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Ferrari Purosangue é primeiro SUV da marca e tem motor V12 aspirado

Os puristas que esbravejavam que a Ferrari nunca teria um SUV devem estar aplaudindo a obra-prima apresentada pela marca italiana nesta semana. A Ferrari Purosangue não é apenas o primeiro SUV da montadora, mas também o primeiro carro de quatro lugares e quatro portas produzido em Maranello. Apesar que a marca não está chamando de SUV.

Durante a apresentação em Maranello, a primeira coisa dita foi que este não é um utilitário esportivo. “Não estamos o chamando de SUV”, insiste Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Nós nem falamos sobre SUVs”. As informações são do site Motor1.

A Ferrari fez de tudo para que o Purosangue tivesse um layout balanceado. Assim, o enorme motor V12 foi posicionado colado na parede corta-fogo do cofre, enquanto a transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas está no eixo traseiro, o que ajuda a ter uma distribuição de peso de 49/51. O teto de fibra de carbono de série garante que o centro de gravidade fique o mais baixo possível. Curiosamente, a Ferrari adotou um esquema de porta traseira do tipo suicida, abrindo no sentindo contrário e com fechamento elétrico.

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A Ferrari afirma que o Purosangue está em uma categoria própria. Enquanto todos entendemos a ideia da marca buscar uma individualidade, vamos comprar seu entre-eixos de 3,01 m de comprimento com seus competidores: O mais próximo disso é o Lamborghini Urus Performante (3,00 m) e o Bentley Bentayga Speed (2,99 m). É 5 centímetros mais curto do que o Aston Martin DBX707 (3,06 m), por outro lado é bem mais comprido do que o Porsche Cayenne GT (2,89 m). A empresa diz que o carro pesa 2.033 kg, menos do que todos os seus rivais.

As fotos também não fazem justiça sobre o seu tamanho. São 4,97 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,58 m de altura. Pessoalmente, é fácil ver que tem uma altura em relação ao solo maior do que qualquer outro modelo da Ferrari. No entanto, a empresa não revelou qual é a medida – talvez para evitar que chamem o veículo de SUV.

Como o porta-malas pequeno e o espaço traseiro sugerem, nem tudo foi deixado de lado em nome da praticidade. O Purosangue nem chega perto de ter uma motorização mais ecológica – ao menos, não por enquanto. Ao invés disso, usa um motor 6.5 V12 aspirado que tem a maior potência de qualquer carro GT da Ferrari em sua história: 725 cv e 73 kgfm de torque. Este propulsor entrega 80% de seu torque a apenas 2.100 rpm e a potência máxima chega em 7.750 rpm, mas o motor pode alcançar os 8.250 rpm.

Ajudando a lidar com o motor está a transmissão de dupla embreagem, trabalhando com 8 marchas. O motor de cárter seco tem um sistema de admissão, distribuição e escape redesenhados e com uma nova geometria, feitos para melhorar a entrega em baixa rotação. O Purosangue atinge os 100 km/h em 3,3 segundos e tem uma velocidade máxima acima de 310 km/h. Assim como o GTC4Lusso, o novo modelo tem tração integral e as rodas dianteiras deixam de ter tração acima quando o carro estiver acima da quarta marcha ou em uma velocidade por volta de 200 km/h.

Por bem ou por mal, muitos dos clientes irão julgar este carro de quatro portas mais por seu estilo do que por qualquer outro fator – algo compreensível, já que seu preço inicial de 390 mil euros (aproximadamente R$ 2.017.487 em conversão direta) atrai compradores que já tem muitos outros veículos em suas garagens.

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