Categorias
Eventos pelo mundo

Salão de Tóquio mostra o presente e o futuro da eletrificação dos carros

O consagrado Salão do Automóvel de Tóquio fecha as portas neste domingo, dia 5, após duas semanas de uma exposição que comprova que a eletrificação automotiva já deixou de ser uma expectativa e agora é uma realidade sem volta.

Já era esperado que os carros elétricos dominassem a mostra japonesa, mas o fato de a BYD está presente no evento reforça ainda mais a presença da eletrificação. Ela foi a primeira marca chinesa a entrar no Salão do Automóvel do Tóquio (que agora se chama Salão da Mobilidade do Japão), e chegou com status de gigante no setor.

Na terra dos japoneses, a rotina é do sistema V2X (do veículo para tudo) do conceito que permite aos usuários recarreguem seus dispositivos a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo também compartilhar a energia do veículo com pessoas com quem estão trabalhando de forma colaborativa e em eventos na comunidade local. A proposta está virando negócio para os consumidores que estão optando por elétricos.

Conheça alguns modelos apresentados no Salão da Mobilidade do Japão:

Toyota
A maior fabricante de carros do Japão não poderia faltar ao no Japan Mobility Show e afirma o tema deste ano: “Vamos mudar o futuro dos automóveis – encontre o seu futuro.” Sua oferta atual consiste em dois modelos-conceito elétricos; o FT-3e e o FT-Se. A Toyota também anunciou outro carro-conceito: é uma picape 100% elétrica do porte da Rampage. A primeira da montadora japonesa a apostar no formato. O comprimento chega a 5,07 metros e a distância entre-eixos de 3,35 metros.

BYD U8
O super jipão não é nada estranho visto de perto. E toda pegada do utilitário se dá na possibilidade do 360º praticamente em mínimo espaço para rodagem. Carrão chinês impressiona pelo porte.

BMW iX2
A versão totalmente elétrica do X2 terá alcance de 426 quilômetros e o 0-100 km/h é feito em 5,6 segundos. É o SUV dessa linha intermediária mais elegante visualmente da marca alemã.

BMW X2
Renovado, o SUV chega mais esportivo e também haverá uma versão potente M35i, exposta aqui em Tóquio. A BMW só comercializará o modelo em 2024 no país.

Mazda MX-5
O conceito também foi confirmado para o Salão. Elétrico, o MX-5 recebe uma atualização visual mas o modelo mais elegante da mostra está no estande. O Iconic, coupé abre as portas no esquema do MB asas de gaivota. Ele será mostrado ao lado de um Mk1 original de 1989.

Mazda Iconic SP
O conceito apresentado no Japan Mobility Show oferece uma ideia do que o futuro pode reservar para a série.Ele pode funcionar em modo totalmente elétrico e oferece cerca de 370 cv combinados. Apesar disso, ainda não foi especificado o tamanho da bateria do carro-conceito, nem quantos motores elétricos o sistema híbrido usa. O conceito tem 4.180 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.150 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.590 mm.

Suzuki Swift Concept
A sétima geração do modelo fez sua estreia no motor show japonês. O carro tem motor a gasolina turbinado e sistema híbrido leve.

Lexus
A divisão de luxo da Toyota prepara uma linha conceitual, batizada de LF ZL, o crossover maior é o LF ZC, o menor com arquitetura de causar inveja. Esse último vai virar um sedã elétrico no formato fastback.

Daihatsu Me:MO Concept
O Me:MO é um veículo de mobilidade pequeno, o mais criativo e quadrado com janelas grandes, semelhante ao Citroën Ami, com um pouco mais de porte. A Daihatsu redefine a relação entre carros e pessoas, essa é a proposta.

Nissan Hyper Urban
Na preparação para o Japan Mobility Show em Tóquio, a Nissan está apresentando uma série de veículos conceito totalmente elétricos. O primeiro é o Nissan Hyper Urban, revelado digitalmente. Além da série de veículos-conceito totalmente elétricos, o estande também apresenta modelos de produção. O Leaf em edição especial do 90º aniversário da marca, com grades dianteiras e espelhos retrovisores acentuados com cobre, bem como rodas especiais e materiais.

A série de carros-conceito foi revelada em formato digital antes do dia de imprensa do evento e apresenta a palavra “Hiper” para expressar o entusiasmo elevado que essas novidades pretendem trazer. O modelo Force, espécie de GT-R do futuro, elétrico e com mais de 1350 cv é um escândalo de visual.

Nissan Hyper Adventure
É o segundo de sua série de conceitos avançados de veículos elétricos para o Japan Mobility Show. O conceito digital é um utilitário esportivo projetado para pessoas apaixonadas por aventuras ao ar livre e por um estilo de vida ecológico.

Hyper Tourer
O Nissan Hyper Tourer está fisicamente no estande da Nissan. A minivan totalmente elétrica por dentro é uma moderna sala de estar. As pessoas enquanto viajam estão sempre juntas.

Hyper Punk
Oferecendo uma conexão contínua entre os mundos interno e externo, virtual e físico, o Nissan Hyper Punk é um crossover de nova geração que inspira a autoexpressão em todos os mundos.

* Com informações e fotos do jornalista Jorge Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *