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Chegada da Rampage e da nova Ranger aquece segmento das picapes no Brasil

Os SUVs podem até dominar o mercado automotivo, mas as picapes estão em alta no Brasil. E o lançamento em duas importantes fabricantes de utilitários com caçamba colocou ainda mais pimenta nesse tempero. A RAM apresentou a Rampage, uma médio-compacta que vai rivalizar com a Maverick, enquanto a Ford lançou a nova geração da Ranger, que chega completamente renovada para tentar tirar a liderança daToyota Hilux entre as médias. Vamos mostrar aqui o que as duas novidades apresentam.

RAM nacional

A primeira picape da RAM produzida no Brasil é o quinto produto da Stellantis fabricado na planta de Goiana (PE). Tem preços entre R$ 239.990 e R$ 269.990 em três versões de acabamento e duas motorizações.

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Obra do Stellantis Design Center da América do Sul, as linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos. Pois todas as características marcantes dos desenhos das desejadas Ram 1500, 2500 e 3500 tinham de estar visíveis nesta primeira Ram concebida fora da matriz.

Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

A Rampage vem para ser a picape médio-compacta mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler.

Na versão R/T, a mais esportiva de todas, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Nas demais, o desempenho ainda é de tirar o fôlego – 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

O outro propulsor da Rampage é o já consagrado Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Uma combinação imbatível de economia e performance, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie.


A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. Números que tornam fácil o transporte de cargas pesadas na caçamba, que conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica. Até na cabine o armazenamento se sobressai, com 35,4 litros de porta-objetos, a melhor capacidade entre picapes médias.

O interior da Rampage foi elaborado cuidadosamente para trazer luxo e bem-estar aos ocupantes. Os bancos foram inspirados em móveis premium, criando uma sensação de poltrona de sala de estar. O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. A atenção na composição de uma atmosfera requintada também se reflete na luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon.

A Rampage é a picape de produção nacional com o conteúdo tecnológico mais amplo. Quem entra nela é impactado imediatamente por 22,6 polegadas de telas. São 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, o maior da categoria.

A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução. Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Preços:

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990
Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990
Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990
Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990


Ranger quer ser líder

A nova geração da Ranger tem uma missão ousada: tentar tirar a liderança do segmento das picapes médias da Hilux. Para isso, a Ford trouxe um utilitário moderno e com ampla capacidade off-road.

A Nova Ranger 2024 é oferecida inicialmente nas versões de topo XLT e Limited, com motor V6 e uma proposta agressiva de preço, por R$ 289.900 e R$ 319.990, respectivamente.

Abaixo do capô, a Ford Ranger é equipada com um V6 3.0L que rende 250 cv de potência e 61,1 kgfm de torque. O motor é construído com bloco de ferro grafite compactado, 75% mais rígido que o tradicional, cabeçotes de alumínio para redução do peso e conta com bicos injetores de alta pressão que contribuem para entregar uma progressão linear. O propulsor V6 vem acoplado a uma nova transmissão automática de 10 velocidades, também usada no Mustang e na F-150.

Preparado para atender o programa de emissões P8 e validado para o uso de biodiesel B20, o novo V6 surpreende também pelo baixo nível de ruído e rendimento, com um consumo combinado de 8,7 km/l (7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada).

Interior
Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitorameento de pressão dos pneus.

Além de painel de instrumentos digital com tela de 8” e central multimídia SYNC 4 com tela touch de 10” e comandos de voz, tem bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor eletrocrômico.

Pacote adicional
Quer equipar ainda mais a nova Ford Ranger? Por R$ 20 mil, o pacote inclui desde um kit opcional que acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20”, pneus 265/55 All Session, até itens de segurança.

São eles: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.

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Carros tipo plug-in atingem 50% do mercado de eletrificados no Brasil

O mês de maio foi de recorde para o segmento dos carros eletrificados. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou os resultados por categorias e o resultado foi surpreendente. Dos 6.435 eletrificados vendidos em maio, 50,2% foram híbridos HEV (3.228) que não precisam ser recarregados na tomada e 49,8% foram carros do tipo plug-in PHEV ou BEV (3.207).

Na soma dos cinco primeiros meses deste ano, do total de 26.014 eletrificados, aqueles percentuais tiveram pequena variação: 52,8% foram veículos híbridos não plug-in (13.745) e 47,2% foram eletrificados plug-in (12.269).

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As vendas de carros plug-in (100% elétricos ou híbridos) cresceram 132%, na comparação entre janeiro a maio de 2022 e o mesmo período de 2023 (de 5.295 para 12.269). Além disso, vale destacar que a quantidade de marcas no mercado também está crescendo.

Em 2022, eram 27 montadoras com esse tipo de tecnologia de recarregamento e hoje são 34, com destaque para os modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) da Volvo, CAOA Chery, BMW, BYD e GWM.

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Entre janeiro e maio de 2022, havia 142 modelos de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil, sendo 56 BEV, 55 PHEV e 31 HEV (flex e a gasolina). Neste ano, no mesmo período, foram oferecidos no mercado 216 modelos, sendo 86 BEV, 75 PHEV e 55 HEV.

