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Ano começou movimentado: veja quem vendeu mais carros em janeiro

Os primeiros 31 dias de 2024 passaram devagar para muita gente e o mês de janeiro acabou virando meme nas redes sociais. Se para muitos o mês foi longo, para os vendedores de carros o período foi movimentado e quente nas vendas.

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Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), janeiro de 2024 teve um crescimento de 16,58% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves, se comparado com o mesmo período de 2023.

Foram emplacados no primeiro mês do ano 152.062 unidades, contra 130.438 emplacamentos de janeiro de 2023. Já em relação a dezembro, que historicamente é um mês melhor de vendas do que janeiro, houve uma queda de 35,73% nos emplacamentos.

No TOP 10 dos carros mais vendidos a Fiat Strada segue na liderança geral – posto que ocupa há 4 anos – com 8.022 vendas em janeiro. Ela é seguida de HB20 (7.478), Polo (7.258), Onix (5.714), Creta (4.898), Argo (4.696), Tracker (4.280), Kicks (4.074), Mobi (3.719) e Saveiro (3.631).

Entre os modelos eletrificados, destaque para o Haval H6, que foi o híbrido mais vendido, com 1.619 emplacamentos ao longo do mês de janeiro. Logo abaixo, o Song Plus ficou em segundo lugar e o Corolla Cross em terceiro. Foram 1.520 e 995 emplacamentos, respectivamente.

No caso dos carros 100% elétricos (BEV), a liderança ficou com o BYD Dolphin (foto), que emplacou 1.820 carros no mês de janeiro. Logo abaixo, Ora 03 ficou com 696 e Seal com 612.

No resultado entre as marcas, não há mudanças no pódio. A Fiat segue na liderança, com 30.852 unidades e 20,29% de participação. A Volkswagen está um pouco mais atrás, somando 22.144 veículos vendidos, enquanto a GM fecha o pódio com 18.912 unidades. A diferença entre VW e GM é bem pequena, de 3.232 veículos.

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Ninguém segura a Toyota: marca japonesa é novamente a líder de vendas mundial

Há alguns anos, Toyota e o Grupo Volkswagen brigam pela liderança mundial de vendas, mas com uma boa vantagem para os japoneses, que não saem do topo do pódio há quatro anos seguidos.

Os dados de 2023 foram divulgados recentemente e a Toyota bateu todos os recordes no ano passado ao vender nada menos do que 11.233.039 veículos, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior.

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O Grupo Volkswagen, que é formado por diversas marcas, como a própria VW, Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley e outras mais, vendeu muitas unidades também, fechando 2023 com 9,24 milhões de carros entregues.

Dentro dos mais de 11 milhões de carros vendidos pelos japoneses em 2023, 10.307.395 foram somente das marcas Toyota e Lexus ou 7,7% a mais do que no ano anterior e um novo recorde. A subsidiária Daihatsu também registrou resultados sólidos, pois as remessas cresceram 3,2%, para 790.441 unidades. Os últimos 12 meses não foram gentis com a divisão Hino, responsável por veículos comerciais, pois as vendas caíram 9,8%, para 135.203 unidades.

Outro dado que podemos tirar desses números superlativos da Toyota é que as vendas fora do Japão atingiram um recorde histórico no ano passado, quando a Toyota e suas subsidiárias venderam 8.928.230 carros, um aumento de 4,1% em comparação com o ano anterior.

As principais marcas Toyota e Lexus foram responsáveis pela maior parte das vendas fora do país sede, com 8.634.425 carros, um aumento de 4,3% em relação a 2022, estabelecendo mais um recorde. Os Estados Unidos foram o maior mercado individual, com 2.617.033 carros, ou 7% a mais do que no ano anterior.

A Lexus, a divisão de luxo da Toyota, alcançou um recorde de vendas em 2023, depois de enviar 824.258 carros – um salto impressionante de 132% em comparação com 2022. A América do Norte foi, de longe, a maior região, com 355.606 unidades (+124%), seguida pela Ásia, com 236.587 unidades (+113%) e pelo mercado doméstico do Japão, com 94.647 unidades (+229%).

Mas também há números gigantes fora do mundo da Toyota e Volkswagen. Por exemplo, trio Hyundai/Kia/Genesis registrou vendas totais de 7,32 milhões de veículos (aumento de 6,7% em 2023) e conquistou o último lugar TOP 3 global.

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Brasil não será afetado por suspensão de vendas da Hilux e SW4

O anúncio por parte da matriz da Toyota no Japão de que iria interromper a vendas de alguns de seus modelos a diesel, como Hilux e SW4, deixou muita gente no Brasil preocupada, afinal, a picape é a líder de segmento de sua categoria e o SUV de sete lugares também tem grande procura nas concessionárias. A boa notícia é que a suspensão das vendas não afetará o Mercosul. Vale lembrar que os dois modelos vendidos por aqui são fabricados na Argentina.

