vitor Genz, 25

15) Felipe Baptista, 22

AM

1) Giovani Girotto, 266 pontos

2) Leo Yoshii, 250

3) Walter Lester, 201

4) Roberto Possas, 141

5) Alexandre Kauê, 130

6) Luís Zanon, 30

PROAM

1) Arthur Gama, 237 pontos

2) Dudu Trindade, 226

3) Diogo Moscato, 198

4) Antonio Junqueira, 181

5) Brendon Zonta, 156

6) Rafael Seibel, 151

7) Lucas Mendes, 98

8) Marco Garcia, 60

9) Adalberto Baptista, 40

10) Vitor Genz / Cassiano Lopes, 37

OVERALL

PRO

1) Raphael Teixeira, 411 pontos

2) Thiago Camilo, 391

3) Rafael Dias, 339

4) Rodrigo Sperafico/Jorge Martelli, 301

5) Pedro Costa, 278

7) Gerson Campos, 276

8) Luciano Zangirolami/Sérgio Ramalho, 206

9) Edgar Bueno Neto, 174

10) Ayrton Chorne, 150

11) Marcelo Henriques/Alex Seid, 159

12) Cesar Ramos, 144

13) Lourenço Beirão, 109

14) Léo Torres, 115

15) Felipe Baptista, 87

16) Marco Garcia, 63

17) Ricardo Sperafico, 33

18) Vitor Genz, 25

AM

1) Giovani Girotto, 418 pontos

2) Léo Yoshii, 379

3) Walter Lester, 273

4) Roberto Possas, 211

5) Alexandre Kauê, 202

6) Luís Debes, 134

7) Léo Martins, 117

8) Tiago Kfouri, 74

9) Elias Azevedo, 47

10) Marcus Índio, 42

11) Matheus Roque, 42

12) Cello Nunes, 37

13) Luís Zanon, 30

14) Mario de Lara, 15

PROAM

1) Arthur Gama, 402 pontos

2) Diogo Moscato, 376

3) Dudu Trindade, 354

4) Antonio Junqueira, 300

5) Rafael Seibel, 269

6) Lucas Mendes, 216

7) Brendon Zonta, 156

8) Marco Garcia, 60

9) Luca Milani / Roberto Milani, 49

10) Adalberto Baptista, 40

11) Vitor Genz / Cassiano Lopes, 37

12) Marcus Índio, 36

Categorias
Mercado

Carros eletrificados em alta: veja os mais vendidos no Brasil

O número de carros eletrificados vem crescendo no Brasil ano após ano. Somente em 2022, entre janeiro e novembro, o número de carros eletrificados cresceu 43,40% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

+ No Show-room da JBS Motors você encontra híbridos e elétricos de todas as marcas

Segundo análise da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados deverá fechar o ano muito próximo do recorde de 50 mil emplacamentos, configurando um novo recorde: cerca de 40% acima de 2021.

Vale lembrar que os veículos eletrificados incluem os elétricos leves híbridos HEV (Hybrid Electric Vehicles) que engloba full hybrid e híbridos leves; elétricos híbridos plug-in PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) e elétricos 100% a bateria BEV (Battery Electric Vehicle).

Com a alta de carros eletrificados, a quantidade de modelos também está crescendo. Em relação ao número de emplacamentos nas capitais brasileiras, a cidade de São Paulo se destaca e ocupa a primeira posição em 2022, com um total de 6.606 veículos de janeiro a novembro.

JBS tem postos de recarga de carros elétricos e híbridos para seus clientes

Recife está em 9ª posição, com 657 automóveis eletrificados emplacados entre janeiro e novembro. Entre 2012 e 2022, o total de veículos eletrificados chegou a marca de 120.917 unidades em circulação pelo Brasil.

Entre os modelos eletrificados, o Toyota Corolla Cross é o que mais vendeu em 2022, com 11.561 unidades. Já entre os elétricos, o Volvo XC40 foi o mais vendido entre janeiro e novembro, com 1.605 unidades.