São Paulo é o estado com maior número de emplacamentos de eletrificados. Já soma 8.979 unidades. Rio de Janeiro e Santa Catarina estão em seguida, com segundo e terceiro lugar, respectivamente. Pernambuco aparece na 11ª posição, com 574 emplacamentos desde janeiro de 2023. Veja o ranking completo abaixo:

* Com informações do Auto Ranking

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Porsche apresenta sua visão de futuro para carros esportivos

  • O carro homologável para vias públicas mais rápido em Nürburgring Nordschleife
  • Relação potência/peso de aproximadamente um CV por quilograma
  • Pressão aerodinâmica significativamente maior do que o atual 911 GT3 RS
  • Carregar aproximadamente duas vezes mais rápido que o Taycan Turbo S

O Mission X é um carro de dois lugares e fez sua estreia em 8 de junho de 2023 – a véspera da abertura da exposição “75 anos de carros esportivos da Porsche” no Museu da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen. Uma data especial: há 75 anos, em 8 de junho de 1948, o 356 ‘No. 1’ Roadster se tornou o primeiro automóvel com o nome Porsche a receber sua licença geral de operação. Este foi o nascimento da marca de carros esportivos.

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“O Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de carros esportivos icônicos de décadas passadas: como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder antes dele, o Mission X fornece um impulso crítico para o desenvolvimento evolucionário de futuros conceitos de veículos”, diz Oliver Blume, presidente da Conselho Executivo da Porsche AG. “A ousadia de sonhar e os carros dos sonhos são duas faces da mesma moeda para nós. A Porsche só permaneceu Porsche mudando constantemente.”

Michael Mauer, chefe de estilo da Porsche, diz: “O Mission X é um claro compromisso com a alma da marca. A expressão contínua e aprimorada de nossa marca e identidade de produto é uma bússola importante para navegarmos no desenvolvimento de nossos modelos de produção em série. O estudo conceitual simboliza uma simbiose de DNA inconfundível do automobilismo com o luxo”.

Medindo aproximadamente 4,5 metros de comprimento e dois metros de largura, o carro-conceito Mission X é um hipercarro relativamente compacto. Com uma distância entre eixos de 2,73 metros, tem as dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder. Para fins aerodinâmicos, o carro-conceito possui pneus de tamanho misto, com rodas de 20 polegadas na frente e rodas de 21 polegadas na traseira.

Design: elementos clássicos reinterpretados
O Mission X representa o auge do desempenho e do luxo moderno. Ao mesmo tempo, sua forma esculpida e linhas musculosas demonstram que os hipercarros não precisam parecer agressivos. A carroceria rebaixada, com menos de 1,2 metro de altura, tem acabamento em Rocket Metallic – uma elegante cor de tinta especialmente projetada para o estudo do conceito. Elementos de design com acabamento em trama de carbono são encontrados abaixo da linha da cintura. Esses componentes são envernizados em um acabamento acetinado e, portanto, levemente coloridos, mas sua estrutura de material permanece reconhecível.

As rodas apresentam detalhes elaborados: o eixo traseiro é equipado com aeroblades quase transparentes, que são projetados como turbinas para melhor resfriamento dos freios. Uma cúpula de vidro leve com um exoesqueleto feito de plástico reforçado com fibra de carbono se estende sobre os dois ocupantes. As portas estilo Le Mans estão presas à coluna A e ao teto; abrem-se para a frente e para cima. Este tipo de porta foi usado anteriormente no lendário carro de corrida Porsche 917.

Outro atrativo é a assinatura de luz: para o Mission X, os designers reinterpretaram a assinatura visual de quatro pontos característica da Porsche. A forma de base vertical dos faróis foi inspirada em carros de corrida históricos, como o Porsche 906 e 908, e desenhada bem para baixo em direção à estrada. Uma estrutura de suporte de alta tecnologia enquadra os módulos de luz LED e apresenta os elementos estreitos expostos das luzes de condução diurna e indicadores. Quando ativada, a luz se abre como um piscar de olhos. Totalmente iluminados, os faróis transmitem confiança.

Uma unidade de luz de comprimento total que parece flutuar caracteriza a traseira do Mission X. As letras Porsche transparentes e iluminadas são uma característica de destaque. A luz traseira escultural emerge, como se suspensa no ar, de uma estrutura de suporte moderna e se estende por toda a largura do veículo em quatro segmentos. Durante o carregamento da bateria, o ‘E’ da inscrição Porsche pulsa, acrescentando uma sensação de mistério.

Um detalhe especial é o brasão Porsche modernizado, que faz sua estreia no Mission X. Metal precioso escovado, uma estrutura de favo de mel tridimensional, um novo visual para o cavalo ao centro e uma cor dourada mais sutil – olhando de perto, essas são as diferenças entre o brasão Porsche modernizado e seu antecessor imediato. Com sua execução mais limpa e de última geração, a crista refinada comunica o caráter da Porsche. No Mission X, ele pode ser encontrado no capô e no volante, bem como em forma monocromática nos centros das rodas.

O foco do motorista pode ser visto na assimetria do interior e seu conceito de cor. Os dois assentos têm cores diferentes. Além das almofadas de couro na cor marrom Andaluzia, o banco do motorista é cinza Kalahari e forma uma única unidade de cor com o console central e o painel.

Outro destaque fica do lado do passageiro, onde há um suporte embutido no painel de instrumentos ao qual pode ser acoplado um módulo de cronômetro. Para o Mission X, a Porsche Design criou um módulo de cronômetro especial com mostrador analógico e digital. Os relógios são projetados para uso em pista e rally e podem exibir os tempos de volta ou diversos outros dados.

Relação peso/potência
A Porsche é um exemplo de e-performance, mas também pioneira em mobilidade sustentável. O estudo atende a ambos os objetivos em plena medida. Nossas visões: se o Mission X entrar em produção em série, ele deverá:

  • ser o veículo legal para uso em vias públicas mais rápido em Nürburgring Nordschleife;
  • ter uma relação potência/peso de aproximadamente um CV por quilograma;
  • atingir valores de pressão aerodinâmica bem superiores aos fornecidos pelo atual 911 GT3 RS;
  • desempenho de carregamento significativamente aprimorado com sua arquitetura de sistema de 900 volts e carregar quase duas vezes mais rápido que o atual líder da Porsche, o Taycan Turbo S.


A bateria é instalada centralmente atrás dos assentos do veículo. Este layout e-core centraliza a massa no carro. Tal como acontece com um carro com motor central convencional, isso fornece a base para uma excelente agilidade.

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Supermáquinas

Novo Aston Martin DB12 combina esportividade e refinamento como poucos

A Aston Martin apresentou o novo DB12 com mudanças profundas no caráter esportivo e na capacidade dinâmica. Combinando uma experiência de direção cintilante com refinamento excepcional, tecnologia de ponta e alto padrão, o DB12 exige uma nova definição. Grande não é suficiente; este é o primeiro Super Tourer do mundo.

Essas mudanças fazem dele o modelo DB mais completo da história da Aston Martin. Abençoado com desempenho e manuseio excepcionais para satisfazer e recompensar os motoristas mais exigentes, seu chassi meticulosamente aprimorado combina perfeitamente com um trem de força V8 Twin-Turbo de 671 cv e 800 Nm de torque – líder na categoria.

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O conjunto leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, uma velocidade máxima de 325 km/h e a melhor potência da categoria de seu motor 4.0 Twin-Turbo V8. Este motor construído à mão, ajustado pelos engenheiros da Aston Martin para fornecer 671 cv a 6.000 rpm e 800 Nm entre 2.750-6.000 rpm; um aumento de 34% em comparação com o DB11 de saída.

A potência é distribuída por uma transmissão automática de 8 velocidades e pela primeira vez em um modelo Aston Martin DB, o Diferencial Traseiro Eletrônico (E-Diff). Esse diferencial está ligado ao sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) do carro. Ao contrário de um diferencial de deslizamento limitado convencional, ele pode ir de totalmente aberto a 100% travado em questão de milissegundos, dando ao motorista a resposta máxima para um manuseio mais preciso e consistente.

Interior – Artesanato e tecnologia

Enriquecido por um interior totalmente novo e ultraluxuoso, o DB12 satisfaz os ocupantes com opulência moderna, capacita com o sistema de informação e entretenimento personalizado de última geração da Aston Martin e um conjunto de tecnologia conectada e diverte com um sistema de som surround do novo parceiro de áudio, Bowers & Wilkins.

Combinando design limpo e contemporâneo com montagem a mão clássica e os melhores materiais, o interior do DB12 oferece um refúgio elegante e suntuoso para o motorista e passageiros. O ponto forte de design se concentra em um cockpit centrado no motorista, integrando perfeitamente tecnologias e materiais de luxo.

Um marco importante do DB12 é a introdução do infotainment de última geração da Aston Martin. Totalmente sob medida, projetado e desenvolvido pela Aston Martin, é o primeiro sistema interno da marca. O novo sistema, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, é um sistema multitelas integrado e exibido em telas de alta resolução de 10,25 polegadas em preto puro, 1970 x 720 com controle de toque capacitivo ultrarresponsivo (tempo de reação de 30 ms).

O novo sistema de navegação para DB12 apresenta conectividade online para uma experiência mais inteligente, rápida e informativa. A conexão online permite que o motorista simplesmente procure seu restaurante favorito, leia as avaliações e escolha-o como destino. Ou, se for mais conveniente, escolha um destino no aplicativo Aston Martin e simplesmente envie-o para o DB12 em preparação para a viagem.

Os pilares do novo sistema de infoentretenimento do DB12 são a conectividade online e um novo aplicativo Aston Martin. Duas novidades para a marca, os proprietários do DB12 poderão se comunicar, interagir e se envolver com seu carro.