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“Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado”, lamentou a montadora japonesa por meio de comunicado oficial.

Ainda segundo o comunicado da empresa, a irregularidade não terá impacto sobre a potência real, emissão ou segurança dos veículos. E Segundo apuração da reportagem com concessionárias, as vendas de Hilux e SW4 seguem, de fato, normais e sem nenhuma restrição.

Veja comunicado oficial na íntegra:
A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.

Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo no Brasil. Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo. Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.

Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.

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História

Icônico VW Golf completa 50 anos e se moderniza com Inteligência Artificial

O primeiro Golf produzido em série foi feito na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no final de março de 1974, com lançamento oficial em maio. Antes disso, o Fusca e a combinação de motor e tração traseiros haviam caracterizado a marca Volkswagen por várias décadas.

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No início da década de 1970, o primeiro Golf – assim como o Passat, o Scirocco e o Polo – marcou o início de uma nova era, a do motor e tração dianteiros. O moderno e seguro conceito de conjunto, a grande flexibilidade obtida com uma tampa de porta-malas, o encosto do banco traseiro rebatível e o novo design foram tão convincentes que o milionésimo Golf saiu da linha de montagem já em outubro de 1976.

Mas isso foi apenas o começo: nas sete gerações que se seguiram, foi sempre o Golf que tornou a mobilidade com o mais alto padrão de tecnologia acessível para todos. Ele chegou com tecnologias como o conversor catalítico controlado e sistemas de propulsão eficientes, além de oferecer itens de segurança como o sistema de freios ABS, os airbags e o primeiro produto com tração integral permanente na linha VW.

O segredo por trás do sucesso do Golf também vem do fato dos designers transferirem o DNA da primeira geração para todos os seus sucessores, cultivando assim o clássico design do Golf.

Todas as gerações do Golf reunidas. Foto: Divulgação VW

Conforto, qualidade e sistemas de assistência inovadores ganharam importância a cada geração e continuam a estabelecer padrões no dia de hoje. Ao longo dos últimos 50 anos, o Golf tornou-se uma categoria de compacto de alta classe em si mesmo – que até mesmo passou a ser conhecida de “classe Golf” após apenas alguns anos.

O modelo recebeu incontáveis prêmios e venceu inúmeros teste comparativos na Alemanha e no exterior. Várias versões derivadas, como o Variant, Cabriolet e Sportsvan vieram na sequência; o totalmente elétrico e-Golf e os modelos esportivos com as designações GTI, GTD, GTE e o topo de linha Golf R criaram seus espaços rapidamente. O Golf foi um dos primeiros carros de seu segmento a oferecer condução assistida, através do Travel Assist. Outra inovação do Golf foi a estreia da tecnologia Car2X, que pode alertar com antecedência sobre possíveis perigos.

Até hoje, mais de 37 milhões de Golf foram vendidos, ao longo de oito gerações. No Brasil, desde que desembarcou em 1994 em sua terceira geração, já foram vendidas mais de 406 mil unidades do hatch.

Todas as gerações do Golf reunidas. Foto: Divulgação VW

Renovação digital

Agora passamos para o novo Golf, que de cara impressiona pela nova central multimídia de última geração, com conceito de operação mais intuitivo, além do design exterior mais marcante na dianteira e traseira, complementando os eficientes sistemas de propulsão. Agora, as opções híbridas plug-in alcançam autonomia de, aproximadamente, 100 quilômetros apenas com motor elétrico. E, pela primeira vez, a grade dianteira de um Golf recebe o logotipo iluminado da Volkswagen.

“O Golf tem sido o coração da marca Volkswagen por meio século, proporcionando mobilidade acessível para todos no mais alto nível tecnológico. Isto é exatamente o que estamos fazendo agora com o novo estágio de sua evolução – com eficiência, conforto e qualidade ainda mais altos e um novo conceito de operação. O Golf não poderia ser melhor do que isso” comenta Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars.

“Com o Golf, escrevemos uma história de sucesso sem igual. O Golf simboliza a marca Volkswagen como nenhum outro modelo. Um carro para todas as gerações. Assim tem sido por 50 anos. Com o desenvolvimento contínuo do novo Golf, estamos acrescentando um novo capítulo a esta história de sucesso”, reforça Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas.

Os Golf e Golf Variant podem ser reconhecidos por suas dianteiras inéditas, onde itens visualmente marcantes incluem o logotipo da Volkswagen e as lanternas em LED com novo design. Os faróis topo de linha IQ.LIGHT com função matrix de LED incorporam um facho principal exclusivo de alta performance com alcance de até 50 metros. Os conjuntos de lanternas traseiras IQ.LIGHT 3D LED também receberam mudanças de design nas duas versões de carroceria.

Integração com ChatGPT

No interior, a nova série do modelo traz um sistema intuitivo de informação e entretenimento com nova interface e tela touch flutuante de 15 polegadas. Ela possui controles touch iluminados na base, assim como a linha ID., para controle de temperatura e volume.

Também são novos o volante multifuncional aperfeiçoado e o novo assistente de voz IDA. Utilizando linguagem natural, o IDA pode ser usado não apenas para controlar funções como o ar-condicionado, telefone ou o sistema de navegação, mas também para acessar informações online de todas as áreas imagináveis – da previsão do tempo a questões sobre conhecimentos gerais.

O Golf terá a bordo a última geração de sistema de informação e entretenimento no futuro. Ele integra o chatbot ChatGPT baseado em inteligência artificial ao assistente de voz IDA. Exibido no início de janeiro no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos, o sistema pode acessar ininterruptamente a base de dados em contínuo crescimento da inteligência artificial. Os ocupantes podem interagir com o carro utilizando linguagem natural e ouvir os resultados da pesquisa enquanto viajam.

Novos sistemas de assistência

Manobrar o Golf ficou mais fácil graças a novos sistemas de assistência como a função Park Assist Plus aperfeiçoada. Ao passar por uma vaga para estacionar, ela pode detectar se o espaço (paralelo ou transversal) é suficientemente grande e começar o procedimento para estacionar conforme a situação. O sistema assume o volante, assim como o comando do acelerador e do freio. Tudo que o motorista precisa fazer é monitorar o processo de estacionamento. Além disso, pela primeira vez o sistema Park Assist Pro estará disponível para o Golf, permitindo que o motorista manobre o veículo para dentro ou fora da vaga usando seu smartphone. O carro pode ser retirado da vaga de estacionamento remotamente se o espaço for muito apertado, por exemplo.

Outro item novo é o sistema Area View, em que um panorama de 360 graus é criado pela união das imagens de quatro câmeras instaladas ao redor do carro. Isso facilita a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.

Novas motorizações

As novas opções de conjunto híbrido plug-in do Golf proporcionam maior potência e uma autonomia elétrica de aproximadamente 100 quilômetros e, como opcional, podem ser equipadas com carregamento rápido de corrente contínua (CC).

Serão nove opções diferentes de configuração – híbrido leve (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid e GTE), turbo a gasolina (TSI) e turbo diesel (TDI) – todas disponíveis já no lançamento. Para os apimentados, o Golf GTI ficou ainda mais esportivo, com mais potência em relação ao seu antecessor. Outros derivados do Golf serão apresentados ao longo de 2024.

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Tecnologia

Ainda distante do Brasil, novo Macan será elétrico e está em fase de testes

Dez anos após o seu lançamento, o Macan se prepara para a sua segunda geração, agora com propulsão totalmente elétrica. Como o primeiro modelo da Porsche desenvolvido com a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), o SUV é um modelo completamente novo. O processo de teste para garantir a perfeita atuação de todos os componentes e sistemas é meticuloso. Ainda não há previsão de venda no Brasil.

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A Porsche atribui grande importância aos testes no mundo real com protótipos camuflados. Ao mesmo tempo, as simulações no mundo virtual e no túnel de vento são cada vez mais precisas e desempenham um papel cada vez maior. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de tornar um novo Porsche não apenas mais esportivo, mas também mais eficiente.

Designers e engenheiros trabalhando em sintonia
“Quando desenvolvemos um novo modelo, sempre se trata da dinâmica de condução e precisão. Isso é Porsche. Está no nosso DNA. Mas também é uma questão de eficiência. E design”, diz Jörg Kerner, Vice-Presidente da Linha de Produtos Macan.

Um desafio foi manter a identidade da linha Macan e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos aerodinâmicos necessários para garantir alta eficiência e, consequentemente, uma grande autonomia. Foi, portanto, importante proporcionar uma cooperação estreita entre os líderes das duas equipes durante as fases de desenvolvimento no departamento de Design e nos testes aerodinâmicos no moderno túnel de vento da Porsche.

“Encontrar a conexão ideal entre nossos princípios de design e as especificações fornecidas pelos engenheiros aerodinâmicos é certamente um desafio”, diz Peter Varga, Diretor de Design Exterior. “Estamos trabalhando juntos em cada milímetro para alcançar o equilíbrio ideal entre estética e função”.

