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Picapes em alta: veja quais as mais vendidas e queridas do país

Assim como os SUVs, as picapes estão em alta no Brasil e nunca venderam tanto como agora. O veículo mais vendido do nosso mercado nos últimos dois anos é uma picape compacta e isso não deverá ser diferente em 2023. A Fiat Strada segue na liderança e vê o crescimento do segmento também nas de maior porte, como Toro e Rampage.

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Lançada há 25 anos, a Fiat Strada é uma picape compacta que revolucionou não só o seu segmento, mas toda a indústria automotiva nacional. Ela não só se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, como também manteve seu domínio. Aliás, é o veículo mais vendido no país desde 2021, desempenhando um papel fundamental na condução da evolução do setor automóvel.

Vale dizer que a picape também é o veículo mais vendido da América do Sul em 2023. Com a introdução da sua segunda geração, em 2020, atingiu um marco notável ao ultrapassar as 400.000 unidades produzidas em cerca de 3 anos. No total, foram fabricadas mais de 2 milhões de unidades em 25 anos.

A Hilux, que é um sonho de consumo de muita gente, segue na liderança do seu segmento, mas vê a nova Ranger chegar com muita tecnologia e um novo motor V6 a diesel que promete sacudir o mundo dos picapeiros.

A RAM ganhou volume com a Rampage, que é produzida na planta da Stellantis em Pernambuco. A picape de porte médio-compacto usou a fórmula da Toro e agregou o alto padrão da marca norte-americana. Com isso, ganhou rapidamente o coração e a garagem de muitos brasileiros.

Confira abaixo o ranking das picapes mais vendidas até agora em 2023, dividido por segmento:

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Eventos pelo mundo

Salão de Tóquio mostra o presente e o futuro da eletrificação dos carros

O consagrado Salão do Automóvel de Tóquio fecha as portas neste domingo, dia 5, após duas semanas de uma exposição que comprova que a eletrificação automotiva já deixou de ser uma expectativa e agora é uma realidade sem volta.

Já era esperado que os carros elétricos dominassem a mostra japonesa, mas o fato de a BYD está presente no evento reforça ainda mais a presença da eletrificação. Ela foi a primeira marca chinesa a entrar no Salão do Automóvel do Tóquio (que agora se chama Salão da Mobilidade do Japão), e chegou com status de gigante no setor.

Na terra dos japoneses, a rotina é do sistema V2X (do veículo para tudo) do conceito que permite aos usuários recarreguem seus dispositivos a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo também compartilhar a energia do veículo com pessoas com quem estão trabalhando de forma colaborativa e em eventos na comunidade local. A proposta está virando negócio para os consumidores que estão optando por elétricos.

Conheça alguns modelos apresentados no Salão da Mobilidade do Japão:

Toyota
A maior fabricante de carros do Japão não poderia faltar ao no Japan Mobility Show e afirma o tema deste ano: “Vamos mudar o futuro dos automóveis – encontre o seu futuro.” Sua oferta atual consiste em dois modelos-conceito elétricos; o FT-3e e o FT-Se. A Toyota também anunciou outro carro-conceito: é uma picape 100% elétrica do porte da Rampage. A primeira da montadora japonesa a apostar no formato. O comprimento chega a 5,07 metros e a distância entre-eixos de 3,35 metros.

BYD U8
O super jipão não é nada estranho visto de perto. E toda pegada do utilitário se dá na possibilidade do 360º praticamente em mínimo espaço para rodagem. Carrão chinês impressiona pelo porte.

BMW iX2
A versão totalmente elétrica do X2 terá alcance de 426 quilômetros e o 0-100 km/h é feito em 5,6 segundos. É o SUV dessa linha intermediária mais elegante visualmente da marca alemã.

BMW X2
Renovado, o SUV chega mais esportivo e também haverá uma versão potente M35i, exposta aqui em Tóquio. A BMW só comercializará o modelo em 2024 no país.

Mazda MX-5
O conceito também foi confirmado para o Salão. Elétrico, o MX-5 recebe uma atualização visual mas o modelo mais elegante da mostra está no estande. O Iconic, coupé abre as portas no esquema do MB asas de gaivota. Ele será mostrado ao lado de um Mk1 original de 1989.