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Tecnologia

Novo BMW i5 é o sedã elétrico com interior vegano e tecnologias inéditas

O sedã executivo BMW Série 5 acaba de ganhar uma versão 100% elétrica e que traz muitas inovações digitais na cabine que prometem elevar o patamar de tecnologia a bordo de um automóvel. O novo BMW i5 chegará aos concessionários a partir de outubro de 2023 na Europa, mas ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

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Em comparação com o modelo anterior, a nova geração do Série 5 cresceu 97 milímetros, chegando aos 5,06 m no comprimento, 32 milímetros na largura, chegando aos 1,90 m, e 36 milímetros na altura, batendo a marca de para 1,51 m. Sua distância entre eixos foi alongada em 20 milímetros e agora é de 2,99 m.

A vista frontal do novo BMW Série 5 é caracterizada por uma interpretação moderna dos faróis duplos e da grade BMW em forma de rim. Elementos de LED dispostos quase verticalmente servem como indicadores de direção e luzes diurnas. A grade em forma de rim da BMW, que se projeta para a frente, possui um contorno amplo e, como opcional, a iluminação de contorno BMW Iconic Glow. As proporções dinamicamente esticadas fluem para uma traseira poderosa. Luzes traseiras planas divididas por uma faixa cromada interpretam expressivamente o característico formato em L.

Toque inovador

O cockpit do novo BMW i5 tem um número significativamente reduzido de botões e controles em comparação com o modelo anterior. Isso é obtido através da consistente digitalização de funções. O sistema de exibição totalmente digital consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma tela de controle de 14,9 polegadas. O volante também foi redesenhado com uma seção inferior achatada e feedback tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central.

Interior totalmente vegano

O novo BMW i5 é o primeiro modelo da marca a apresentar um interior totalmente vegano de série. Isso inclui as superfícies dos assentos, painel e painéis das portas, bem como o volante pela primeira vez. As superfícies dos bancos na versão Veganza com propriedades semelhantes a couro também estão disponíveis opcionalmente com uma perfuração decorativa.

Topo de linha

O BMW i5 totalmente elétrico está equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração amplamente aprimorada e está sendo lançado em duas variantes. O BMW i5 M60 xDrive, que tem desempenho característico M e aspectos de design específicos e é equipado com dois motores, nos eixos dianteiro e traseiro compõem uma tração elétrica nas quatro rodas. O torque do sistema gerado é de até 820 Nm quando a função M Sport Boost ou M Launch Control é ativada. Isso permite que o BMW i5 M60 acelere de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230km/h.

O BMW i5 eDrive40 também está disponível. Seu motor elétrico aciona as rodas traseiras e gera uma potência máxima de 340cv e um torque máximo de até 430Nm com função Sport Boost ou Launch Control. O BMW i5 eDrive40 acelera de zero a 100km/h em 6,0 segundos, sua velocidade máxima é de 193km/h.

A bateria de alta voltagem está localizada na parte inferior da carroceria e fornece um conteúdo de energia utilizável de 81,2 kWh. Além dos eficientes motores elétricos, a versão mais recente da recuperação adaptativa e uma combinação inteligente de tecnologia de bomba de calor para aquecer e resfriar o interior, propulsão e bateria de alta tensão contribuem para a grande autonomia.

Os respectivos valores WLTP de alcance são 455 até 516 quilômetros para o BMW i5 M60 xDrive e 477 até 582 quilômetros para o BMW i5 eDrive40. Com a nova função MAX RANGE, o alcance pode ser aumentado em até 25%, se necessário, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto.

Novos assistentes

Um kit de tecnologias inovadoras cria as condições para sua excelente funcionalidade. O destaque da gama é o Driving Assistant Professional com função Stop & Go. Nos mercados automotivos dos EUA e Canadá, assim como na Alemanha, ela inclui o Highway Assistant, que alivia o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas.

Em velocidades de até 130 km/h, é possível para o motorista tirar as mãos do volante e posicioná-las confortavelmente, desde que fique atento ao trânsito. Pela primeira vez no mundo, o sistema do novo BMW Série 5 agora também inclui o Active Lane Change Assistant com ativação visual. Esse recurso de conforto atinge um novo nível de interação entre o motorista e o veículo.

O veículo sugere uma mudança de faixa e isso pode ser feito pela primeira vez olhando no retrovisor externo para confirmar a mudança de faixa. O Active Lane Change Assistant assume os movimentos de direção necessários automaticamente, se a situação do tráfego permitir.

O novo BMW Série 5 está equipado de série com o Parking Assistant, incluindo o Reversing Assist. Com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e manobras de até 200 metros podem ser controlados no veículo ou por smartphone do lado de fora do veículo.

Games na cabine

O BMW Operating System 8.5 oferece uma gama mais ampla de conteúdo digital para informação e entretenimento, ciclos de atualização mais rápidos para funções, informações aprimoradas sobre pontos de carregamento para veículos elétricos e acesso otimizado a muitos serviços online específicos. A transmissão de vídeo é possível no Control Display, assim como uma forma inovadora de jogo no carro apresentada pela primeira vez no novo BMW Série 5 com a plataforma AirConsole. O motorista e os passageiros podem jogar enquanto o veículo está parado, por exemplo, para aproveitar o tempo de espera enquanto carrega a bateria do BMW i5.

