Categorias
Supermáquinas

Rolls-Royce lança o seu carro mais caro e Lamborghini adere à eletricidade

Duas das marcas que mais aguçam o imaginário dos aficionados por carros revelaram nesta semana dois modelos que movimentaram o noticiário automotivo. A Rolls-Royce lançou seu carro caro, enquanto a Lamborghini mostrou como será o seu primeiro automóvel 100% elétrico, que também será o mais potente da marca.

+ Na JBS você encontra seu carro dos sonhos a pronta-entrega

Vamos começar por aquele que nasceu para ser exclusivo e luxuoso. Assim é o Rolls-Royce La Rose Noire Droptail. O modelo é inspirado na rosa Black Baccara, uma flor intensa e aveludada que se origina na França e é amada pela mãe da família comissionada. A cor romã escura de suas pétalas parece quase preta na sombra, mas sob luz direta, um brilho vermelho perolado é revelado na superfície escura.

Uma capota rígida removível foi projetada para dar ao Droptail dois personagens distintos: sem o teto, o Droptail é um roadster ágil e conversível; com o teto instalado, torna-se um coupé formidável e dramático.

O teto totalmente personalizado também apresenta uma seção de vidro eletrocrômico, que instantaneamente muda para uma tonalidade quase translúcida com o toque de um botão, convidando os clientes a explorar o mundo acima.

O modelo levou quase 2 anos de desenvolvimento para a criação de uma verdadeira obra de arte manual.

Sob o capô, o motor é um V12 de 601 cv de potência e 85,7 kgfm de torque. Apesar de mais de 5 metros de comprimento, o grandalhão pode ir de 0-100 km/h em menos de 5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

Os poucos clientes que terão acesso ao modelo, tiveram de pagar US$ 25 milhões pela exclusividade. Isso significa R$ 125 milhões, na cotação do dia. O carro foi apresentado aos clientes que o encomendaram em um evento privado perto de Pebble Beach, na Califórnia, EUA.

Elétrico de 1.300 cv

Os puristas piram, mas até a Lamborghini vai aderir aos carros 100% elétricos. Mas, calma. Isso deverá acontecer apenas em 2028. Mesmo distante, a marca italiana já mostrou como será seu superesportivo ligado na toma. Batizado de Lanzador, o modelo é crossover que combina atributos do famoso Urus e da linha de supercarros Sant’Agata, incluindo o off-road Huracan Sterrato.

A Lamborghini diz que o protótipo é uma antecipação do visual, e não um estudo de design. A versão de produção será bem parecida com a das imagens, segundo a marca. O nome, apesar de significar “arremessador” em espanhol, é de um touro. Lanzador recebeu o título de “Melhor Touro” na Feira de Madri de 1993. A marca segue a tradição de nomenclaturas ligadas ao universo do animal, como Urus, Huracán e, mais recentemente, o Revuelto.

O Lanzador é facilmente reconhecível como um Lamborghini. Os faróis estreitos, o formato do para-choque, a carroceria musculosa e vértices bem pronunciados não escondem a origem do esportivo. Enquanto o Urus tem lanternas de bloco único com LEDs que formam um “Y”, o crossover tem três círculos que passam uma pegada retrô. A traseira bem elevada reforça suas características aventureiras.

As fotos da cabine lembram uma nave espacial de Star Wars. O painel forma um “Y” e divide o habitáculo em duas partes, separando motorista e passageiro. Aparentemente, a central multimídia ficará restrita ao acompanhante.

O Lamborghini Lanzador chegará às lojas apenas em 2028. Por isso, a marca não divulga muitas informações sobre potência, torque, bateria, autonomia e tempo de carregamento. Ao que tudo indica, o Lanzador deve ter em torno de 1.300 cv e será o Lamborghini mais potente de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *