JBS Motors

Porsche 911: um ícone da esportividade há quase 60 anos

Quando se fala em carro esportivo a Porsche é uma das primeiras marcas que vem à cabeça das pessoas. E dentro da montadora alemã, o 911 é o ícone das pistas que invadiu as ruas do mundo e o imaginário dos aficionados por carros. O modelo é o esportivo de luxo mais cobiçado há 58 anos, passando por sete gerações até chegar a oitava e atual 992, sempre mantendo o mesmo DNA. Conheça um pouco da trajetória desta máquina de design atemporal.

1963

O 911 nasceu como 901 quando ainda era um carro-conceito apresentado no Salão de Frankfurt em 1963. No ano seguinte ganhava as ruas já com a nomenclatura atual (911 Carrera) e com o veloz (para época) motor refrigerado a ar com 130 cv que permitia ao modelo chegar a 210 km/h. Cerca de 7 anos depois, ainda na primeira geração, ganhou a versão Carrera RS com motor seis cilindros de 210 cv e com a famosa “cauda de pato” com um spoiler traseiro, algo que apenas o Porsche ostentava entre os carros de produção para as ruas.

1974

O primeiro grande mudança ocorreu com a chegada da Série G (930), que trouxe grandes inovações para o modelo na época, incluindo cintos de segurança de três pontos de série, encosto de cabeça integrado ao banco e a nervosa versão 911 Turbo.

1988

Foi nessa época que o 911 ganhou quatro tipos de carroceria e versões, como Cabriolet, Coupé, Targa e Turbo. A geração 964 do Carrera 4 foi uma remodulação quase que total da plataforma do 911, principalmente no interior. O conforto ganhava mais espaço com direção hidráulica, transmissão automática (Tiptronic), freios ABS e molas espirais na suspensão.

1993

A geração 993 do 911 foi a última a usar os motores refrigerados a ar e passou por uma modernização no design. A versão 911 turbo desta geração foi a primeira a ter motor biturbo em 1995, revolucionando o mercado de esportivos pela baixa emissão de poluentes para a época, o que rendeu vários prêmios para a Porsche no período.

1996

A chegada dos motores refrigerados a água fez com que a Porsche antecipasse a mudança de geração, lançando a 996, que foi um marco para a empresa de Stuttgart. Isso porque, o modelo foi o primeiro com motor boxer refrigerado a água com 4 válvulas por cilindro e fortes 300 cv de potência.

2004

A geração 997 foi a multiplicadora da linha 911. Ela teve nada menos que 24 edições diferentes, entre Carrera, Targa, Cabriolet, Turbo, GTS, tração traseira ou integral, edições de rua, séries especiais e os velozes para as pistas. Um dos modelos, o Carrera S, apresentou motor de 3,8 litros com incríveis 355cv. No chassi, a principal mudança foi a adição do gerenciamento de suspensão ativa como equipamento de série.

2011

A maior revolução tecnológica ocorreu na mudança para a geração 991. A construção híbrida de aço e alumínio diminuiu o peso do carro e, como inovação, trouxe uma caixa de câmbio manual de sete velocidades. Boa parte do ganho no desempenho também se deu à menor cilindrada do motor do Carrera. Suspensão nova com distância entre-eixos maior, rodas e pneus maiores, bitola mais larga e outras adaptações fazem dele um exemplo de conforto. A versão básica Carrera era equipada com motor 3.4 de 350 cv, enquanto o Turbo S, chegou a ser produzido com 560 cv, uma grande diferença de potência, considerando a mesma geração do modelo. O 911 Turbo e Turbo S receberam uma nova tecnologia com esterçamento das rodas traseiras e a versão Turbo S alcança os 0-100 km/h em apenas 3.1 segundos segundo a Porsche.

2019

A atual geração do Porsche é com mais tecnologia embarcada em suas seis versões: Carrera, Carrera Cabriolet, Carrera 4, Carrera 4 Cabriolet, Carrera S, Carrera S Cabriolet, Carrera 4S, Carrera 4S Cabriolet, Turbo S e Turbo S Cabriolet. Todos equipados com câmbio PDK de 8 velocidades.

Todos agora são equipados com motor twin-turbo e a cilindrada foi reduzida para 3.0 nas versões: Carrera, Carrera 4 e Carrera S. A versão Turbo S agora possui motor 3.7 de seis cilindros boxer, twin-turbo e gera impressionantes 650 cv a 6750 rpm, alcançando 100 km/h a partir da imobilidade em apenas 2.7 segundos e 330 km/h de velocidade máxima, um verdadeiro superesportivo.

Fontes para esta matéria:
– Página oficial da Porsche
– Manual do Homem Moderno
– Canal da Peça

Voltar para o blog

Fique por dentro das novidades

Depoimento de clientes

Adylo
Delegado Federal

Durante o atendimento, a vendedora foi bastante solícita, respondendo minhas dúvidas a respeito do carro, formas de pagamento e documentação. Além disso, prontificou-se a tratar diretamente com a gerente do banco sobre o trâmite documental necessário para a venda do carro e a liberação do financiamento por parte da instituição financeira. A loja teve o cuidado de me entregar um carro limpo e higienizado. No que se refere ao pós-venda, destaco que a vendedora, por vezes, entrou em contato comigo para saber sobre meu grau de satisfação com o carro e se o veículo estava em bom funcionamento.

Tulio Albuquerque
Empresário

Meu amigo, depois de mais de 3 anos de negócios bem feitos, eu só posso dizer q a JBS Motors é o melhor lugar para se realizar um sonho, sempre com um bom atendimento e bons negócios! Shoooow

Flávio Henrique
Contador tributário

Excelente atendimento de Edna, Mauro, Júnior e também de Amanda, que me recepcionou com muita atenção e explicou todos os detalhes. E, como cliente JBS, já me sinto parte dessa família. Importante destacar que, além da negociação, a JBS patrocina o meu clube de coração, o Santa Cruz. É muito bom estar aqui, ser bem atendido, ter esse local de segurança e a certeza de que estamos fazendo um excelente negócio. Obrigado.

Sílvia Ribeiro

Já é o terceiro carro que minha filha compra na JBS. Excelente atendimento dos vendedores Edna e Mauro e da gerente Ana. E de Amanda também que, com muita paciência, explicou tudo sobre a documentação do veículo. Isso faz com que eu indique mais clientes para a loja e que seja responsável pela indicação, aumentando o laço que eu tenho com a JBS. Estou muito satisfeita. Obrigada!

Aguarde, carregando...