Através desse trabalho em equipe, a Porsche conseguiu combinar seu DNA de design com aerodinâmica otimizada para autonomia. Isso foi alcançado não apenas por meio de uma silhueta marcante, mas também pelos componentes do Porsche Active Aerodynamics (PAA) e outras medidas específicas. “Os elementos aerodinâmicos ativos contribuem significativamente para a autonomia”, diz Thomas Wiegand, Diretor de Aerodinâmica e Aeroacústica.

Há também elementos variáveis no assoalho do veículo. O piso do veículo é plano e fechado como o de um carro de corrida, mesmo na área do eixo traseiro. Os revestimentos ali são flexíveis e também garantem baixa resistência ao ar mesmo durante as diferentes fases de trabalho da suspensão, uma solução inovadora que atua em combinação com as rodas aerodinamicamente otimizadas e com os contornos dos pneus aperfeiçoados.

Durante o percurso normal em uma estrada, o Macan assume automaticamente sua forma aerodinâmica ideal. O spoiler traseiro se move para a posição ECO, as aberturas de ar se fecham e a resistência do chassi diminui. Nessa situação, Wiegand e sua equipe mediram um coeficiente de arrasto de 0,25 (anteriormente 0,35). Tudo isso faz do novo Macan um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado mundial – com um grande impacto na eficiência.

Carregamento rápido de até 270 kW – para todos os mercados
Os motores elétricos no novo Macan retiram sua energia de uma bateria de íon-lítio posicionada sob o assoalho do veículo, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente.

A arquitetura de 800 volts do PPE no novo Macan permite um carregamento rápido de alta performance, que está sendo testado em todo o mundo como parte do processo de desenvolvimento. “Existem diferentes padrões de carregamento em nossos principais mercados. Um foco principal dos testes, portanto, tem sido verificar essas diferentes condições estruturais nos diferentes locais com nossos protótipos e adaptar a tecnologia conforme necessário. O carregamento simplesmente tem que funcionar, onde e quando for necessário”, diz Kerner.

A capacidade de carregamento com corrente contínua (DC) para o novo Macan em estações de carregamento de 800 volts é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada entre 10 a 80% de sua capacidade em menos de 22 minutos. Em estações de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem permite o carregamento em banco, dividindo eficazmente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso possibilita um carregamento especialmente eficiente, sem um reforçador de alta voltagem adicional, a potência de até 150 kW. O carregamento em corrente alternada (AC) conta com potência de até 11 kW.

Testes de dinâmica de condução em condições extremas
A Porsche desenvolveu o novo Macan com um foco especial em manter a dinâmica de condução típica da marca, com uma sensação familiar. Essas competências centrais constituem os principais pilares da programação dos testes. Através das várias etapas dos testes, o objetivo é coordenar os componentes e sistemas recém-desenvolvidos e garantir a estabilidade operacional e o funcionamento suave de sua interação.

Em testes de resistência, a vida útil de um veículo é simulada sob condições severas de operação que só serão experimentadas pelos clientes no limite absoluto. Até o momento, os protótipos camuflados do Macan totalmente elétrico completaram mais de três milhões e meio de quilômetros de testes em pistas de teste e estradas públicas.


Para testar a interação de todos os componentes de condução ativa sob cargas climáticas e situacionais extremas, os carros de teste são utilizados em todo o mundo. “Nós cobrimos todas as faixas de temperatura. De 30ºC negativos na Escandinávia a mais 50ºC, como experimentamos em Death Valley, na Califórnia”, continua Kerner. “Claro, um SUV também tem que funcionar em qualquer superfície. Por isso, testamos não apenas nas estradas, mas também fora de estrada, em cascalho, neve e gelo”.

A tração integral dos modelos Macan totalmente elétricos com seu viés de comportamento traseiro comporta-se muito bem nestes diferentes cenários. A Porsche utiliza exclusivamente a última geração de motores PSM permanentemente excitados nos eixos dianteiro e traseiro. Eles fornecem potência de superalimentação de mais de 450 kW, oferecem excelente eficiência e permitem a reprodução ideal da potência.

Na versão topo de linha, o Porsche Traction Management controlado eletronicamente gerencia a distribuição do torque de mais de 1.000 Nm em conjunto com o controle de largada quase em tempo real. Para oferecer o amplo espectro entre alta performance e conforto pelo qual o Macan é conhecido, os engenheiros implantaram um sistema de Gerenciamento Ativo de Suspensão com tecnologia de amortecedor de duas válvulas, suspensão a ar, bloqueio transversal do eixo traseiro e, pela primeira vez, eixo traseiro direcional com um ângulo de direção de até cinco graus.

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Eletrificados aceleram no Brasil e têm crescimento recorde em 2023

O ano de 2023 foi o melhor da história para a eletromobilidade no Brasil. Os carros eletrificados, que englobam as tecnologias BEV, HEV e PHEV cresceram 91% no ano passado, comparado com 2022, com 93.927 unidades vendidas, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E para 2024 a previsão é otimista. É esperado um novo recorde, com cerca de 150 mil emplacamentos de veículos leves eletrificados no país.

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No ano passado, a venda de eletrificadas cresceu acima de 60% em todas as regiões do país. O Sudeste continuou liderando o crescimento das vendas (+101%), mas o Nordeste também teve desempenho expressivo (+91%), seguido pelo Sul (+82%), Centro-Oeste (+73%) e Norte (+67%).

Em oito Estados os emplacamentos aumentaram mais de 100%. Os destaques foram Espírito Santo (+169%), Distrito Federal (+161%) e Alagoas (+146%), seguidos por Ceará (+113%), Sergipe (+107%), São Paulo (+105%), Rio Grande do Norte (+103%) e Santa Catarina (+101%).

Nordeste
O crescimento de 91% no Nordeste, com 11.788 emplacamentos em 2023 (contra 6.175 em 2022), indica que a eletromobilidade deixa de ser um fenômeno dos estados do Sudeste e começa a se espalhar por todo o país.

A evolução das vendas de eletrificados no Nordeste foi puxada pelo forte aumento em cidades como Maceió (+192%), Fortaleza + (173%) e Recife (+134%).

Quando observamos a Região Nordeste, em 2021, foram 4.619 vendas de eletrificados leves. Já em 2022, foram 6.175 e em 2023 saltou para 11.788 unidades. Crescimento de 91%.

Outro dado interessante é a mudança de participação dos híbridos (HEV) para os híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV). Segundo os dados da ABVE, os veículos plug-in (que têm recarga externa das baterias) representaram 56% das vendas de eletrificados leves em 2023, com 52.359 unidades, superando os HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 dominavam o mercado.

Confira o Ranking dos carros elétricos (BEV) mais vendidos de 2023:
1. BYD DOLPHIN GS 180 EV – 5.971
2. BYD YUAN PLUS GL 310 EV – 1.756
3. VOLVO XC40 6 PLUS – 1.119
4. BYD SEAL AWD GS 590 EV – 1.040
5. BYD DOLPHIN PLUS 310 EV – 841
6. VOLVO XC40 8 ULTIMATE – 682
7. VOLVO C40 8 ULTIMATE – 550
8. GWM ORA 03 GT BEV – 529
9. JAC E-JS1 – 477
10. MINI COOPER S ELECTRIC – 396
11. NISSAN LEAF TEKNA – 370
12. BWM IX3 – 327
13. BYD D1 GS 180 EV – 323
14. RENAULT E-KWID INTENS – 321
15. VOLVO C40 6 PLUS – 291
16. BMW IX1 XDRIVE30 – 267
17. BMW IX XDRIVE40 – 254
18. PEUGEOT E2008 GT – 249
19. GWM ORA 03 SKIN BEV48 – 234
20. BYD TAN AWD GS 680EV – 217

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Saiba quais foram os carros mais vendidos em 2023

O ano de 2023 terminou e, pelo menos, duas grandes marcas têm muito o que comemorar com o resultado das vendas do ano passado. Fiat e Volkswagen se destacaram e conseguiram colocar 9 carros (5 da Fiat e 4 da Volks) no TOP 20 dos carros mais vendidos do ano.

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Abrindo o pódio, pelo terceiro ano consecutivo, está a Fiat Strada com um total de 120.603 emplacamentos em 2023. Na segunda posição vem o Volkswagen Polo, foi o segundo veículo mais vendido do Brasil com 111.247 unidades. Vale ressaltar que se considerarmos apenas os veículos de passeio (Strada é um veículo “comercial leve”), o hatch da Volks é o mais vendido no ano, o que mostra que o sucessor do Gol cumpriu bem o seu papel de carro de entrada de volume.

Entre os veículos mais vendidos em 2023, na terceira posição, o Chevrolet Onix encerrou o ano com 102.049 registros de unidades. O modelo disputou o cenário com o Polo, que ultrapassou o Onix em setembro e vem liderando as vendas desde então. Esses foram os três únicos veículos que romperam a marca simbólica de mais de 100 mil unidades emplacadas no ano.

Strada liderou o ranking com 120.603 vendas em 2023

Entre as marcas, a Fiat conseguiu colocar 5 veículos no TOP 20 com as maiores vendas. Já a Volks colocou quatro veículos no TOP 20, entre eles o SUV mais vendido, T-Cross, com mais de 72 mil emplacamentos. Os números foram divulgados pela consultoria Jato Dynamics.

