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Ferrari apresenta duas versões limitadas da SF90 Stradale

A Ferrari está sempre buscando mais performance para seus modelos de rua e faz uso de versões especiais que são altamente cobiçadas por colecionadores. As mais ousadas recebem a assinatura do duplo X, o que aconteceu agora com as recém-lançadas SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider. Elas são limitadas a 799 e 599 unidades, respectivamente.

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Para criar as versões XX, a Ferrari manteve o motor 4.0 V8 biturbo, auxiliado por três propulsores elétricos (dois no eixo dianteiro e um entre o motor e a transmissão). A diferença está na potência gerada, alcançando os 1.030 cv contra os 986 cv do SF90 Stradale “normal”.

Sozinho, o V8 do SF90 XX Stradale produz 797 cv, em vez dos 780 cv da versão anterior. Entre as mudanças estão os novos pistões, melhorias na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, aumento na taxa de compressão e a retirada do sistema secundário de ar, este último reduzindo o peso em 3,5 kg.

Os motores elétricos também receberam uma atualização na potência para produzir um total de 233 cv. A capacidade da bateria permanece em 7,9 kWh. Usando somente a carga da bateria, o esportivo poderá rodar por 25 quilômetros e tem uma velocidade máxima de 135 km/h.

A caixa de câmbio ainda é uma unidade de dupla embreagem de oito marchas. O software revisado adiciona um barulho na troca de marchas que é semelhante ao som do escapamento quando tiramos o pé do acelerador em altas rotações.

Ambos os modelos atingem 100 km/h em 2,3 segundos e têm uma velocidade máxima de 320 km/h.

A Ferrari ajustou o SF90 XX Stradale para ter uma aparência mais agressiva. Um difusor dianteiro maior direciona o ar sob o carro para canalizar o fluxo para a parte inferior da carroceria redesenhada. A fabricante informa que ele produz mais de 45 kg de downforce a 250 km/h do que o modelo normal.

Completando a parte traseira, a Ferrari instalou uma asa fixa. A marca diz que esse é o primeiro modelo de rua desde a F50 a ter uma asa fixa de série. No total, as mudanças da carroceria geram 530 kg de downforce a 250 km/h.

As mudanças no interior são menores. O SF90 XX tem um painel de instrumentos em Alcantara e muitos acabamentos em fibra de carbono. O seletor de marchas está mais à frente. Os assentos parecem ter um design de peça única, mas o acabamento elástico conecta as seções superior e inferior para que os ocupantes possam ajustar o encosto.

O SF90 XX Spider é bastante semelhante ao SF90 XX Stradale, exceto pelo fato de o teto poder ser aberto em 14 segundos. As alterações para poder virar conversível fez com perdesse algumas das passagens de ar na parte traseira.

Com informações do Motor1 e Netcarshow

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