Mazda Iconic SP
O conceito apresentado no Japan Mobility Show oferece uma ideia do que o futuro pode reservar para a série.Ele pode funcionar em modo totalmente elétrico e oferece cerca de 370 cv combinados. Apesar disso, ainda não foi especificado o tamanho da bateria do carro-conceito, nem quantos motores elétricos o sistema híbrido usa. O conceito tem 4.180 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.150 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.590 mm.

Suzuki Swift Concept
A sétima geração do modelo fez sua estreia no motor show japonês. O carro tem motor a gasolina turbinado e sistema híbrido leve.

Lexus
A divisão de luxo da Toyota prepara uma linha conceitual, batizada de LF ZL, o crossover maior é o LF ZC, o menor com arquitetura de causar inveja. Esse último vai virar um sedã elétrico no formato fastback.

Daihatsu Me:MO Concept
O Me:MO é um veículo de mobilidade pequeno, o mais criativo e quadrado com janelas grandes, semelhante ao Citroën Ami, com um pouco mais de porte. A Daihatsu redefine a relação entre carros e pessoas, essa é a proposta.

Nissan Hyper Urban
Na preparação para o Japan Mobility Show em Tóquio, a Nissan está apresentando uma série de veículos conceito totalmente elétricos. O primeiro é o Nissan Hyper Urban, revelado digitalmente. Além da série de veículos-conceito totalmente elétricos, o estande também apresenta modelos de produção. O Leaf em edição especial do 90º aniversário da marca, com grades dianteiras e espelhos retrovisores acentuados com cobre, bem como rodas especiais e materiais.

A série de carros-conceito foi revelada em formato digital antes do dia de imprensa do evento e apresenta a palavra “Hiper” para expressar o entusiasmo elevado que essas novidades pretendem trazer. O modelo Force, espécie de GT-R do futuro, elétrico e com mais de 1350 cv é um escândalo de visual.

Nissan Hyper Adventure
É o segundo de sua série de conceitos avançados de veículos elétricos para o Japan Mobility Show. O conceito digital é um utilitário esportivo projetado para pessoas apaixonadas por aventuras ao ar livre e por um estilo de vida ecológico.

Hyper Tourer
O Nissan Hyper Tourer está fisicamente no estande da Nissan. A minivan totalmente elétrica por dentro é uma moderna sala de estar. As pessoas enquanto viajam estão sempre juntas.

Hyper Punk
Oferecendo uma conexão contínua entre os mundos interno e externo, virtual e físico, o Nissan Hyper Punk é um crossover de nova geração que inspira a autoexpressão em todos os mundos.

* Com informações e fotos do jornalista Jorge Moraes

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Renault e Fiat apresentam dois novos modelos inéditos no mercado

Outubro é um mês sempre muito movimentado para o mercado automotivo nacional. É nesse período que a maioria das montadoras realizam os lançamentos ou revelações de modelos para o ano seguinte. Nesta semana tivemos dois exemplos com a apresentação dos inéditos Renault Kardian e Fastback Abarth, da divisão esportiva da Fiat.

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Do Brasil para o mundo

A Renault revelou no Rio de Janeiro aquele que tem tudo para iniciar uma nova era da marca francesa no Brasil. O novo Kardian é um SUV compacto desenvolvido por aqui, mas que será vendido em diversos mercados mundo a fora.O lançamento oficial será realizado em março de 2024.

No Brasil ele mira os SUV menores, como Nivus da Volkswagen e Pulse da Fiat. E para isso precisava preencher todos os pré requisitos que o segmento exige, como um design moderno, motorização eficiente e tecnologia a bordo.

Começando pelo design, o Kardian é o primeiro modelo produzido fora da Europa a exibir a nova identidade da Renault. Sua grade frontal tem um acabamento diferenciado com pequenos losangos com efeito 3D e faróis full led em dois andares, algo que está ficando bem comum em muitos carros.

O carro tem medidas compactas, com 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e um bom entre-eixos de 2,60 metros, um dos melhores da categoria. Generosas também são as rodas diamantadas de 17 polegadas, que têm um belo desenho.

No teto em preto brilhante estão as barras modulares no sentido longitudinal que suportam até 80 quilos e podem ser transformadas em barras transversais. Uma bela sacada da Renault. Na traseira podemos destacar as lanternas com formato em C e o porta-malas com capacidade de 358 litros.