Confira o Top 10 dos eletrificados neste ano (janeiro a novembro):

1) Corolla Cross Hybrid – 11.561

2) Corolla Altis Hybrid – 6.453

3) CAOA Chery Tiggo 5X Pro – 1.979

4) CAOA Chery Tiggo 8 Pro – 1.848

5) Volvo XC40 Recharge – 1.606

6) Volvo XC60 Plug-in – 1.567

7) CAOA Tiggo 7 Pro – 1.058

8) Mercedes Classe C – 980

9) Land Rover Discovery – 977

10) Toyota RAV4 – 970

*Com informações do site jorgemoraes.com

Categorias
Eventos

Encontro de carros da Porsche bate recorde em Interlagos

A edição 2022 do Sportscar Together Day bateu todos os recordes no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, sábado passado (3). Nada menos do que 813 automóveis da marca de diversos modelos e gerações, entre clássicos, esportivos de rua e de competição, promoveram o maior encontro já realizado no Brasil. Uma multidão de fãs, clientes, colecionadores, pilotos e apaixonados pela marca garantiu outro recorde: 17 mil pessoas participaram do evento em Interlagos.

+ Show-room da JBS Motors também tem um grande encontro de modelos da Porsche. Confira!

“Promovemos um verdadeiro festival, uma celebração da nossa paixão por carros esportivos, construído por 813 veículos nesse último sábado. Estamos convictos de cada um dos 17 mil visitantes saiu do autódromo com o coração batendo ainda mais forte”, comentou Peter Vogel, novo CEO da Porsche Brasil.

Ponto alto do encontro, o Porsche Parade praticamente ocupou todo o traçado do circuito com os modelos da marca, que foi quando os mais modelos inscritos fizeram um passeio pelo mítico traçado da pista de Interlagos.

Porsche Cup Endurance Challenge

O capítulo final da temporada 2022 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard foi escrito sob forte chuva em Interlagos, finalizando a jornada de estreia dos novíssimos carros da geração 992 com o mais desafiador panorama do ano. No fim prevaleceu a dupla do Porsche #26, Christian Hahn e Diego Nunes. A vitória garantiu o título do Endurance Challenge para a dupla na Carrera Cup.

A vitória na classe Challenge ficou com o carro #34, de Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Christian Fittipaldi. E o título com a tripulação do #199, Nelson Marcondes e Renan Guerra, que terminaram em segundo lugar. Com o resultado, Marcondes, vice-campeão no certame de sprint, assegurou também o título overall na classe.

Pelo resultado final de pista, o carro vencedor na Carrera Sport foi o #70, de Lucas Salles, Fran Lara e Rafael Suzuki. E o título ficou com o #80, de Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande, que nesta etapa tiveram a companhia de Renan Pizii.

A vitória na Carrera Rookie mais uma vez ficou com o #73, de Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer. Eles terminaram ainda como vice-campeões no geral, pontuação que, somada aos tentos conquistados no campeonato de sprint, conferiu ao piloto brasiliense o título overall de 2022.

Foto: Divulgação

A vitória e o título na Challenge Sport ficaram com a dupla do carro #777, formada por Josimar Junior e Sergio Ramalho, piloto que tem o apoio da JBS Motors. Da mesma forma, a vitória e o título na Challenge Rookie acabaram nas mãos do dueto do carro #66, composto por Sadak Leite e Fabio Carbone.

Categorias
Alto Padrão

Bentley Flying Spur Hybrid é o máximo do luxo, desempenho e eficiência

A Bentley surpreendeu o mundo ao lançar uma versão híbrida plug-in dentro da terceira geração do seu luxuoso sedã Flying Spur. O temor era que a eletrificação interferisse no inconfundível modo de condução de alto desempenho do modelo, mas o resultado foi melhor do que o esperado. A combinação entre o motor a combustão e o propulsor elétrico manteve a esportividade no mais alto padrão oferecido no mundo automotivo. É o máximo em luxo, esportividade e eficiência.

Essa é a melhor definição para o Bentley Flying Spur Hybrid, que é o mais novo integrante do show-room dos sonhos da JBS Motors, marcando a abertura oficial da nova loja de alto padrão do grupo no Pina.

O trem de força combina um motor V6 a gasolina de 2,9 litros com um motor elétrico avançado, oferecendo um total de 536 cv de potência máxima e 76,4 kgfm de torque. O novo Flying Spur torna-se o Bentley mais eficiente de todos os tempos, com capacidade para percorrer quase 800 km com um tanque, segundo o fabricante inglês.