Conexões 5G

A BMW Digital Key Plus está agora disponível para smartphones adequados com os sistemas operacionais iOS ou Android, bem como para o Apple Watch. Com duas antenas de telefonia móvel 5G como padrão e quatro como opção, o novo sedã executivo oferece conectividade otimizada e qualidade em telefonia.

O novo BMW Série 5 oferece uma escolha de até seis My Modes para proporcionar uma experiência de veículo totalmente imersiva. O equipamento padrão também inclui integração otimizada de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. Com a Função de Atualizações Remotas de Software, o veículo sempre se mantém atualizado com o software mais recente. Com as atualizações do BMW ConnectedDrive, os clientes também podem testar funções selecionadas gratuitamente por um período de um mês e depois reservá-las por um período específico.

O lançamento no mercado do novo BMW Série 5 marca o início de um novo capítulo na área de atendimento ao cliente. Com o Proactive Care, a BMW está criando uma nova plataforma para trocas com os clientes quando são necessários diferentes tipos de manutenção do carro. O foco é reconhecer as necessidades de assistência técnica do veículo também por meio de inteligência artificial e oferecer proativamente soluções ao cliente.

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Conheça o Porsche 718 conversível mais rápido da história

Trinta anos após a apresentação do carro-conceito Boxster, a Porsche está lançando a versão mais potente do popular roadster de motor central: o novo Porsche 718 Spyder RS. Pela primeira vez, o motor naturalmente aspirado de alta rotação do 911 GT3 está sendo implantado em um carro esportivo de motor central com teto conversível.

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A Porsche coroa a linha de modelos de motor central 718 com um carro esportivo projetado para o máximo prazer de dirigir: o novo 718 Spyder RS é a versão conversível do 718 Cayman GT4 RS. Pela primeira vez, o motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado de 368 kW (500 cv) do 911 GT3 apresenta-se em um carro esportivo conversível com motor central. A mesma unidade de potência leve com seu design de alta rotação também alimenta o carro de corrida Porsche 911 GT3 Cup.

A capota manual excepcionalmente leve e purista do 718 Spyder RS converte o som altamente instigante do motor em uma experiência ainda mais atraente. O efeito é ainda intensificado pelo sistema de escapamento esportivo leve de aço inoxidável e pelas distintas entradas de ar localizadas atrás dos encostos de cabeça.

Motor naturalmente aspirado de alta rotação e construção leve
O trem de força do novo 718 Spyder RS é idêntico ao do cupê 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de seis cilindros, com volume de 4,0 litros, atinge rotações de até 9.000 rpm e gera uma potência de 368 kW (500 cv) e torque máximo de 450 Nm. Combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades de relação curta, o motor de seis cilindros catapulta o roadster de dois lugares de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. O carro atinge a marca de 200 km/h em apenas 10,9 segundos.

Comparado com o 718 Spyder sem a designação ‘RS’, o novo topo de gama não só beneficia de 59 kW (80 cv) adicionais, como também acelera até aos 100 km/h meio segundo mais rápido. A velocidade máxima é agora de 308 km/h em vez de 300 km/h. Como todo modelo RS moderno, o novo 718 Spyder RS está disponível exclusivamente com a transmissão Porsche de dupla embreagem (PDK). As borboletas para mudanças de marcha permitem que os motoristas mantenham as mãos no volante mesmo ao operar o câmbio manualmente.

Adicionalmente, o motorista pode usar a alavanca seletora ergonomicamente projetada localizada no console central. Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 quilos, o Spyder RS pesa 40 quilos a menos que o 718 Spyder com PDK e, na verdade, é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS. O Spyder RS representa o mais recente ponto alto da linha de modelos iniciada em 2016.

Aerodinâmica refinada
A dianteira do novo Porsche 718 Spyder RS é quase idêntica à dianteira do 718 Cayman GT4 RS. O capô dianteiro padrão é feito de CFRP e possui uma ampla saída de ar acima do para-choque. Os dois dutos NACA aumentam o resfriamento do freio sem afetar adversamente o valor de Cd. As lâminas laterais nas extremidades externas do para-choque aumentam a força descendente. O lábio do spoiler dianteiro é ligeiramente mais curto do que no 718 Cayman GT4 RS, que em conjunto com sua grande asa traseira produz maior downforce geral no Cayman e, portanto, requer um spoiler maior para alcançar o equilíbrio aerodinâmico.

Em vez de uma asa, o 718 Spyder RS apresenta uma impressionante borda destacável tipo “ducktail”. A interação entre todos os componentes aerodinâmicos é primorosamente coordenada. Eles mantêm o equilíbrio aerodinâmico do carro e garantem a máxima estabilidade de direção em altas velocidades.

Design purista
O novo 718 Spyder RS vem com uma capota leve, operada manualmente. O design é incrivelmente compacto, composto pela capota e um defletor. Ambos os componentes são completamente removíveis e podem ser armazenados juntos ou individualmente no veículo. A capota pode ser utilizada também como uma capota ‘Bimini’, protegendo assim o motorista e o passageiro dianteiro da luz solar intensa.