O Kardin usa uma nova plataforma da Renault, o que seria uma evolução da plataforma do Clio Europeu, segundo a montadora. Ela também inaugura no Brasil o motor 1.0 turboflex de três cilindros com potência máxima de 125 cv e o maior torque da categoria, com 22,4 kgfm. O câmbio é outra novidade. Trata-se de uma transmissão de dupla embreagem banhadas a óleo e seis velocidades.

Na cabine, o acabamento e a qualidade dos materiais surpreenderam. Vale ressaltar que na revelação mundial do Kardian que participamos no Rio de Janeiro estava exposto um modelo pré-série da versão topo de linha, que sempre tem um toque a mais de capricho. Mesmo assim, quando olhamos para Nivus e Pulse, notamos que no Renault Há menos plástico aparente e um pouco mais de requinte nos detalhes.

O cluster é digital de 7 polegadas e tem um belo grafismo. Já a central multimídia é menor entre os concorrentes com 8 polegadas e conectividade sem fio para o pareamento com o smartphone. Tem ainda, carregador por indução, ar-condicionado digital, freio de mão eletrônico e uma alavanca de câmbio com formato de joystick, inspirada nos games.

Mas é na tecnologia voltada para a segurança que o Kardian dá um show. Além dos 6 airbags de série, ele tem ao todo 13 dispositivos de assistência ao motorista, como ACC, alerta de ponto cego, que é inédito no segmento, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e câmera multivisão, uma espécia de câmera 360 graus.

Esportivo mais em conta

O SUV para o dia a dia, mas que no final de semana pode ser levado para um track day na pista de corrida. Assim podemos definir o Fastback Abarth, que acaba de ser lançado pela divisão esportiva da Fiat pelo preço de R$ 159.990.

Apesar de ter o mesmo motor 1.3 turboflex de 185 cv de potência e 27 kgfm de torque que a gente já conhece em outros modelos da Stellantis, a assinatura do escorpião da Abarth se justifica pelas modificações feitas pela divisão esportiva na suspensão, pneus, direção, que ficou mais direta, e calibração do câmbio (curva de torque).

Acelerações e retomadas rápidas, curvas em alta com estabilidade e um ronco do motor que empolga. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220 km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.

Vale dizer ainda que o modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Novo Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).

Literalmente “feito sob medida”, o Novo Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

Como um verdadeiro SUV, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun to-drive.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo. Afinal, a marca é a expressão do design italiano. Claro que, com o Fastback, não seria diferente, ainda mais por se tratar de um modelo tão premiado neste quesito. Tudo isso é percebido logo de cara, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro.

Além disso, a Fiat Flag também pode ser vista na grade, enaltecendo a raiz italiana das marcas Fiat e Abarth. Contraste perfeito entre a esportividade e o premium, o SUV Coupé traz dupla saída de escapamento, um elemento que agrega ainda mais personalidade ao veículo. O aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica. O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao Novo Fastback Abarth. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.

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Tecnologia

Stellantis vai produzir carros híbridos e elétricos em Pernambuco

A Stellantis vai alocar no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a produção dos primeiros veículos equipados com as tecnologias Bio-Hybrid, que associam eletrificação com motorização flex e a etanol, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela empresa no Brasil.

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As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) são parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade concebida pela Stellantis no plano estratégico Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038, e uma redução de 50% das emissões de CO2 já em 2030. As novas tecnologias híbridas estarão disponíveis já a partir do próximo ano.

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Representam um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.

A localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica vão mobilizar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis, composto por fornecedores, universidades, centros de pesquisa, entre outros, privilegiando o talento dos profissionais brasileiros. O esforço de inovação em hibridização e eletrificação se soma ao desenvolvimento de outras tecnologias de ponta com base no Polo Automotivo da Stellantis no Nordeste.

O Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto os laboratórios instalados no Polo e em parcerias com universidades do Nordeste se dedicam ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês), que é a base da direção autônoma.

O desenvolvimento tecnológico vai resultar também na ampliação significativa do parque local de fornecedores. Atualmente, a Stellantis tem no entorno do Polo de Goiana 38 fornecedores de componentes e sistemas, número que deve aumentar para 50 no curto prazo.