Com esses números incríveis, o modelo híbrido faz um 0 a 100 km/h em apenas 4,0 segundos. A combinação de um motor altamente eficiente e E-Motor avançado, oferecem a mesma flexibilidade e praticidade associadas aos powertrains W12 e V8, proporcionando uma experiência responsiva, envolvente e extremamente refinada. O motor entrega mais de 150 cv por litro, ainda mais alto que o Flying Spur V8.

Já o motor elétrico está localizado entre a transmissão e o motor e fornece até 136 cv. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 14,1 kWh e pode ser carregado até 100% em menos de duas horas e meia. O gigante pode rodar até 40 km apenas no modo elétrico.

Construído à mão

O novo Flying Spur é a terceira geração do sedã de luxo e alto desempenho da Bentley, completamente reinventado com um design mais objetivo e emocional. Construído à mão na Grã-Bretanha, o sedã Grand Touring de luxo foi criado especificamente para satisfazer tanto o motorista quanto o passageiro, para ser tão desejável para dirigir quanto para saborear na parte traseira.

O Flying Spur é o carro mais tecnicamente desafiador que a Bentley já construiu à mão. A equipe de desenvolvimento trabalhou em cerca de 2.000 alterações detalhadas desde que o primeiro projeto foi especificado, tudo, desde os suportes e fixações até o alinhamento de certas peças de acabamento.

A silhueta é complementada por novas rodas de 21 polegadas que são oferecidas como padrão, bem como a opção de mais dois designs de rodas de 21 polegadas e uma exclusiva roda Mulliner Specification de 22 polegadas.

Fazendo uma declaração ousada na frente, um mascote ‘Flying B’ retrátil adorna o capô pela primeira vez em um Flying Spur moderno. Implantado eletronicamente e iluminado, ele está vinculado à sequência de iluminação de boas-vindas e ao sistema de entrada sem chave à medida que o motorista se aproxima do carro.

A imponente matriz do radiador tem acabamento em preto brilhante, com bordas cromadas brilhantes e palhetas verticais que remetem ao Bentley S1 Continental Flying Spur de 1957. A matriz inferior pode ser especificada em preto ou cromo brilhante.

Os faróis de matriz de LED de última geração são padrão, permitindo que o motorista opere com o farol alto o tempo todo, cortando automaticamente o farol ao redor dos veículos que se aproximam para evitar ofuscar os outros motoristas. Os faróis Matrix apresentam detalhes exclusivos de efeito de cristal lapidado. Uma ´manga´ cromada foi adicionada atrás do elemento de corte, fazendo com que eles brilhem, mesmo quando não estão acesos.

A traseira afunilada e de proporções elegantes do Flying Spur foi projetada especificamente para apresentar a escrita ‘Bentley’ por baixo do tradicional motivo ‘B’ alado. As luzes traseiras envolventes utilizam o familiar gráfico Bentley ‘B’ e também exibem um efeito de cristal lapidado. Grandes ponteiras de escape cromadas indicam a potência sob o capô.

Requinte em nível máximo!

O interior do Bentley Flying Spur Hybrid é uma combinação impressionante da mais recente tecnologia integrada, materiais bonitos e proezas de design, agora combinadas com os recursos necessários para um veículo híbrido plug-in.

O Flying Spur foi projetado como um carro para dirigir e ser conduzido com absoluto conforto. Contemporânea e edificante, a luxuosa cabine combina habilmente elementos-chave da Bentley, tecnologia de ponta e o melhor artesanato automotivo do mundo. Apresenta detalhes surpreendentes, superfícies esculpidas e linhas contemporâneas que surpreenderão e encantarão constantemente os ocupantes.

O elegante console central flutuante abriga uma tela sensível ao toque HD de 12,3 polegadas personalizável e a peça central do painel do Flying Spur – aberturas centrais ‘esculturais’ totalmente novas. Aqui, as tradicionais aberturas redondas ´bullseye´ foram substituídas por novas aberturas detalhadas e precisas, em ambos os lados do relógio Bentley. Eles estão disponíveis em dois acabamentos, polido e recartilhado de diamante.

O Bentley Rotating Display, o primeiro da indústria quando lançado no cupê Continental GT, também está disponível no Flying Spur. Quando o botão de partida do motor é pressionado, a seção de folheado no meio do painel gira para revelar uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. Isso exibe três blocos digitais personalizáveis, que pela primeira vez mostram informações selecionadas pelo motorista, desde a temperatura externa até uma bússola ou navegação.