Confira abaixo a lista dos 50 carros mais vendidos em 2023

ModeloUnidades vendidas
1°) Fiat Strada120.603
2°) Volkswagen Polo111.247
3°) Chevrolet Onix102.049
4°) Hyundai HB2088.909
5°) Chevrolet Onix Plus74.898
6°) Fiat Mobi73.433
7°) Volkswagen T-Cross72.448
8°) Fiat Argo66.720
9°) Chevroelt Tracker66.651
10°) Hyundai Creta65.826
11°) Renault Kwid63.001
12°) Jeep Compass59.118
13°) Volkswagen Nivus52.106
14°) Fiat Toro51.314
15°) Nissan Kicks50.781
16°) Fiat Cronos50.760
17°) Honda HR-V48.061
18°) Jeep Renegade47.400
19°) Toyota Hilux46.921
20°) Volkswagen Saveiro46.601
21°) Fiat Pulse45.812
22°) Toyota Corolla42.989
23°) Toyota Corolla Cross42.077
24°) Fiat Fastback40.411
25°) Hyundai HB20S30.282
26°) Chevrolet Montana30.022
27°) Peugeot 20828.634
28°) Volkswagen Virtus27.096
29°) Citroën C326.581
30°) Renault Duster26.507
31°) Chevrolet S1025.968
32°) Toyota Yaris23.340
33°) Honda City22.647
34°) Fiat Fiorino21.865
35°) Toyota Yaris Sedan20.572
36°) Ford Ranger20.356
37°) Chevrolet Spin20.315
38°) Jeep Commander19.889
39°) Volkswagen Taos15;990
40°) Toyota Hilux SW415.293
41°) Caoa Chery Tiggo 5X14.401
42°) Renault Oroch12.734
43°) Mitsubishi L20012.663
44°) Caoa Chery Tiggo 89.545
45°) Nissan Versa8.860
46°) Ram Rampage8.637
47°) Nissan Frontier8.391
48°) Volkswagen Amarok7.981
49°) Renault Sandero7.860
50°) BYD Song Plus7.673
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Veja quais foram os principais lançamentos do setor automotivo no Brasil em 2023

O ano de 2023 está acabando e nele tivemos um grande volume de lançamentos inéditos e boas atualizações de produtos. Como já era esperado, 2023 foi o ano das picapes. O segmento foi o que mais cresceu no ano e ganhou novos participantes, rivalizando de vez com os SUVs, que a categoria automotiva mais disputada de nosso mercado.

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Outro destaque de 2023 foi a “invasão chinesa” com as marcas BYD e GWM. As duas fizeram uma verdadeira revolução não apenas na eletrificação, mas, principalmente no posicionamento de preços dos carros no segmento premium. As montadoras tradicionais tiveram que correr para adequar os valores de seus carros, melhorar o acabamento interno e antecipar passos importantes na eletrificação nacional. Quem não se adequar rapidamente a essa nova realidade trazida pelos chineses ficará para trás e vera os clientes migrando para essas novas marcas.

Vamos destacar agora alguns dos principais lançamentos do ano de 2023.

BYD Dolphin

O pequeno elétrico da BYD causou um enorme alvoroço no mercado brasileiro quando foi lançado em junho por R$ 150 mil, um valor bem abaixo do que se pedia por um carro 100% elétrico com esse nível de acabamento e entrega de equipamentos. O modelo é hoje o elétrico mais vendido do país e desbancou sem dificuldade o reinado do Volvo XC40.

E a gigante chinesa promete uma nova “revolução” com a chegada do Mini Dolphin agora no começo de 2024 com preço pouco acima dos R$ 100 mil. É esperar para ver a reação do mercado.

GWM Haval H6

Outro que revolucionou o segmento dos eletrificados foi o Haval H6, da GWM. Ele desembarcou por aqui no início do ano com três versões híbridas que se destacam pela autonomia, força do conjunto elétrico e um acabamento acima da média para o segmento. Não demorou muito para o modelo desbancar o então híbrido mais vendido do país, o Corolla Cross XRX Hybrid.

A GWM também trouxe no final do ano o Ora 03 para rivalizar com o BYD Dolphin na liderança do segmento dos elétricos. O compacto com visual retrô também parte de R$ 150 mil, com acabamento refinado e ampla lista de tecnologia a bordo.

RAM pernambucana

Conhecida pelo luxo e potência de suas picapes gigantes, a RAM se aventurou em um segmento inédito e lançou a Rampage. Desenvolvida e produzida no Brasil, mais precisamente na planta da Stellantis em Goiana (PE), a Rampage rapidamente se tornou um fenômeno de vendas graças à versatilidade de seu porte intermediário, um acabamento digno de uma RAM e as opções de motorização diesel e a gasolina com o Huricane 4, com 272 cv.

Picapes da Ford

A montadora norte-americana apostou pesado nas picapes em 2023. Trouxe para o nosso mercado a primeira picape híbrida com a Maverick Lariat (HEV), que se destaca pela autonomia de 800 km com um tanque de gasolina. Outra chegada da Ford foi a gigante F-150, que voltou ao nosso mercado com muito luxo e força para competir no segmento até então dominado pela RAM.

Mas foi uma renovação de produto o maior destaque da Ford em 2023. A nova geração da Ranger elevou o patamar das picapes médias no Brasil, como a força do motor V6 e a maior lista de tecnologia a bordo do segmento. Isso sem falar no trabalho de suspensão e equilíbrio que deixaram a picape com aspecto de um SUV de luxo.

Fiat envenenada

Strada Turbo

A Fiat tinha tudo para lançar a sua primeira picape média no Brasil em 2023, mas o projeto atrasou um pouco e deverá sair do papel no início de 2024. Sem grandes lançamentos no ano, podemos destacar a chegada do motor turbo com câmbio CVT na linha da Strada (carro mais vendido no ano) e o segundo SUV com a assinatura do escorpião da Abarth no Fastback.

Volks dividida

Elétrico ID.4

O principal lançamento da Volkswagen do ano rapidamente assumiu o lugar do Gol e se tornou o carro mais vendido da marca alemã. Estamos falando do Polo Track, versão de entrada do hatch compacto que caiu no gosto dos brasileiros e foi a boia de salvação da marca em termos de volume.

Em uma frente oposta ao volume está a chegada da linha ID. no Brasil. Os carros elétricos da Volks desembarcaram por aqui com os modelos ID.4 e ID. Buzz. Uma pena é que os dois modelos não estão à venda no país. Eles estão disponíveis apenas para aluguel no sistema de assinatura, por valores assustadores, acima dos R$ 10 mil por mês.

Chevrolet promete…

Nova Silverado

O ano de 2023 foi discreto para a Chevrolet no Brasil. Ela começou o ano fazendo barulho com a chegada da nova Montana, uma picape de porte intermediário que deveria tirar clientes tanto da Strada como da Toro, o que aparentemente não conseguiu fazer. Outra aposta da montadora no segmento das caçambas foi com a poderosa Silverado. A picape grande volta ao Brasil com o mesmo desafio da Ford F-150, que é incomodar as luxuosas RAM.

Mas 2024 promete ser agitado para a Chevrolet com a chegada de modelos elétricos, como a nova Blazer, que tem um visual que promete parar o trânsito por onde passar. Também deverá ser nesse ano a chegada a nova S10, picape que parou no tempo e está vendo seus clientes migrarem para a nova Ranger.

Mais novidades

Outras grandes marcas tradicionais ficaram sem lançamentos importantes em 2023 e prometem boas novas para 2024. É o caso da Toyota e da Jeep. A marca japonesa vai estrear seu inédito SUV compacto, o Yaris Cross, que terá opção híbrida e deve incomodar até mesmo os chineses. Já a Jeep começará 2024 com a chegada de novas versões para o Commander e para o Compass com o poderoso motor Huricane 2.0 turbo de 272 cv de potência. Outra movimentação da Jeep no ano novo deverá ser na eletrificação, com o lançamento de versões híbridas para seus SUVs.

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Tracker e Corolla Cross serão os novos carros da Stock Car Pro Series

Os SUVs ganharam as ruas e o coração dos brasileiros e hoje fazem parte do segmento automotivo com mais representantes no país. Eles se destacam pela versatilidade, pois são carros de passeio com altura maior do solo para enfrentar os obstáculos tanto das cidades como do fora de estrada. Eis que agora também serão vistos em pistas de corrida.

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Promotora da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Vicar anunciou uma mudança importante no conceito da Stock Car Pro Series. A partir de 2025, quando estreará o novo e revolucionário projeto de seus carros, os modelos utilizados terão como visual os SUVs (sigla para Veículos Utilitários Esportivos) no lugar dos sedans, que encerrarão sua era no próximo campeonato, com início no dia três de março de 2024, em Goiânia (GO). Em um evento realizado no Autódromo de Interlagos, a empresa confirmou que em 2025 os fãs verão no grid o Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross no lugar do Cruze e do Corolla Sedan, respectivamente.

De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes feitas pela maior promotora de corridas da América Latina. Um dos sinalizadores para a utilização da nova carroceria é o próprio consumidor. Segundo relatório divulgado no dia sete de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedans. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.