Ao longo dos próximos anos, no horizonte do desenvolvimento da nova família de veículos híbridos e elétricos, a cadeia de valor deverá contar com 100 fornecedores instalados em Pernambuco, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, e descarbonizando a mobilidade.

Fábrica da Stellantis em Pernambuco produz modelos da Fiat, Jeep e RAM

Bio-Hybrid

A Stellantis avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, que combina motores térmicos com eletrificação, em seus três polos automotivos brasileiros – Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). Este avanço simultâneo é possível porque a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis.

As três plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. Antonio Filosa destaca que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir um estímulo para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional. “É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, observa.

A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina, e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como a aprovação da Reforma Tributária.

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Tecnologia

Nissan promete “avalanche” de conceitos elétricos para o Salão de Tóquio

A Nissan é uma das pioneiras mundiais na comercialização de grande volume de carro elétrico com o Leaf, que foi por muitos anos o modelo 100% elétrico mais popular do planeta. Os tempos mudaram e os chineses e norte-americanos viraram o jogo da eletrificação e agora os japoneses correm atrás do tempo perdido.

É por essa razão que o Salão de Tóquio deste ano, que será realizado no final deste mês, promete ser revolucionário para as montadoras do Japão. Somente a Nissan promete apresentar quatro novos conceitos de carros elétricos e vamos revelar aqui um deles, que é voltado para os entusiastas de atividades ao ar livre.

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Chamado de Hyper Adventure Concept, o protótipo elétrico vem depois do Hyper Urban Concept e apresenta um par de portas dianteiras tradicionais, bem como um par de portas traseiras do tipo borboleta. As informações são do site motor 1.

A Nissan afirma que o SUV azul pode se tornar o companheiro perfeito para uma pessoa que gosta de atividades ao ar livre, seja em uma viagem de fim de semana às montanhas locais ou em uma jornada de meses em áreas remotas, fazendo bom uso de sua bateria de grande capacidade e do recurso de veículo para tudo (V2X).

A fabricante japonesa não revela a capacidade da bateria, mas diz que o recurso V2X significa que ele pode exportar energia para tudo, desde uma simples chaleira para fazer uma xícara de chá quente até uma casa (via veículo para casa, ou V2H), e até mesmo para a rede, via veículo para rede (V2G). Se a bateria tiver energia suficiente, é claro.

Em termos de design, o Hyper Adventure tem “painéis de carroceria dinâmicos que expressam atividade” e um spoiler dianteiro que redireciona o fluxo de ar através dele, aumentando o desempenho aerodinâmico, afirma a Nissan. Todos os quatro pneus, bem como os para-choques dianteiro e traseiro, são equipados com grampos para ajudar o carro a passar por áreas com neve com facilidade.

Na parte traseira, há um conjunto de degraus automaticamente extensíveis e retráteis que podem ser úteis ao calçar sapatos pesados para neve. O banco traseiro também pode girar 180 graus para proporcionar uma posição confortável ao se preparar para uma caminhada.

Falando do interior, o painel de instrumentos é conectado à parte inferior do para-brisa e serve como uma tela com um amplo campo de visão, enquanto os assentos são feitos de uma combinação de tecido e correias. Há também espaço suficiente no interior para equipamentos para atividades ao ar livre, como barracas, esquis ou até mesmo um caiaque, diz a Nissan, embora as dimensões do carro não tenham sido reveladas.

O sistema de tração elétrica integral e-4ORCE da marca também está presente, permitindo que o conceito – pelo menos teoricamente – alcance destinos remotos sem ficar preso.

No total, quatro novos conceitos de EV serão revelados no Salão de Tóquio deste ano. Os dois primeiros já foram mostrados em formato digital, e os próximos dois estão programados para serem revelados on-line em 17 e 19 de outubro.

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Mercado

Tesla e BYD disputam carro a carro a liderança dos carros elétricos

Norte-americanos e chineses querem dominar o mundo. Mas calma, aqui o duelo é pelo segmento mais cobiçado atualmente no mundo automotivo. As gigantes Tesla (EUA) e BYD (China) disputam carro a carro a liderança na venda de modelos 100% elétricos. E a “briga” está acirrada. Foi isso que apontou os relatórios de emplacamentos de carros elétricos a bateria (BEV) no terceiro trimestre de 2023.

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Os números divulgados pelo site InsideEVs apontam crescimento das duas montadoras, mas o que chamou a atenção de todos foi que, pela primeira vez na história, a chinesa atingiu impressionantes 99% das vendas totais da Tesla, encostando de vez na norte-americana.

Ao todo, a BYD emplacou 824.001 veículos eletrificados no terceiro trimestre de 2023, dos quais 431.603 eram carros totalmente elétricos (BEV), um número que já representa 52,4% do total de vendas da empresa. No mesmo período, a Tesla ficou abaixo do esperado, com 435.059 carros elétricos a bateria.

Tesla nasceu como marca de carros 100% elétricos à bateria (BEV)

Ambas as montadoras são líderes globais em veículos eletrificados plug-in (que vão na tomada), mas falando exclusivamente dos carros elétricos (BEV), temos aqui um movimento interessante da montadora chinesa ao atingir 99,21% das vendas totais da Tesla. É quase um empate técnico entre as duas gigantes.

Desde que passou a produzir e vender exclusivamente eletrificados (BEV e PHEV), a BYD já se consolidou com líder global em eletrificados plug-in, mas ao mesmo tempo está avançado de forma contundente na participação dos BEVs em suas vendas totais, se aproximando da Tesla.

Olhando para os números e tendência de crescimento, vemos que as vendas da Tesla neste trimestre aumentaram 26,5% em relação ao ano anterior, mas diminuíram 6,7% em relação ao trimestre anterior. Já as vendas de veículos elétricos puros da BYD aumentaram 66,9% em relação ao ano anterior e 22,6% em relação ao mês anterior neste trimestre. A taxa de crescimento da BYD superou a da Tesla por larga vantagem nas duas comparações.

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Eventos

JBS Motors participa do 11º Encontro do PEEX neste domingo

A JBS Motors estará presente em grande estilo no 11º Encontro do PEEX, que ocorre neste domingo (1º/10), a partir das 13h, no Recife Outlet, no município de Moreno, na RMR às margens da BR-232. Trata-se de um dos maiores eventos do estado que reúne supercarros esportivos e clássicos e conta com a participação da JBS nas últimas edições.

Nosso espaço no evento contará com duas supermáquinas bem exclusivas e que deverão disputar as lentes de todos os aficionados por carros presentes no encontro. Mas a revelação dos carros escolhidos para o evento só ocorrerá na abertura do encontro.

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A organização do evento também está com ótimas expectativas para o evento, que promete bater recordes de participantes nesta edição. “A gente espera que esse seja o maior evento de todos, batendo o recorde de carros participantes. Esperamos algo em torno de 250 a 270 modelos esportivos, antigos e clássicos participando, o que nos remete a pelo menos 500 pessoas diretamente ligadas ao evento, além do público que vai visitar o encontro”, afirma Wagner Marques, criador do PE Exóticos (@peex).

São duas modalidades de participantes no evento. Tem o visitante, que não precisa fazer inscrição. Basta chegar com 2 kg de alimentos que serão doados à instituições de caridades e existe a modalidade de participante/expositor. Nesse caso, o carro precisa seguir um pré-requisito, sendo um esportivo, antigo/esportivo, ou carro clássico. “Como exemplos podemos citar os BMW da linha M, Audi linha RS e Mercedes da AMG, além de Ferrari, Lamborghini, Porsche. Muita gente confunde esportivo com carro premium, mas precisa ser de uma linha esportiva, de fato”, explica Marques.

Sobre o PEEX

O Pernambuco Exóticos, ou PEEX, como ficou conhecido nasceu em 2014 da paixão do ainda estudante Wagner Marques pelos carros. Morando no interior do estado, ele percebeu que, assim como ele, muita gente não tinha acesso ou mesmo informações sobre os carros que eram vistos muito raramente nas ruas ou só nas telas do cinema e televisão.

Wagner apostou nessa ideia logo nos primeiros passos da rede social Instagram no Brasil e o sucesso do PEEX foi imediato. Os flagras dos mais variados modelos de carros começavam a chegar de todos os cantos e o número de seguidores só crescia (hoje são quase 130 mil).