Neste caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para o lado e atrás dos passageiros. Em caso de chuva, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa apenas 18,3 kg. São 7,6 kg a menos que o 718 Spyder e 16,5 kg a menos que o 718 Boxster. Os motoristas que desejam reduzir oito quilos adicionais do peso do veículo podem deixar a capota em casa, caso o clima permita.

Suspensão esportiva para precisão e agilidade
O chassi do 718 Spyder RS usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder e foi projetado para o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. Ele vem de fábrica com Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo e foi rebaixado em 30 milímetros. Ele também possui Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas.

O comportamento do chassi é caracterizado pela precisão da direção, bem como pelo manuseio ágil e extremamente neutro. Determinados parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. Em comparação com o 718 Cayman GT4 RS, as taxas de mola e amortecedor foram reduzidas para obter uma configuração mais confortável e apropriada para a condução prazerosa de um veículo conversível.

Design interior orientado para a esportividade
Um caráter esportivo também define o interior do carro: o habitáculo é focado nos elementos essenciais, conferindo caráter funcional e ergonômico. O volante esportivo RS é revestido em Race-Tex e apresenta uma marcação amarela de 12 horas. Os leves assentos tipo concha, itens de série, são feitos de CFRP com acabamento em trama de carbono e oferecem suporte lateral particularmente impressionante. As capas dos bancos são de couro preto, enquanto o centro dos bancos Race-Tex perfurado apresenta uma cor contrastante com fundo preto.

As cores contrastantes são Cinza Ártico ou Vermelho Carmine. Um logotipo ‘Spyder RS’ na cor correspondente é bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro. As cores externas disponíveis incluem quatro cores lisas e três metálicas, incluindo o novo Cinza Vanadium metálico, bem como as cores especiais Cinza Ártico, Azul Tubarão e Ruby Star Neo.

Pacote Weissach opcional e cronógrafo
O opcional pacote Weissach também está disponível para o Spyder RS. As rodas forjadas de magnésio opcionais, excepcionalmente leves, podem ser encomendadas em combinação com este pacote de equipamentos especialmente focado no desempenho. As saídas de escapamento esportivas aqui são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018.

Um destaque visual dentro do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo. Disponível exclusivamente para os compradores do Porsche 718 Spyder RS está um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces – um relógio de qualidade premium da operação relojoeira interna da Porsche em Solothurn, na Suíça. Projetado para combinar com a configuração do carro, a caixa particularmente leve é feita de titânio, o mostrador é feito de carbono e a pulseira é feita de couro utilizado no veículo. O rotor na parte traseira ecoa o respectivo design do aro da roda no 718 Spyder RS.

“O 718 Spyder RS eleva o prazer de dirigir a um novo nível para carros conversíveis”, diz Andreas Preuninger, chefe de desenvolvimento para veículos GT. “A combinação de nosso inconfundível motor GT3, a transmissão estreita, dimensões compactas, baixo peso, suspensão de corrida otimizada para estrada e máxima abertura oferece uma experiência de direção extremamente atraente e sem filtros.”

As atividades de pré-vendas do novo Porsche 718 Spyder RS no Brasil terão início ainda em 2023, com entrega prevista para o ano seguinte. O preço público sugerido parte de R$ 1.238.000,00.

O novo Porsche 718 Spyder RS celebra sua estreia pública em junho nas festividades que marcam os 75 anos da Porsche Sports Cars em Stuttgart-Zuffenhausen. Pouco depois, fará uma apresentação no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra.

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Notícia

Conheça o SUV elétrico para off-road pesado e que até flutua na água

Os carros elétricos já invadiram as ruas das cidades e agora querem se destacar também no off-road pesado. A BYD lançou o novo Yangwang U8, um carro com alta capacidade fora da estrada, mas sem deixar o luxo de lado. Feito sobre a nova plataforma e4, os motores elétricos somam 1.100 cv de potência. Com isso, o 0-100 km/h é feito em apenas 3,6 segundos.

São quatro motores elétricos, um em cada roda. Segundo a BYD, isso aumenta o torque que, por sinal, ainda não foi divulgado.

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Apesar de ser um SUV de grande porte, com mais de cinco metros de comprimento, o modelo também é capaz de fazer giros 360 graus, pois as rodas traseiras também são direcionais.

O visual é quadrado e não há como olhar para o BYD U8 sem lembrar do Land Rover Defender.

O SUV tem um sistema de tração nas quatro rodas, que é controlado eletronicamente. Segundo a BYD, esse sistema consegue responder 100 vezes mais rápido que a tração integral convencional.

O carro pode ser guiado em diversos tipos de terrenos, entre eles a água. Por sinal, o U8 tem um modo de flutuar na água. Apesar disto, a marca não aconselha o condutor a desafiar rios ou lagos, afinal estamos falando de um carro e não de um barco.

Outra tecnologia é que o U8 consegue andar a 120 km/h, mesmo com o pneu furado. Desta forma é possível procurar um local seguro para fazer a troca. Na China, mercado do U8, ainda não há preço definido para o SUV.

Para o Brasil não há nenhuma confirmação para importação do modelo.