Pesquisa com fãs

Outro indicador foi uma pesquisa encomendada pela Vicar junto à especialista Bridge Research para avaliar a opinião dos fãs sobre a mudança da plataforma de sedan para SUV. O grupo pesquisado foi dividido em dois perfis: um para o fã “padrão” (que acompanha Stock Car e também outras opções de esporte a motor) e o fã “fanático” (que não perde nenhuma corrida da categoria). Nos diversos tipos de cenário propostos, se destacam o fato de que as mudanças para designs arrojados encorajem o público das corridas a consumir ainda mais conteúdo (o fã “fanático” registrou 89% e o “padrão”, 66%) e que uma mudança de sedans para SUVs na Stock Car tenha tido uma grande aprovação (77% e 54%, respectivamente).

“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Fernando Julianelli. “Os pontos positivos foram muitos e ficamos muito surpresos com a receptividade tanto do público quanto dos pilotos e investidores na categoria. É o rumo certo para garantir uma longevidade sadia para a Stock Car”, resumiu.

“Estamos entusiasmados com a nova fase anunciada pela Stock Car. A estratégia da TOYOTA GAZOO Racing permanece sendo a de superar os limites para ir além, buscando sempre vitórias na Stock Car, independente dos adversários e de outras marcas que estejam envolvidas no campeonato. Nossa ideia é seguir caminhando em conjunto com a categoria, incentivando o esporte a motor brasileiro e trazendo para a competição o DNA vencedor da TOYOTA GAZOO Racing, que é o time atual campeão do Mundial de Endurance (WEC), do Mundial de Rally (WRC) e do Rally Dakar”, comentou Daniel Grespan, líder do Projeto TOYOTA GAZOO Racing no Brasil.

“Os SUVs já representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular. O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas. O intuito é trazer ainda mais emoção e apelo para a Stock Car”, destacou Chris Rego, diretora de Marketing da GM América do Sul.

Versão final

Assim como os elementos mecânicos e eletrônicos do carro que estreará em 2025 – um projeto de padrão internacional que tem gerado expectativa inclusive em mercados do exterior –, as novas carrocerias foram desenvolvidas pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar.

A versão final do Tracker e do Corolla Cross se revelou bastante ousada em termos de visual, com linhas agressivas e um aspecto extremamente esportivo. “São designs que inspiram: você olha e já imagina eles na pista. O visual sugere dois carros puro-sangue, realmente com pedigree de competição”, opinou Enzo Bortoletto, CEO da Audacetech. “Tecnicamente, o maior desafio será a equalização aerodinâmica, que já está em andamento e tem mostrado resultados bem animadores. Temos certeza que vamos manter o impressionante equilíbrio da Stock Car, que tem classificatórios com até 30 carros separados por apenas meio segundo, um índice espetacular que vamos preservar”, destacou.

“Desde sua estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes”, destaca Fernando Julianelli. “A notícia que damos hoje vem em um momento muito especial, pois no próximo domingo teremos a etapa de encerramento da temporada 2023, com Toyota e Chevrolet disputando o título das montadoras. O placar é simbólico do equilíbrio que atingimos: elas estão empatadas, com 11 vitórias cada uma. Domingo, teremos o tira-teima. Com o novo carro e a evolução em várias outras áreas, vamos dar continuidade a esse cenário, no qual a competitividade, os ídolos e os carros atraem e encantam milhões de fãs no Brasil e no exterior”, completa o CEO da Vicar.

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Prêmio UOL Carros 2023 divulga os vencedores por categoria; veja a lista

Um dos mais cobiçados prêmios do setor automotivo divulgou nesta semana a lista dos vencedores por categoria em 2023. O Prêmio UOL Carros chega a sua sétima edição com uma das mais tradicionais premiações do país e cerimônia de divulgação dos vencedores foi realizada na noite de quarta-feira (14), em São Paulo, com a apresentação do jornalista e colunista do UOL Carros, Jorge Moraes.

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Os vencedores foram eleitos por um júri formado por jornalistas e influenciadores digitais especializados no setor automotivo, que apontou os modelos que mais se destacaram em 14 categorias.

A BYD foi a grande vencedora desta edição com quatro troféus – incluindo as categorias mais importantes da premiação. A Ford aparece em seguida com três vitórias, comprovando a eficácia de sua nova estratégia comercial com foco em picapes e SUVs.

O evento ainda premiou a Kia como “Melhor Pós-Venda”, categoria definida por voto popular em enquete na página de UOL Carros.

Confira a lista dos vencedores por categorias

Compacto: Peugeot 208

Compacto elétrico: BYD Dolphin

Sedã: Nissan Versa

Sedã Elétrico: BYD Seal

SUV Compacto: Hyundai Creta

SUV Médio: GWM Haval H6

SUV Prêmio: BMW X1

SUV Elétrico: Ford Mustang Mach E

Picape Compacta: RAM Rampage

Picape Média: Ford Ranger

Picape Grande: Ford F150

Esportivo: Porsche 911 GT3 RS

Destaque do ano: BYD Dolphin

Montadora do ano: BYD