A temporada 2022 da GT Sprint Race, uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, começa neste domingo (13) com a corrida no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). Entre os 27 pilotos confirmados para disputar as nove etapas até dezembro estão os pernambucanos Sérgio Ramalho e Dudu Trindade. Eles têm em comum o apoio da JBS Motors nesta temporada.
Os dois jovens e experientes pilotos dividiam o carro até temporada passada, mas neste ano entrarão em disputa pelos pontos que levam ao título. Dudu Trintade correrá sozinho, enquanto Sérgio Ramalho dividirá os treinos e as corridas com o piloto Luciano Zangirolami.
“Este ano vou correr sozinho, o que me dará mais tempo de pista, de treino e de corrida, permitindo assim avançar ainda mais para buscar uma grande temporada. Pode esperar uma grande evolução”, explica Dudu Trindade.
Ramalho também tem grandes expectativas para a temporada 2022. “Esse ano vamos tentar conquistar o que faltou no ano passado, o campeonato! Vou dividir o carro com o também experiente Luciano Zangirolami e espero que possamos fazer um grande ano juntos”, afirmou o piloto.
Esse será o primeiro ano de Sérgio Ramalho no time da JBS Motors. O piloto de 32 anos começou muito bem a temporada 2022 ao ser convidado a fazer sua estreia na Stock Car, maior categoria do automobilismo nacional, na corrida de duplas disputada no mês passado em Interlagos. “Sou muito grato a JBS por acreditar no nosso trabalho e a sinergia que teremos durante o ano será incrível. Trabalharemos forte não só na divulgação da marca e levá-la ao topo do pódio como os clientes e seguidores terão algumas boas surpresas dessa parceria”, relata Ramalho.
Já Dudu Trindade é veterano no time da JBS Motors, apesar de ter apenas 18 anos de idade. Esse é terceiro ano de parceria entre o jovem piloto e a empresa multimarcas que é referência nacional no segmento automotivo premium. “Estamos evoluindo nessa parceria, desde o Kart até as corridas atuais. E temos algumas novidades neste ano, que contaremos ao longo do ano”, explica Trindade.
Evolução da categoria
Sérgio e Dudu fazem parte da evolução da GT Sprint Race. “No passado, a Sprint era uma categoria de formação de pilotos, hoje, além dessa grande sacada e depois de muita visibilidade e participações de pilotos superespeciais, também é uma das principais categorias para pilotos profissionais consagrarem suas carreiras”, afirma Ramalho. “A Sprint cresceu muito e está em alinhamento para ser o eixo de uma das principais categorias do automobilismo brasileiro”, completa Trindade.
Primeira corrida
Na prova de estreia no circuito serão 27 pilotos acelerando pelos 3.530 metros de extensão da pista gaúcha. A programação prevê a entrada dos pilotos na pista com os carros na sexta-feira, 11, para dois treinos extras, às 14 horas e 17 horas.
No sábado, 12 de março, acontecem dois treinos oficiais, às 10h55 e 14 horas, máximo de 18 voltas cada, e grids de largada serão definidos a partir das 16h30. E, no domingo, 13, as largadas serão às 9h45 e 12h30.
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é um dos circuitos mais modernos do Brasil. A pista tem extensão total de 3.530,7 metros, com 14 curvas (sete à direita e sete à esquerda) de alta, média e baixa velocidades. Algumas curvas são feitas em mergulho cego, o que exige grande perícia dos pilotos. A principal característica do circuito inaugurado em 12 de junho de 2005 é a seletividade. As chicanes, a Ferradura e as curvas de alta em “S” são consideradas pelos pilotos as mais desafiadoras e prazerosas do Brasil.
TRANSMISSÕES
As emoções da 11ª temporda da GT Sprint Race terão transmissões televisivas ao vivo com geração de imagens da Master/CATVE, narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto, no próximo domingo: a primeira corrida e a segunda corrida no YouTube @Acelerados, @MotorsportBrasil e GT Sprint Race); e o canal BandSports exibirá a segunda corrida. Além disso, haverá uma ampla cobertura dos bastidores pelas plataformas digitais da competição como instagram, facebook, site da competição.
Programação
Sexta-feira, 11 de março
13h00 às 18h00 – Midia Day
08h00 às 10h00 – GT Sprint Race – Shakedown organização
14h00 às 14h45 – GT Sprint Race – Treino extra 1
17h00 às 17h50 – GT Sprint Race – Treino extra 2
18h00 – GT Sprint Race – Track Walk
–
Sábado, 12 de março
10h55 às 11h40 – Treino oficial 1
14h00 às 14h45 – Treino oficial 2
14h00 – Briefing
16h30 às 16h40 – Treino classificatório 1
16h50 às 17h00 – Treino classificatório 2
–
Domingo, 13 de março
08h05 às 08h15 – Warm-up
09h40 – Corrida 1 (23min + 1 volta)
12h30 – Corrida 2 (23 min + 1 volta)
13h20 às 13h30 – Pódios
–
Calendário da GT Sprint Race 2022:
Etapa 1 – 13 de Março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 03 de Abril – Velocitta – Mogi Guaçu (SP)
Etapa 3 – 01 de Maio – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 4 – 05 de Junho – Goiânia (GO)
Etapa 5 – 10 de Julho – Londrina (PR)
Etapa 6 – 21 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 7 – 18 de Setembro – Tarumã- Viamão (RS)
Etapa 8 – 06 de Novembro – Brasília (DF)
Etapa 9 – 11 de Dezembro – Londrina (PR)
* Crédito das fotos da Sprint Race: Luciano Santos/Divulgação