Categorias
Notícia

Maio Amarelo é tempo de conscientização no trânsito; veja dicas de segurança

Novas tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista têm ajudado muita gente a evitar pequenas colisões e até acidentes mais graves. Mas como no Brasil esse tipo de tecnologia está presente em um percentual muito baixo de veículos, a conscientização ainda é a melhor medida para evitar acidentes no trânsito. Afinal, mais de 5 mil pessoas morrem todos os anos apenas nas rodovias federais do Brasil, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

O Maio Amarelo chega para mobilizar a sociedade a favor de um trânsito mais seguro. Tema também da campanha da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando a conscientização e a paz nas vias.

O Maio Amarelo é um movimento global que busca salvar vidas e promover uma mudança cultural em relação ao comportamento nas vias. A cor amarela foi escolhida por representar atenção e alerta, princípios fundamentais para a prevenção de acidentes.

Durante todo o mês de maio, diversas ações são realizadas em todo o mundo para sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, praticar a direção defensiva, utilizar os equipamentos de segurança corretamente e, acima de tudo, valorizar a vida.

Confira dicas importantes de segurança no trânsito:

1 – Sinalizações

 Foto: Freepik

Placas, semáforos e marcações nas vias são projetados para orientar e controlar o fluxo de veículos, garantindo a segurança não apenas dos motoristas e motociclistas, mas também dos pedestres e ciclistas. Ignorar as sinalizações aumenta a probabilidade de colisões e acidentes. Além de colocar em risco a vida de quem está dirigindo e das outras pessoas nas ruas, não respeitar as sinalizações e as leis pode resultar em multas gravíssimas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

2 – Direção e celular

Foto: Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o uso do smartphone aumenta em 400% o risco de sinistros no trânsito. Dados da Associação Brasileira de Medicina do Trafego (Abramet) mostram que 70% dos motoristas acreditam que direção e telefone celular não combinam, mas somente 20% se privam dessa prática.

Usar o celular ao volante faz com que o condutor perca o campo de visão de 360º que se deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, alterando a sua concentração no trânsito. Além disso, no Brasil se qualifica como uma infração gravíssima.

3 – Cinto de segurança

Foto: Freepik

Um dos itens mais importantes no veículo, o cinto de segurança é acessório obrigatório, mas ainda desprezado por muitos motoristas e passageiros imprudentes, e deve ser usado também pelos passageiros que estão no banco de trás, onde há risco de ser lançado para fora do veículo em caso de colisão.

Dados da Abramet mostram que esse equipamento reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros nos bancos da frente, e em até 44% para ocupantes dos bancos de trás de veículos envolvidos em sinistros de trânsito.

* Com informações do Denatran e Auto Ranking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *