JBS Motors

Novos carros da Fórmula 1 em 2022 vão acirrar as disputas na pista

Quem assiste e curte a Fórmula 1 torce para que a corrida seja cheia de ultrapassagens. A disputa por posições é o que alimenta a competição e leva emoção às pistas. Em 2022, a categoria promete aumentar significativamente o número de duelos e ultrapassagens com mudanças importantes na aerodinâmica dos carros. Foi o que afirmou a direção da FIA ao apresentar o carro-conceito que balizará o desenho dos modelos produzidos pelas equipes.

O carro-conceito que vemos nas fotos tem um visual futurista mas já adianta os detalhes importantes da aerodinâmica dos novos carros. Asas dianteiras e traseiras serão simplificadas, bargeboards, estrutura na lateral dos carros, serão eliminados E as entradas laterais de ar serão redesenhadas. O bico se torna ainda mais baixo, que remete ao desenho dos carros da F1 dos anos 1990.

Pilotos da F1 foram apresentados ao novo carro em Silverstone, no GP da Inglaterra. F1/Divulgação

Todas essas mudanças na aerodinâmica têm a missão de facilitar as ultrapassagens. Isso será possível diminuindo as turbulências geradas pelos carros, prejudicando e muito o rendimento de quem vem atrás. “Em 2022 vamos começar um novo caminho com estas grandes mudanças no regulamento. Este regulamento foi desenhado para que os pilotos sejam capazes de andar mais próximos uns dos outros na pista”, afirmou o presidente da FIA, Jean Todt.

Segundo cálculos da F1, um carro de 2022, no ar sujo (ou turbulento), terá 86% do downforce que teria no ar limpo. Com os carros atuais, esse número é de apenas 55%. Isso é um ganho significativo de estabilidade nas curvas que poderá fazer muita diferença numa categoria onde os milésimos de segundo podem definir uma corrida.

F1/Divulgação

As pesquisas atuais mostram que os carros da F1 perdem 35% de sua força descendente quando estão a 20 metros de um carro à frente e 47% quando estão a apenas 10 metros. Agora esses números serão reduzidos para 4% e 18%, respectivamente, devido ao desenvolvimento focado para aumentar o ‘efeito solo’, que proporciona um nível mais alto de força descendente nos monopostos.

“Parece que foi há muito tempo que a FIA revelou oficialmente os regulamentos para o futuro do esporte, mas depois do atraso de um ano em razão da pandemia faltam somente 170 dias para o início de 2022, quando veremos a próxima geração de carros da F1 entrar na pista”, disse Ross Brawn, diretor-esportivo da F1.

Algumas mudanças inéditas também estão presentes no novo carro-conceito da F1 para 2022, como a presença dos novos pneus com 18 polegadas da Pirelli. Além disso, pela primeira vez na categoria, os carros terão winglets (pequenas asas) sobre as rodas, que serão mais resistentes que os atuais vórtices da asa dianteira, apesar de contarem com um papel semelhante na aerodinâmica do carro.

F1/Divulgação

Outra novidade, que não é inédita, mas aconteceu apenas em 2009 na categoria é o retorno das tampas das rodas, a popular “calota”. As novas regras da F1 para 2022 ainda limitarão o que os engenheiros podem fazer em questões de aerodinâmica, mas estas tampas basicamente proporcionam o envio de fluxo de ar pelas rodas, o que ajuda a aumentar a força descendente.

F1/divulgação

“Há uma grande empolgação diante desta nova era e, embora 2021 tenha sido de uma grande batalha, ainda temos carros para seguir uns aos outros durante as corridas. Os regulamentos para 2022 vão abordar este problema e vão criar uma oportunidade para disputas mais próximas e mais corridas ‘roda a roda’. O efeito combinado dos novos regulamentos aerodinâmicos e as regras financeiras, na forma de limite orçamentário, vai criar condições para um campeonato mais equilibrado e para que as diferenças no grid sejam reduzidas”, concluiu Brawn.

Voltar para o blog

Fique por dentro das novidades

Depoimento de clientes

Adylo

Durante o atendimento, a vendedora foi bastante solícita, respondendo minhas dúvidas a respeito do carro, formas de pagamento e documentação. Além disso, prontificou-se a tratar diretamente com a gerente do banco sobre o trâmite documental necessário para a venda do carro e a liberação do financiamento por parte da instituição financeira. A loja teve o cuidado de me entregar um carro limpo e higienizado. No que se refere ao pós-venda, destaco que a vendedora, por vezes, entrou em contato comigo para saber sobre meu grau de satisfação com o carro e se o veículo estava em bom funcionamento.

Tulio Albuquerque

Meu amigo, depois de mais de 3 anos de negócios bem feitos, eu só posso dizer q a JBS Motors é o melhor lugar para se realizar um sonho, sempre com um bom atendimento e bons negócios! Shoooow

Flávio Henrique

Excelente atendimento de Edna, Mauro, Júnior e também de Amanda, que me recepcionou com muita atenção e explicou todos os detalhes. E, como cliente JBS, já me sinto parte dessa família. Importante destacar que, além da negociação, a JBS patrocina o meu clube de coração, o Santa Cruz. É muito bom estar aqui, ser bem atendido, ter esse local de segurança e a certeza de que estamos fazendo um excelente negócio. Obrigado.

Sílvia Ribeiro

Já é o terceiro carro que minha filha compra na JBS. Excelente atendimento dos vendedores Edna e Mauro e da gerente Ana. E de Amanda também que, com muita paciência, explicou tudo sobre a documentação do veículo. Isso faz com que eu indique mais clientes para a loja e que seja responsável pela indicação, aumentando o laço que eu tenho com a JBS. Estou muito satisfeita. Obrigada!

Micherlan Ferreira

Experiência EXTRAORDINÁRIA!! A JBS MOTORS, superou todas as minhas expectativas! Super feliz com a compra do meu BMW X3. #éisso #vivaàvida #amotudoisso

Claudia de Souza

Desde o primeiro contato com JSB o atendimento foi de excelência, estamos muito felizes e satisfeitos com o carro e com toda gentileza que fomos tratados por toda equipe, em especial para Nathali (perfeita rsrs) que sem sombra de dúvidas fez todo diferencial. Parabéns muito sucesso para vocês

Aguarde, carregando...