Já no segundo ano da página, Wagner junto com proprietários de carros exóticos que seguiam o perfil no Instagram resolveram realizar a primeira edição do Encontro PEEX, em 2015. O evento foi realizado em um lava-jato de Setubal, Zona Sul do Recife, e superou todas as expectativas. “Nem eu mesmo estava acreditando muito no evento. Pensei que iriam dois carros só. Mas quando chegou o dia, foi um sucesso. Lotou o espaço reservado a ainda grande parte da rua. Foi um marco para os encontros de carros no estado”, lembra Wagner.

11º Encontro PEEX

Local: Recife Outlet (BR-232 Km 20, Moreno)

Data: 1º de outubro de 2023

Horário: A partir das 13h

Entrada: 2 kg de alimentos não-perecíveis.

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Off-Road

Mahindra apresenta conceito de SUV elétrico que surpreende pelo design

A marca indiana Mahinda é especializada em SUVs e já teve seu momento no Brasil. Não durou muito tempo por aqui, mas no país mais populoso do mundo, a Mahindra ainda é uma gigante. Prova disso é que a montadora indiana surpreendeu o mundo ao apresentar um conceito de um SUV para off-road pesado, com tecnologia e movido a energia elétrica.

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O audacioso “Vision Thar.e” (assim mesmo com um ponto no meio do nome) foi apresentado no evento exclusivo “Futurescape”, na Cidade do Cabo, África do Sul. O Thar.e é mais do que uma evolução elétrica do lendário off-roader; é uma transformação de design ousada e distinta que continua a incorporar o espírito do autêntico SUV da Mahindra.

Veejay Nakra, presidente do setor automotivo da Mahindra & Mahindra Ltd. disse: “Vision Thar.e é um testemunho de inovação e uma filosofia de design pioneira que é exclusivamente Mahindra e distintamente global. Thar.e atende ao aventureiro que existe em todos nós, almejando a exploração sem concessões. Alinhado com o movimento global em direção ao consumo responsável, nosso foco em materiais sustentáveis ressoa com a mudança mais ampla em direção a sermos positivos para o planeta, garantindo que Thar.e seja atemporal e oportuno”.

A construção modular única e os componentes adaptáveis do Thar.e posicionam-no como um destaque no campo dos SUV elétricos. Esta filosofia de design robusta alinha-se com o apelo intemporal e a presença confiante do SUV, adequado para qualquer terreno.

O design de Thar.e cria seu próprio caminho inovador e distinto. No entanto, continua a ser um autêntico SUV para todo terreno, mantendo a tenacidade e o espírito de exploração da marca.

O exterior do Thar.e cria uma visão única e renovada. As superfícies geométricas nítidas incorporam o espírito robusto de “explorar o impossível”, enquanto recursos inovadores como janelas quase verticais maximizam o espaço e criam uma presença imponente.

O interior combina minimalismo com funcionalidade, concentrando-se no essencial da condução off-road. Elementos como uma tela central giratória, alças robustas e um layout organizado enfatizam a praticidade do Thare.e para aventureiros urbanos e off-road.

Com tecidos feitos de 50% de PET reciclado e um compromisso com plásticos recicláveis não revestidos, a Thare.e alinha-se com uma filosofia onde a simplicidade serve a sustentabilidade.

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Eventos pelo mundo

Salão de Detroit antecipa lançamentos para o Brasil

O Salão de Detroit, nos Estados Unidos, encontrou uma forma de resistir aos grandes e tradicionais salões ao redor do mundo? Acho que na marra, no limite. A edição 2023 investiu nos modelos elétricos das vizinhas Ford, GM e Stellantis e algumas das novidades presentes porque os concessionários locais fizeram a bondade de participar. Mas o brilho pela ótica da experiência do consumidor continua na inesquecível capital do automóvel dos Estados Unidos.

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E do salão o que mirar para o Brasil? A tradicional primeira pergunta. Vamos lá: Mustang Mach-E GT é uma delas. O Ford Mach-E GT começa a ser vendido no Brasil já no próximo mês. A novidade foi anunciada pela própria montadora no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. O modelo elétrico chega no Brasil em versão única e tem 486 cv de potência e 82,9 kgfm de torque.

Ao total, o Detroit Auto Show tem 35 marcas de veículos, todo mundo junto, como escrevi. São 16 fabricantes que exibem vários modelos no evento, como Cadillac, Lincoln, Rivian, Chevrolet, Dodge, Fiat, Ford, GMC, Jeep, Toyota, Ram, Tesla, KIA, entre outras.