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Corrida

Tudo pronto para a nova temporada de Sérgio Ramalho na Porsche Carrera Cup

O piloto pernambucano Sérgio Ramalho se prepara para seu retorno às pistas na temporada 2023 já com um grande desafio: a primeira etapa Endurance da Porsche Carrera Cup, que será realizada no próximo sábado (13), no lendário autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Será a estreia da geração 992 do Porsche GT3 guiado por Sérgio Ramalho e Josimar Júnior. “Estamos vindo do título na Challenge do ano passado e este ano temos um carro novo, que ainda nem andamos. Só teremos contato com ele dois dias antes da corrida. Outros pilotos muito experientes, como Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet já tiveram contato com seus carros. Será uma parada dura”.

Sérgio Ramalho conta com o apoio da JBS Motors pelo segundo ano consecutivo. “Posso dizer que a JBS foi pé quente, pois no primeiro ano de nossa parceria ganhamos a Nascar Brasil (Sprint Race) e a Challenge na Porsche”, lembra o piloto.

Sérgio Ramalho e Josimar Jr após ganhar a Challenger em 2022

Serão três etapas Endurance na Porsche Carrera Cup Brasil neste ano. Duas no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) e outra na Argentina. “A expectativa é muito boa para essa nova temporada. O grid é formado só por pilotos profissionais, mas vou trabalhar para ser protagonista, sempre”, afirma Ramalho.

Todos os resultados da temporada 2023 de Sérgio Ramalho você poderá acompanhar por aqui, no Blog da JBS Motors. Boa sorte ao nosso piloto!

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Supermáquinas

Confira dois lançamentos que sacudiram o mercado das supermáquinas

O segmento premium segue aquecido e com muitas novidades sendo lançadas ao redor do planeta. Nesta semana, McLaren e Mercedes revelaram duas supermáquinas que invadiram as redes sociais e rapidamente viralizaram. Vamos mostrar um pouco das duas agora.

Começando pela inglesa McLaren, que apresentou ao mundo o sucessor de seu best-seller, o 720S. Com leve mudanças no visual em relação ao seu antecessor, o novo McLaren 750S chega mais potente, mais leve e ainda mais apimentado.

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O modelo tem 750 cv e faz referência ao nome 750S. O motor é V8 de 4.0L com turbocompressor e foi montado no meio de uma estrutura de fibra de carbono. Com isso ganhou 30 cv a mais e ainda ficou 30 km mais leve que o 720S.

Os tubos de escape tornam o som do 750S feroz, especialmente nas rotações mais altas. Com maiores entradas de ar à frente das rodas traseiras há uma melhora no resfriamento do motor.

A transmissão é automática de dupla embreagem e sete velocidades, mas segundo a McLaren, a relação de marchas do 750S é mais curta que o antecessor.

Com tanto desempenho, o 0-100km do cupê e também da versão Spider é feito em menos de 3 segundos. Para ambas as carrocerias, a velocidade máxima encosta nos 330 km/h. Haja reta para acelerar o esportivo.

E para ajudar a parar o supercarro é preciso de freios de qualidade. O pacote de freios inclui kit de rotores de cerâmica em carbono de 15,4 polegadas com pinças frontais monobloco. Um novo servofreio e bomba de vácuo fornecem uma frenagem mais eficiente.

No interior do 750S, há sistema de infoentretenimento de 8 polegadas sensível ao toque com espelhamento apenas para Apple CarPlay. A cabine ainda conta com sistema de som Bower & Wilkins.

O McLaren 750S ainda conta um sistema onde o motorista vai poder definir o modo de direção favorito e salvá-lo para ativar ou desativar em tempo real. O modelo parte de US$ 331.740 (R$ 1,6 milhão) na versão S. Já a versão Spider (R$ 1,7 milhão).

Elegância alemã

Se a inglesa McLaren apela para a esportividade, a alemã Mercedes-Benz ostenta elegância com seu renovado sedã de luxo, que estreia com um conjunto híbrido. Graças à eletrificação sistemática e ao downsizing inteligente, o novo Classe E estabelece novos padrões de eficiência. Metade de todos os modelos serão híbridos plug-in de quarta geração.

A versão E200 tem motor 2.0 de 204 cv de 32,6 kgfm e duas E220 tem o motor alimentado a diesel com 197 cv. O torque é de 44,8 kgfm.

As versões híbridas são E300 e E300 4Matic, que somam 312 cv de potência e 56 kgfm de torque. Já a 4Matic resulta em 380 cv e 66,2 kgfm. Essas versões híbridas plug-in permitem que o carro ande até 100 quilômetros no modo elétrico.

A sexta versão tem 375 cv de potência e usa um sistema híbrido leve de 48V, como em alguns carros no mercado automotivo, como o Kia Stonic.

Além da turboalimentação, os motores a diesel e a gasolina apresentam suporte inteligente de um gerador de partida integrado. Eles são, portanto, híbridos leves. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico aumentou de 15 para 17 kW e o torque do turbo para 205 Nm.

O novo sistema de infotenimento é um dos orgulhos da Mercedes. Na tela do passageiro é possível transmitir vídeos e jogos. Mas há um sistema de câmeras montado no painel e se o motorista for flagrado tentando espiar, o conteúdo é bloqueado.