O segundo lado da tela revela três mostradores analógicos elegantes, enquanto no terceiro lado, exibe simplesmente um painel folheado de madeira sem costura que continua ao redor da cabine. Para o Flying Spur, isso agora pode ser selecionado mesmo quando o carro está sendo conduzido.

Poltronas a bordo com massagem

Tanto os bancos dianteiros como os traseiros foram totalmente redesenhados para o Flying Spur, desde o estilo e funcionalidade ao tamanho e padrões. Na frente, os assentos apresentam um design de flauta dupla, enquanto o ambiente traseiro luxuoso e aconchegante é aprimorado por novos assentos de flauta reta extremamente confortáveis.

Com a opção Mulliner Driving Specification, os bancos dianteiros e traseiros apresentam acolchoados em couro diamante, combinados com costuras e bordados tradicionais, com acolchoamento tridimensional estendido até as portas. Um teto solar duplo de comprimento total também pode ser especificado. Os painéis de vidro duplo apresentam uma função de inclinação e deslizamento para a abertura frontal e são feitos de vidro polarizado que reduz o brilho.

As persianas de Alcântara são acionadas eletricamente a partir do arco central do teto e combinam com todas as 15 cores do forro do teto. O teto solar permite que a luz inunde a cabine do Flying Spur, acentuando a natureza aberta e espaçosa do interior e o ambiente aconchegante dos bancos traseiros.

O novo Flying Spur Hybrid redefine os níveis de conforto em um Grand Tourer de luxo. Desde o início, o foco estava em garantir que os passageiros na parte traseira desfrutassem exatamente do mesmo padrão e qualidade de experiência que os da frente. Exclusivo para o Flying Spur, é um controle remoto multifuncional com tela de toque colorida de 5 polegadas que é montado na parte traseira, no topo do console central.

O controle mais sofisticado já desenvolvido integra-se perfeitamente ao console, mas pode ser removido com o toque de um botão para uso remoto. É tão simples de usar quanto seu design é bonito de se ver. A unidade permite que os passageiros do banco traseiro controlem muitos dos recursos do carro, incluindo as persianas, controle climático e função de massagem no banco traseiro.

O banco do passageiro dianteiro pode ser movido para frente se desocupado para ainda mais espaço traseiro, e os principais dados do veículo podem ser acessados. O sistema de áudio, iluminação ambiente e seções principais do sistema de navegação também podem ser operados. À medida que escurece e os faróis se acendem automaticamente, um anel opcional de iluminação ambiente envolve a cabine. Está disponível em sete cores diferentes em duas variações: vibrante e suave.

Som premium

O Flying Spur está disponível com a escolha de três sistemas de áudio superlativos. O conjunto padrão possui 10 alto-falantes e 650 Watts de som. Um sistema Bang & Olufsen de 1.500 Watts, 16 alto-falantes com grades iluminadas destina-se a clientes orientados para o estilo de vida e se beneficia do sistema BeoSonic – uma nova maneira de configuração de tom com uma interface de usuário simples e intuitiva de um toque. O topo de gama é um sistema único de 18 altifalantes Naim for Bentley de 2.200 Watts com dois transdutores de graves ativos.

Os assentos oferecem maior funcionalidade, como aquecimento e resfriamento, almofadas ativas para apoiar os passageiros lateralmente quando o carro está em movimento e uma função de inclinação superior para apoiar ainda mais a parte superior das costas. Só os bancos traseiros oferecem ajuste de 14 posições e cinco modos de massagem. Os ajustes das teclas são feitos através dos interruptores montados na porta, com funções adicionais acionadas pelo sofisticado Touch Screen Remote.

Um apoio de cabeça de conforto operado eletricamente permite um relaxamento ainda maior. Um apoio de braço central e um apoio de cabeça central acionado manualmente que pode ser guardado quando não está em uso também estão instalados.

Os tablets de entretenimento do banco traseiro estão localizados na parte de trás dos bancos dianteiros para dar aos passageiros traseiros acesso ao Bentley Multimedia System. Esses dispositivos também permitem o acesso à loja Google Play e possuem memória interna própria. O ambiente do passageiro traseiro também possui uma divisória no teto que incorpora espelhos de cortesia, além de controles de iluminação e uma cortina para o teto solar opcional. As áreas de armazenamento internas foram projetadas para serem práticas e bonitas.

Tecnologia de ponta

Como o Bentley mais avançado já construído, o Flying Spur é uma fusão de eletrônica de ponta e contrução artesanal. Ele representa o que há de mais moderno na abordagem de tecnologia avançada da Bentley, combinando facilidade de uso com design e funcionalidade requintados.

Apresentando sistemas elétricos completamente novos em comparação com seu antecessor, a atenção aos detalhes dada pela equipe de desenvolvimento é evidente em todos os aspectos do desenvolvimento do carro. Combinado com o inovador Display Rotativo Bentley, estão disponíveis até 10 sofisticados Sistemas de Assistência ao Condutor para ajudar o condutor em várias situações.

O Top View Camera oferece uma engenhosa visão aérea do carro e seus arredores imediatos através do processamento de imagens fornecidas por quatro câmeras diferentes ao redor do carro. Isso é complementado por recursos de aviso de tráfego reverso e estacionamento automático.

A câmera infravermelha Night Vision está localizada na frente do carro e monitora a estrada até 300 metros à frente, tornando a condução em ambientes pouco iluminados muito mais segura. Ele detecta e avisa sobre obstáculos em movimento, como pedestres e animais de grande porte, permitindo que eles sejam visualizados no visor do instrumento digital.

O Active Lane Assist fornece assistência de direção suave se detectar qualquer desvio nos limites da pista, enquanto o Blind Spot Assist monitora a área ao redor do carro, piscando luzes nos retrovisores das portas se o motorista tentar cruzar o caminho de outro veículo.

Um Head-Up Display opcional projeta informações relevantes, como velocidade atual, limite de velocidade, assistência ao motorista e velocidade do veículo de informações de navegação, diretamente na linha de visão do motorista.

O Reconhecimento de Sinais de Trânsito detecta limites de velocidade e zonas nas quais a ultrapassagem é proibida. Quando ativado, suas informações são exibidas no display do instrumento digital e no Head-Up Display. Até mesmo restrições temporárias de velocidade nas estradas podem ser detectadas.

A série de recursos de carros conectados líderes da classe do novo Flying Spur ajudam a manter o motorista em contato com uma variedade de funções e serviços em tempo real. Um hotspot Wi-Fi integrado permite que até oito telefones ou dispositivos digitais portáteis sejam conectados à internet.

A grande tela sensível ao toque HD de 12,3 polegadas no centro do painel também pode ser configurada de várias maneiras – como uma única tela, dividida 2:1 ou mostrando três funções diferentes ao mesmo tempo – e foi projetada com simplicidade e facilidade de uso em mente.

Categorias
História

Gol sai de linha após 42 anos e ganha versão de despedida

Foram 42 anos de trajetória nas ruas brasileiras e mais de 8 milhões de unidades fabricadas, mas chegou a hora de nos despedirmos do Volkswagen Gol, o carro mais vendido na história do mercado nacional.

O Gol alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. Ao todo, o veículo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, sem contabilizar os modelos derivados da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro.

O hatch da Volks nasceu em 1980 com a dura missão de suceder o Fusca, que era até então o carro mais vendido do Brasil. Só que o sucessor foi além e ultrapassou o icônico fusquinha.

Versão de despedida

Para honrar a despedida do carro mais produzido, vendido e exportado na história do mercado brasileiro, a Volkswagen apresenta a edição limitada Last Edition.

Em lote de apenas 1.000 unidades, a versão de despedida deste ícone traz todos os equipamentos disponíveis para o compacto, desde itens de design e estilo, até uma cabine totalmente exclusiva com conforto, tecnologia e robustez. O sucesso foi imediato e todas as 650 unidades disponibilizadas para o mercado brasileiro foram vendidas em menos de 24 horas.

Todo o desenvolvimento foi carinhosamente criado pela equipe de Design da marca no Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.

“São muitas histórias e edições do Gol, um carro que marcou a Volkswagen e a vida de muitas pessoas. Para se despedir de um modelo como esse não é uma tarefa fácil, todos do time se envolveram para trazer uma edição que ficasse na memória de quem já viveu uma história com o Gol. O Last Edition é o resultado de um trabalho bastante emocional e coletivo do Design da Volkswagen”, comenta Pavone.

A cor selecionada para o Last Edition foi o Vermelho Sunset, herdada do Nivus e já presente no T-Cross e no Novo Polo, ela ressalta as linhas do Gol e contrasta com os detalhes exclusivos da versão de despedida do compacto.

Na dianteira, a grade superior recebeu detalhes preto piano, seguindo a linha de detalhes exclusivos, como as rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto brilhante e os adesivos nas portas com alusão à edição.

Na traseira, a nomenclatura “Gol Last Edition” traz a mesma fonte utilizada no Gol GT, protótipo construído pela Volkswagen para o Salão do Automóvel de 2018, além da faixa que interliga as lanternas traseiras, escurecidas exclusivamente para a última edição.

O toque especial ficou para a coluna C, local escolhido para receber o emblema que marca os 42 anos de produção do Gol, revivendo as clássicas rodas orbitais, equipadas pela primeira vez no Gol GTI, na década de 1990.

E, como parceiro de longa data do Gol, o consagrado motor 1.0 MPI também equipa o Gol Last Edition, entregando 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque máximo, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas. O conjunto, conhecido por sua durabilidade e robustez, é um dos mais econômicos do segmento.

Cabine digna de uma história de sucesso

Ao longo de sua trajetória, passando pelas cinco gerações, o Gol recebeu diversas configurações de cabines diferentes. Algumas mais funcionais, como na segunda geração do Gol, lançada em 1994, ou uma opção mais esportiva, como o Gol GTI de 1988, mas em todas as ocasiões sendo fiel ao conceito do modelo, pronto para qualquer situação.

No Last Edition, o interior trouxe a mistura ideal para fazer uma homenagem as edições mais conhecidas do compacto. Já no primeiro contato, os bancos foram revestidos em tecido exclusivo que remete aos assentos Recaro que estavam presente no Gol GTI, além do destaque em baixo relevo com o nome da edição e as costuras vermelhas. Nas portas, foi aplicado, pela primeira vez nesta geração, tecidos na parte central, replicando o material dos bancos. Completando o clima esportivo do interior, o teto foi revestido na cor preta, assim como as colunas A e B.

A frente do motorista, a herança esportiva permanece no painel de instrumentos, com grafismo exclusivo para a Last Edition, além do volante multifuncional revestido em couro, que também recebeu costuras vermelhas. No console central, o sistema de infotainment Composition Touch com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay foi instalado logo abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono, onde foi posicionada a placa da edição limitada com a numeração da unidade.

O Gol Last Edition será ofertado com todos os itens de série, sem opcionais, por R$ 95.990,00. A venda do modelo será aberta hoje, podendo ser adquirido via concessionário ou no site da Volkswagen do Brasil.

No Last Edition, o interior trouxe a mistura ideal para fazer uma homenagem as edições mais conhecidas do compacto. Já no primeiro contato, os bancos foram revestidos em tecido exclusivo que remete aos assentos Recaro que estavam presente no Gol GTI, além do destaque em baixo relevo com o nome da edição e as costuras vermelhas. Nas portas, foi aplicado, pela primeira vez nesta geração, tecidos na parte central, replicando o material dos bancos. Completando o clima esportivo do interior, o teto foi revestido na cor preta, assim como as colunas A e B.

A frente do motorista, a herança esportiva permanece no painel de instrumentos, com grafismo exclusivo para a Last Edition, além do volante multifuncional revestido em couro, que também recebeu costuras vermelhas. No console central, o sistema de infotainment Composition Touch com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay foi instalado logo abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono, onde foi posicionada a placa da edição limitada com a numeração da unidade.

O Gol Last Edition será ofertado com todos os itens de série, sem opcionais, por R$ 95.990,00. A venda do modelo será aberta hoje, podendo ser adquirido via concessionário ou no site da Volkswagen do Brasil.

O primeiro e último a bordo do Gol

Como convidado especial, o jornalista Claudio Carsughi, que realizou o primeiro teste jornalístico com o Gol em maio de 1980, foi o último jornalistas a testar o hatch em sua versão Last Edition e, de quebra, foi o primeiro jornalista a dirigir o Novo Polo Track, o novo modelo de entrada da Volkswagen. A passagem de bastão foi narrada pelo próprio jornalista em vídeo especial de despedida do modelo mais reconhecido do mercado nacional. Assista ao vídeo aqui.