Ford F-150 Lightning
A variante elétrica está nos planos da Ford para trazê-la ao Brasil. A autonomia da picape é de 483 km e somando os motores elétricos chega a 588 cv de potência e 107 kgfm de torque.

Honda ZR-V
Com os dias contados para ser oficialmente lançado no Brasil, o Honda ZR-V também aparece no Detroit Auto Show. Aqui no Brasil, o modelo chega com motor 2.0 aspirado e será posicionado acima do HR-V.

Grand Cherokee Híbrido
O Jeep redefiniu o segmento de utilitários esportivos de luxo em 1992, com uma entrada histórica no Salão de Detroit. Depois de deixar a fábrica e cruzar a cidade, o Jeep Grand Cherokee subiu as escadas do evento e atravessou uma porta de vidro. A marca fez o mesmo com o Wrangler mas agora, ambos estão em um ambiente mais comportado. Estáticos.

No Brasil, o novo carro chegará rico em tecnologia e será híbrido plug-in, utilizando a plataforma 4xe.

Chevrolet Corvette E-Ray 3LZ
O esportivo eletrificado é o mais rápido de todos os tempos. O motor é um V8 6.2L que gera até 655 cv de potência. Uma bateria de ions de lítio de 1,9 kWh eletrifica o Corvette pela primeira vez, alimentando a unidade de propulsão elétrica que alimenta as rodas dianteiras.

A bateria carrega-se automaticamente, captando energia à medida que avança, permitindo-lhe concentrar-se na condução. O motor elétrico tem 160 cv de potência. O 0-100 km/h agora é de 2,5 segundos. Blazer, Equinox e Silverado elétricos se juntam ao time de lançamentos que serão comercializados no Brasil.

Jeep Gladiator 2024
A picape icônica da Jeep recebe uma atualização para o ano de 2024. Uma delas é um novo sistema de info entretenimento e alguns novos recursos off-road. A tela agora tem 12,3 polegadas e espelhamento de tela para Apple CarPlay e Android Auto. O motor continua o 3.6L V6 de 285 cv de potência. por enquanto, não há versão híbrida para o modelo.

Toyota RAV4
Agora vem hibrido. O SUV mais vendido do mundo está na frente do estande da Toyota exibindo a porta da tomada que permitirá autonomia no modo elétrico perto dos 100 Km. O carro foi levemente retocado na frente e o melhor do conjunto de retoques está na troca da nova central multimídia. Previsão de chegada será no final do ano.

*Com informações do Jornalista Jorge Moraes, direto de Detroit

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Salão de Munique mostra que o futuro está próximo no mundo automotivo

Os salões do automóvel sempre foram espaços que as montadoras aproveitavam para mostrar o futuro de sua marca. Os carros-conceito futuristas que pareciam que nunca chegariam as ruas encantavam e assustavam a todos que visitavam os eventos. Mas agora, diante do avanço tecnológico e da acelerada eletrificação, os protótipos já não assustam mais e estão cada vez mais próximos dos modelos de produção.

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Foi isso que pudemos notar ao conferir os lançamentos das montadoras que participaram do badalado Salão de Munique, que está de portas abertas na Alemanha e com grande participação de público. Confira abaixo quais os carros e marcas brilharam no evento e fique esperto: em breve você verá esses carros nas ruas.

BMW Vision Neue Klasse

A BMW apresentou o que será o futuro de seus modelos a partir dos próximos dois anos. O Vision Neue Klasse tem um estilo bem diferente dos modelos atuais. O interior também foi completamente reformulado e, em alguns anos, podemos ver nas ruas algumas das características do carro conceito que serão passadas para os carros de produção. A marca irá produzir o carro no México e adaptá-lo ao melhor modo de consumo de cada mercado.

Mercedes-Benz Conceito CLA

O modelo conta com um visual bem futurista, como é comum dos carros-conceito. O motor traseiro tem arquitetura de 800V e o alcance das baterias supera os 600 quilômetros. O maior alcance das baterias pode alterar a decisão de alguns clientes e levá-los a optarem por um veículo elétrico. Sendo o primeiro carro a ser desenvolvido na nova plataforma MMA elétrica da Mercedes-Benz, o Concept CLA Class aponta o caminho para a tecnologia de propulsão elétrica de próxima geração que sustenta o modelo de produção em série.

