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Escolha do brasileiro muda em relação ao tipo de tecnologia de carros eletrificados

A eletrificação dos carros já não é novidade no Brasil. Os híbridos e elétricos já são vistos com frequência nas ruas, o que não quer dizer que os veículos a combustão perderam muito espaço. Mas esse caminho já não tem mais volta e a indústria olha atenta para o que entra na garagem dos brasileiros.

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Nos últimos anos, os híbridos regenerativos (HEV) dominaram a preferência dos consumidores e pareciam ser a escolha óbvia para a nossa realidade e necessidade do mercado. Mas isso está mudando e os números das vendas em outubro podem provar.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) foram empacados 9.537 veículos eletrificados leves (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) no mês passado, um crescimento de 114% na comparação com o mesmo mês de 2022 e 13% a mais sobre setembro.

Dentro do segmento, os modelos híbridos plug-in, recarregados na tomada, foram responsáveis por 3.439 emplacamentos, um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 e de 13% sobre o mês de setembro.

No mesmo período, os híbridos sem recarga (HEV) responderam por 3.728 unidades vendidas, sendo 2.202 HEV flex (etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel, um avanço de 36,6% na comparação anual e 3,6% de avanço sobre o mês anterior.

O levantamento da ABVE mostra que dentro do segmento de eletrificados há uma tendência de aumento de participação por parte dos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV), em detrimento dos híbridos (HEV), que antes lideram com folga a categoria. Além de uma mudança de comportamento do consumidor, isso se deve à oferta cada vez mais de modelos plug-in.

Entre as marcas, o destaque nas vendas de carros híbridos foi a GWM. A montadora chinesa emplacou a linha Haval H6 como o modelo mais vendido entre todos os eletrificados no país em outubro, ocupando rapidamente o espaço que há pouco tempo era ocupado pela Toyota com a dupla Corolla e Corolla Cross.

Foram 1.450 unidades vendidas do SUV, sendo este o segundo maior volume de vendas da marca no país desde abril (em agosto foram 1.452 veículos). Um pouco abaixo, a BYD também superou o patamar das 1.000 unidades com o Song Plus, com ambas de olho na posição da Toyota como líder nas vendas de híbridos.

Híbridos e híbridos plug-in mais vendidos em outubro:

  1. GWM Haval H6 (HEV e PHEV): 1.450 unidades
  2. Toyota Corolla Cross(HEV): 1.124
  3. BYD Song Plus (PHEV): 1.100
  4. Corolla Sedã (HEV): 871
  5. Volvo XC60 (PHEV): 323
  6. Chery Tiggo 8 (PHEV): 261
  7. Audi Q5 (PHEV): 181
  8. BMW X5 (PHEV): 136
  9. Toyota RAV4 (HEV): 110
  10. BMW X6 (HEV): 99 unidades

* Com informações da ABVE e Motor1

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