Na tela central há vários aplicativos, como TikTok e o jogo Angry Birds para você se distrair quando estiver preso no trânsito ou esperando seu companheiro(a) fazer compras no Shopping, por exemplo.

O novo Classe E também conta com realidade aumentada para navegação e assistente de voz, para fazer pedidos como abrir os vidros, mudar o ar-condicionado entre outras funções.

Tecnologia
Com a Chave Digital do Veículo, o Classe E pode ser iniciado e travado simplesmente pelo motorista portando um dispositivo compatível. O compartilhamento de chaves também é possível: vários canais digitais podem ser usados para convidar familiares ou amigos para usar o E-Class. Ao fazê-lo, o proprietário do veículo pode atribuir diferentes direitos, concedendo apenas o acesso ao veículo ou também a sua condução.

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História

Renegade, Compass, Commander e Wrangler: saiba o significado do nome de cada Jeep

Renegade, Compass e Commander são nomenclaturas comuns para ouvidos brasileiros, mas nem todo mundo sabe o que significa cada uma delas. Aliás, nomear um veículo não deve ser uma tarefa fácil. Pelo contrário: é um processo complexo que exige uma série de pesquisas, análises e muita criatividade. Segundo a Jeep, este caminho traz um teor histórico e torna-se natural associar nomes icônicos a carros novos que têm o mesmo conceito e atitude de antigos modelos.

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Tanto é que a maioria dos atuais modelos da marca carrega a história de antecessores, como, por exemplo, o Renegade. Hoje famoso por seu desempenho no mercado de SUVs compactos, seu nome veio de uma versão do CJ. Já o Compass foi lançado em 2006 nos Estados Unidos. E o primogênito do Commander, assim como o modelo atual, também abrigava sete ocupantes.

Bússola, comandante, gladiador: a maioria das nomenclaturas vem do inglês, em referência à origem da marca, que remonta a 1941, quando o exército dos EUA assinou um contrato com a Willys-Overland para esta ser a principal fornecedora do exército americano. Mais do que isso, cada um deles também remete às suas características fundamentais, como valentia, estilo de vida e habilidades off-road.

Conheça mais dos atuais nomes da Jeep:

Renegade: hoje um modelo bem procurado no segmento B-SUV, empresta seu nome de uma versão do clássico CJ e que, nos anos 1990, batizou também um pacote de opcionais do Wrangler. Requintes estéticos, como faixas decorativas e para-choques distintos, além de aprimoramentos para o off-road, tais quais pneus e amortecedores mais parrudos e rodas exclusivas, o diferenciavam da versão convencional.

Na tradução do inglês significa “renegado”, ou “aquele que quebra tradições”, o que realmente fez, já que o Renegade mudou o mercado de utilitários esportivos no Brasil e entrou para a história, sendo o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. O Renegade é hoje o único do seu segmento que oferece versões 4×4 e conta ainda com o motor mais potente da categoria em todas as versões. Um verdadeiro Jeep!

Compass: em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. De fato, o modelo foi como uma bússola que mostrou o caminho para a Jeep chegar ao topo dos SUVs médios. Outro conceito que o modelo carrega em seu nome é a ideia de que te levará aos lugares que você deseja.

Atualmente, o Compass é líder absoluto entre os SUVs médios no país nos últimos 6 anos e tem produção nacional, mais precisamente no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. Além das versões produzidas em Goiana, o Compass também foi o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.

Commander: mais um nome inspirado em um clássico da marca. Importado da Áustria e apresentado no Salão do Automóvel de 2006, era imponente com seus 5,12 metros de comprimento, três tetos solares e motor V8 de 326 cv. Trazia mimos inéditos, como ajuste elétrico de distância dos pedais. Tal como o atual, o antigo Commander também oferecia sete confortáveis lugares.

E o “comandante” é também o líder absoluto entre os D-SUVs praticamente desde que foi lançado e mantém a posição com folga: no último mês garantiu 32,6% de market share da categoria. Além disso, é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil e recentemente conquistou a marca de 40 mil unidades produzidas.

Wrangler: sucessor do CJ, o Wrangler foi incorporado à linha da Jeep depois de 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. No inglês, significa um cowboy, que trabalha duro independente da situação, assim como o SUV da Jeep, que é feito para qualquer terreno e possui a melhor tração 4×4 do segmento.

Gladiator: o “gladiador” (tradução do inglês) da Jeep chegou ao mercado brasileiro no ano passado com a missão de colocar a marca em uma nova categoria e ser a picape mais capaz do segmento. Assim como um soldado romano, a picape da Jeep é robusta, forte e preparada para qualquer situação.

No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck. Na Argentina, essa produção ocorreu até 1977.

Vale ressaltar que todos os modelos que a Jeep disponibiliza no mercado brasileiro contam com versões 4×4 e a capacidade off-road única da marca. Algumas versões contam ainda com o selo Trail Rated, coroação destinada aos mais capazes no off-road e insuperáveis em cinco importantes exigências: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.