JBS Motors

Grandes montadoras modernizam suas marcas

A marca estampada em um carro tem muito mais do que a função de identificar o fabricante daquele automóvel. As logos carregam o DNA, o estilo e a história de uma empresa e, por isso, não são comumente modificadas. Nos últimos meses, entretanto, grandes montadoras estão se reposicionando no mercado e realizando o que no meio publicitário é chamado de “rebranding”, uma nova estratégia de marketing que passa pela mudança da identidade visual. Volkswagen, BMW, Peugeot, Renault e Kia são algumas das gigantes do setor automotivo que estão passando por essa transformação.

A Volks apresentou sua nova identidade global pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em setembro de 2019, junto com o lançamento do seu 100%, o ID.3. No Brasil, o primeiro carro a estampar a nova marca foi o Nivus, lançado em meio à pandemia, em maio do ano passado.

Segundo a montadora alemã, a transformação interna da marca, sua visão e sua nova atitude também estão representadas para o mundo externo pelo novo design da marca. A ideia foi torná-la mais humana e mais espontânea. “Em vez de mostrar um mundo publicitário perfeito, adotar o ponto de vista do cliente com maior alcance e contar histórias autênticas”, afirmou a montadora em comunicado. “Queremos tornar a vida das pessoas mais brilhante com nossos produtos”, explicou Jochen Sengpiehl, Chefe de Marketing (CMO) da marca Volkswagen. “Muita gente desenvolve um relacionamento íntimo com a Volkswagen e até mesmo dá nome aos seus veículos. Queremos difundir esse enfoque natural com seus laços emocionais”.

Quem também deu um “tapa no visual” da sua marca foi a BMW, mas com um propósito não tão abrangente como fez a Volkswagen. A alteração na logo da montadora bávara, primeira em 23 anos, não chegará à carroceria ou volante dos seus carros, mas sim para comunicação online e offline.

Segundo o responsável pela gestão da marca BMW, Jens Thiemer, “o novo logótipo de comunicação destaca a nossa abertura e transparência. Foi pensado para enfrentar os desafios e oportunidades da digitalização para as montadoras.” Acrescenta que “a flexibilidade gráfica permitirá encontrar pontos comuns de comunicação onde a BMW esteja presente, online e offline, no futuro que vem por aí”.

A Peugeot buscou a inspiração em seus modelos clássicos para lançar a 11ª marca de sua história com foco em aspectos, como minimalismo e elegância. O leão não saiu de cena – afinal faz referência à cidade de origem da empresa -, mas ficou representado apenas pela cabeça dentro de um escudo com a grafia Peugeot no topo e com nova fonte.

A marca estreou na comunicação da Peugeot e em breve chegará aos carros. O primeiro modelo a estampar a novidade será a nova geração do 308, que será lançada no próximo dia 18, em Paris.

Além de carregar os mais de 200 anos da Peugeot, a novo logo tem a missão de refletir a mudança de posicionamento da empresa, mais voltada para aspectos como luxo e esportividade.

Outra francesa que está modernizando sua identidade visual é a Renault. A montadora ainda não fez o lançamento oficial da novidade, mas ela pôde ser vista estampada no conceito elétrico Renault 5, no início do ano.

A montadora não abandonou o losango, mas agora ele é formado por duas formas geométricas entrelaçadas, que remetem a outra forma utilizada pela companhia entre 1992 e 2004. O aspecto cromado dá lugar a uma figura mais versátil e contemporânea.

No início deste ano a Kia pegou todo mundo de surpresa ao apresentar com grande pompa na Coreia do Sul o seu novo logotipo. A novidade veio acompanhada do slogan “Movement that inspires” (Movimento que inspira). Segundo a companhia, o logo é inspirado em uma assinatura manuscrita, com linha ininterrupta, representando os valores que a marca quer oferecer aos seus clientes.

“O novo logotipo representa o compromisso da empresa em se tornar um ícone de mudança e inovação”, afirmou Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. “A indústria automotiva está passando por um período de rápida transformação e a Kia está se moldando e se adaptando de forma proativa a essas mudanças. Nosso novo logotipo representa nosso desejo de inspirar os clientes à medida que suas necessidades de mobilidade evoluem e para que nossos funcionários estejam à altura dos desafios que enfrentamos em uma indústria em rápida mudança.”

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Depoimento de clientes

Adylo

Durante o atendimento, a vendedora foi bastante solícita, respondendo minhas dúvidas a respeito do carro, formas de pagamento e documentação. Além disso, prontificou-se a tratar diretamente com a gerente do banco sobre o trâmite documental necessário para a venda do carro e a liberação do financiamento por parte da instituição financeira. A loja teve o cuidado de me entregar um carro limpo e higienizado. No que se refere ao pós-venda, destaco que a vendedora, por vezes, entrou em contato comigo para saber sobre meu grau de satisfação com o carro e se o veículo estava em bom funcionamento.

Tulio Albuquerque

Meu amigo, depois de mais de 3 anos de negócios bem feitos, eu só posso dizer q a JBS Motors é o melhor lugar para se realizar um sonho, sempre com um bom atendimento e bons negócios! Shoooow

Flávio Henrique

Excelente atendimento de Edna, Mauro, Júnior e também de Amanda, que me recepcionou com muita atenção e explicou todos os detalhes. E, como cliente JBS, já me sinto parte dessa família. Importante destacar que, além da negociação, a JBS patrocina o meu clube de coração, o Santa Cruz. É muito bom estar aqui, ser bem atendido, ter esse local de segurança e a certeza de que estamos fazendo um excelente negócio. Obrigado.

Sílvia Ribeiro

Já é o terceiro carro que minha filha compra na JBS. Excelente atendimento dos vendedores Edna e Mauro e da gerente Ana. E de Amanda também que, com muita paciência, explicou tudo sobre a documentação do veículo. Isso faz com que eu indique mais clientes para a loja e que seja responsável pela indicação, aumentando o laço que eu tenho com a JBS. Estou muito satisfeita. Obrigada!

Micherlan Ferreira

Experiência EXTRAORDINÁRIA!! A JBS MOTORS, superou todas as minhas expectativas! Super feliz com a compra do meu BMW X3. #éisso #vivaàvida #amotudoisso

Claudia de Souza

Desde o primeiro contato com JSB o atendimento foi de excelência, estamos muito felizes e satisfeitos com o carro e com toda gentileza que fomos tratados por toda equipe, em especial para Nathali (perfeita rsrs) que sem sombra de dúvidas fez todo diferencial. Parabéns muito sucesso para vocês

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