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Confira a trajetória acelerada do elétrico Porsche Taycan

Apenas 3 anos desde início de sua trajetória, o Porsche Taycan, primeiro superesportivo elétrico da marca, alcançou uma marca hitórica. Em 7 de novembro, o 100.000º Taycan deixou a linha de produção. O carro deixou a linha de montagem cerca de três anos após o início da produção na fábrica principal em Zuffenhausen, em setembro de 2019.

O Taycan Turbo S azul netuno é destinado para um cliente no Reino Unido. “Estamos muito satisfeitos por termos alcançado este marco na história da produção tão rapidamente – apesar dos recentes desafios impostos pela escassez de semicondutores e pela situação instável da Covid”, diz Kevin Giek, vice-presidente da linha de modelos Taycan. “Com o Taycan, iniciamos com sucesso nossa jornada na era dos carros elétricos”.

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Os três principais mercados específicos para carros esportivos totalmente elétricos são atualmente os EUA, a China e o Reino Unido/República da Irlanda. Agora, o modelo está disponível em três estilos de carroceria – o sedã esportivo Taycan, o Taycan Cross Turismo e o Taycan Sport Turismo.

Em cada caso, até cinco opções de motor são acopladas com tração traseira ou nas quatro rodas. O de 513 quilômetros (WLTP) torna o Taycan 4S a versão com o maior alcance. O Taycan Turbo S é o atual detentor do recorde de carros elétricos com a produção mais rápida, com um tempo de 7 minutos e 33 segundos em Nürburgring Nordschleife.

Fã de design e tecnologia: Jean-Hubert Revolon e o seu Taycan 4S

Não é apenas na produção que o Taycan atingiu rapidamente a marca de 100.000. É também um número mágico em termos de quilometragem, com muitos clientes já tendo percorrido muito mais do que 100.000 quilômetros no carro esportivo elétrico. Jean-Hubert Revolon já percorreu mais de 188.119 quilômetros em seu Taycan 4S desde meados de agosto de 2020. O empresário do ramo de transportes vive na região de Lyon e já dirigiu seu Porsche em quase todos os países vizinhos da França, percorrendo distâncias diárias de até 1.200 km.

As razões pelas quais ele quis comprar o carro foram seu design e “as inovações técnicas, que são boas para o meio ambiente, bem como meu orçamento, devido aos baixos custos operacionais”, diz ele. Outros pontos fortes, em sua opinião, são o desempenho e a suspensão do carro, que oferecem “uma aderência impressionantemente boa e a máxima agilidade, algo que somente os ‘magos’ da Porsche podem conseguir”. Além disso, o empresário de 43 anos diz que nenhum de seus muitos carros jamais foi tão confiável quanto o seu Taycan 4S. Apenas um sensor de suspensão precisou ser substituído até o momento.

Família Takvorian viaja com o seu Taycan 4S

Compra espontânea: Guillaume Takvorian e o seu Taycan 4S
Guillaume Takvorian é outro cliente e entusiasta. Quando a quilometragem no velocímetro de seu Taycan 4S atingiu seis dígitos, ele fez um registro com seu celular. Na ocasião da foto, seu Porsche havia percorrido 113.977 km – mas não parou por aí.

O farmacêutico de Marselha adquiriu o sedã esportivo na cor cinza volcano por um capricho em junho de 2020. “A Porsche de Toulon tinha acabado de receber um Taycan. Depois de um test drive, decidi imediatamente que era esse que eu queria,” ele sorri. A trabalho, ele dirige o Taycan 4S principalmente no sul da França. “A viagem mais longa foi de Marselha a Megève, nos Alpes de Savoy. O percurso de 440 km foi de subida por todo o caminho, o que, naturalmente, aumenta o consumo de energia. Então parei na Porsche de Grenoble e recarreguei meu Taycan gratuitamente”, lembra o farmacêutico de 41 anos. Além de uma ventoinha barulhenta, que foi substituída sob garantia, ele não teve problemas durante todo esse tempo.

“É simplesmente divertido dirigir o Taycan”, diz Takvorian. Além da entrega imediata de energia, ele acha que o visual está entre os pontos fortes do carro: “Em termos de design, o Taycan é todo Porsche e tem muitos detalhes que são característicos da marca. A isso se somam a modernidade e a sólida qualidade de fabricação”. Como motorista regular, o francês também aprecia o nível de ruído agradável do trem de força elétrico. “Adoro o barulho do meu 911 Targa mas, de longe, o silêncio do Taycan é muito agradável”. Seu Porsche é sempre recarregado durante a noite usando seu recarregador doméstico, e Takvorian só depende de estações de recarga rápida quando necessário.

Viagens de negócios frequentes na Europa Oriental: Markus Kreutel e o seu Taycan Turbo
Markus Kreutel, por outro lado, usa principalmente as estações de recarga rápida para recarregar sua bateria até o máximo – e não é de se admirar, dadas as distâncias diárias de até 1.500 km. Entre fevereiro de 2021 e agosto de 2022, o funcionário da Porsche percorreu exatamente 134.911 km no seu carro da empresa, um Taycan Turbo. Kreutel é o Chefe de Planejamento de Carroceria da Porsche e, portanto, é responsável pela produção de carrocerias nas fábricas de Zuffenhausen, Leipzig e Bratislava. E como CEO da Porsche Toolmaking, ele também cuida das instalações dessa divisão em Schwarzenberg, Dubnica e Horná Streda. Como resultado, ele viaja frequentemente da sede da Porsche em Zuffenhausen para a Eslováquia ou para as Montanhas Ore.

Além de suas capacidades de longa distância, de segurança na estrada mesmo em tempo ruim, Kreutel elogia os menores custos de funcionamento em comparação com um modelo com motor a combustão. E ele também é um fã da qualidade e durabilidade da montagem: o Taycan tem resistido bem aos obstáculos, mesmo depois de mais de 100.000 km. Tanto visualmente quanto tecnicamente: “A bateria ainda tinha 91% de sua capacidade original”, diz Kreutel. E novamente, o único problema foi um problema insignificante, quando a tampa plástica na fechadura da porta do porta-malas se soltou.

A infraestrutura de recarga, por outro lado, às vezes testou a paciência de Kreutel. “Uma viagem na Romênia ficou na minha memória”, diz ele. “A primeira estação de recarga em Timisoara, na qual eu parei às 2 da manhã, infelizmente não funcionou. A próxima estação em Arad estava em uma rua lateral não iluminada”. Portanto, a expansão do sistema de recarga rápida está no topo da lista de desejos do motorista regular.



Inteligente, verde e leve: produção

Não apenas o próprio Taycan, mas também seus métodos de produção de última geração estabelecem padrões nas áreas de sustentabilidade e digitalização. Em Stuttgart-Zuffenhausen foi construída uma unidade de produção de alta tecnologia, com novas tecnologias e processos. A inteligência artificial (IA) é utilizada na produção dos trens de força elétricos, por exemplo. Graças ao machine learning, por exemplo, os sistemas de câmera avaliam a qualidade ainda mais precisamente do que os sistemas convencionais de monitoramento sem IA ao estampar o número de transmissão e pré-montagem da caixa de engrenagens.

Isso também reduz a carga de trabalho da equipe de produção, já que eles têm que fazer menos verificações de acompanhamento. Um exemplo da área de processos e tecnologia de conservação de recursos é a recuperação de energia de robôs. Assim como no Taycan, a energia cinética é convertida em energia elétrica durante os processos de frenagem e é armazenada com a ajuda de um capacitor de alto desempenho. Se o robô acelerar, a energia recuperada é colocada em uso.

“O Taycan é inovador e a produção do Taycan também”, diz Albrecht Reimold, membro do Comitê Executivo de Produção e Logística da Porsche. “Desde o início da produção em 2019, temos fabricado o Taycan de forma totalmente livre de carbono. Isso agora se aplica à produção de todos os carros esportivos em nossas fábricas em Zuffenhausen e Leipzig. Isso nos aproxima ainda mais da nossa visão de uma ‘fábrica de impacto zero’. Inteligente, verde e leve – esse é o conceito que temos de produção sustentável”.

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