O Concept CLA Class apresenta o uso de materiais sustentáveis em toda a sua estrutura e interior. Isto varia desde aço quase livre de CO2 e alumínio com CO2 reduzido até estofados de couro produzidos e processados de forma sustentável, bem como acabamentos feitos de papel. No geral, o show car representa a interpretação acessível do desejo de um segmento de mercado global jovem e dinâmico.

Opel Experimental Concept

A Opel revela o Experimental Concept no Salão de Munique. A linguagem mostra a influência que deve nortear os próximos modelos de produção do fabricante. O conceito mostrado no Auto Show é totalmente elétrico e tem uma estética de um crossover cupê. Apesar de ser um carro mais alto, as linhas dão entender que será um carro esportivo. O teto é coberto por painéis solares, o que indica que a tecnologia de carregamento desta forma também pode estar presente nas próximas gerações de carros da Opel.

ID. GTI

O salão de Munique foi marcou o futuro do Golf? Eis o ID. GTI, um hot hatch elétrico que terá a produção marcada para o segundo semestre de 2025. 0 carro é uma espécie de continuação elétrica do icônico Volkswagen Golf. A chegada ao Brasil não está descartada. O ID. GTI foi inspirado no clássico Golf do ano de 1976. Mas lembro que a VW tem muito chão para percorrer ainda.

Renault Scenic E-Tech

O Scenic está de volta e agora 100% elétrico. O carro é o terceiro da Renault sobre a plataforma CMF-EV. O porta-malas é de grande destaque e tem 545 Litros de capacidade. A versão de entrada tem 170 cv de potência (125 kW) enquanto a mais completa tem 220 cv (160 kW). No ciclo europeu a autonomia também passa dos 600 quilômetros.

BYD Seal U (SUV)

O Seal foi lançando no Brasil recentemente. Mas parece que a marca chinesa ainda tem uma carta na manga. Um SUV apresentado por aqui no Salão de Munique, na Alemanha conta com baterias Blade de 71,8 kWh ou 87 kWh. A autonomia pode chegar até 500 km (WLTP). No mercado europeu é esperado para o final de 2024. Como o Brasil é forte na venda de SUVs, é possível que o modelo também desembarque por aqui ou seja fabricado na Bahia.

Audi Q6 e-tron

O Audi Q6 e-tron é apenas um protótipo. Mas poderia aparecer de outro jeito. Tá pronto. Pelo menos por enquanto. A promessa de ida para o Brasil já está garantida para 2024. O SUV terá duas versões e a mais potente tem 500 cv de potência. Nesta, o 0-100 km/h é feito em apenas 4,5 segundos. Além disso, o Q6 e-tron conta com diversas melhorias tecnológicas e também aperfeiçoamento da segurança a bordo.

Mini Countryman

O novo Mini Countryman também passou por mudanças. Agora, o Contryman elétrico tem um design exterior mais moderno e retirou o “Cooper” do nome. Assim como o Cooper, o Countryman também foi apresentado em duas versões.

A de entrada, Countryman E, tem 206 cv de potência e acelera de 0-100 km/h em 8,6 segundos. A velocidade máxima é de 170 km/h. Já a versão mais equipada, Countryman SE ALL4 tem 317 cv de potência e a aceleração de 0-100 km/h é feita em 5,6 segundos. A velocidade é limitada nos 180 km/h.

Mini Cooper SE

A nova família de Mini é agora totalmente elétrica. O modelo de 3 portas chega na sua quinta geração como os novos Mini SE e Mini E. As variantes estão com maior alcance de baterias. A versão de entrada E, tem autonomia para 305 quilômetros no ciclo de testes WLTP (europeu). Já a versão mais cara SE, a autonomia pula para 402 quilômetros.

Sob o capô, o Mini de entrada gera 186 cv de potência e pouco mais de 29 kgfm de torque. O 0-100 km/h é feito em 7,3 segundos. Por outro lado, o Mini Cooper SE tem 221 cv de potência e 33,6 kgfm de torque. A aceleração da inércia aos 100 km/h é feita em 6,7 segundos.