JBS Motors

Em alta no mercado, picapes se destacam pela versatilidade e robustez

Foi-se o tempo em que ter uma picape era coisa de homem do campo, de quem precisava apenas de um veículo forte para carregar de tudo. Os utilitários de caçamba evoluíram muito nos últimos anos e hoje disputam garagens na cidade com carros de passeio. Para se ter uma ideia da alta das picapes no Brasil, nos últimos meses, entre os cinco automóveis mais vendidos do país, sempre há duas picapes na lista. O que explica a ascensão e diversificação do público que almeja uma picape é a versatilidade dos modelos, que deixaram de ser apenas “burros de carga” para entregar conforto, tecnologia de ponta e até mesmo desempenho de esportivo.

A vida na cidade também pede um tanto da versatilidade das picapes. Se os SUVs vêm ganhando a preferência da maioria das garagens devido principalmente a altura do solo e espaço interno, as picapes somam a isso a robustez que só um utilitário de caçamba construído sobre um rígido chassis e tração 4×4 pode enfrentar, como as intempéries do dia a dia: ruas alagadas e esburacadas, desníveis cada vez maiores nas pistas e capacidade de carga que nenhum SUV pode suportar.

Picape esportiva?

Sim, picape também pode ter pegada esportiva. Podemos citar aqui como exemplo a Amarok com o bruto motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência e fortes 59,1 kgfm de torque distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. Esse conjunto permite que a picape média acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos, semelhante a modelos esportivos da marca.

Outro aspecto que reforça a performance da Amarok é a função Overboost, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cv, elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função Overboost volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo. Clique aqui para ver o teste que a equipe do Autoo fez com a Amarok V6.

A mais desejada

Quando se fala em picape média no Brasil, na lista das mais desejadas sempre aparece a Hilux. Nenhum outro utilitário de caçamba é tão desejado quanto ao modelo da Toyota produzido na Argentina. Tanto que ter uma Hilux na garagem foi além do status e praticamente virou um investimento. A picape se valoriza na garagem como um bom vinho envelhece no barril de carvalho.

Mas o que explica a popularidade duradoura da Hilux no Brasil. São muitos os fatores, como por exemplo a resistência e fama de “não quebrar” que o modelo da Toyota ostenta. Mas também há o indiscutível aspecto visual. O design das últimas duas gerações da Hilux inspirou os desenhistas das marcas concorrentes. Você encontra traços de Hilux em praticamente todas as rivais do segmento. Veja aqui o teste exclusivo que a Revista Auto Esporte fez com a Hilux 2021.

A inovadora

A Nissan gosta de levar as tecnologias voltadas para veículos urbanos para sua picape média. A Frontier se destaca no aspecto hi-tech e por ser a única do segmento a oferecer teto-solar. Entre os aspectos de tecnologia podemos destacar o sistema de Visão 360º, que é formado por quatro câmeras (na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos) e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno da Nissan Frontier.

Para picapes, a Visão 360º torna-se um item importante de segurança e, claro, tecnologia. Com o tamanho avantajado desses utilitários, manobrar o veículo é uma tarefa que requer muito cuidado. Além desse diferencial, a picape esbanja equipamentos inéditos no segmento, como os bancos “Gravidade Zero” inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Veja aqui a avaliação da revista Motor Show sobre a Nissan Frontier

Wi-Fi para a fazenda?

Nenhuma outra picape do mercado brasileiro é tão ligada ao agronegócio como a S10. A picape da Chevrolet sempre se destacou pela grande variedade de versões de cabines simples ou dupla e opções de motorização flex ou diesel. Isso permitiu que a montadora conseguisse oferecer versões de entrada com apelo na robustez e preço mais baixo que as rivais.

Mas a Chevrolet não poderia ficar de fora do movimento de “urbanização” das picapes e inovou geral com a nova S10. Quando você iria imaginar, por exemplo, que teríamos internet wi-fi nativa em uma picape média? Pois a S10 tem e leva o sinal sem fio para o campo. Esse é apenas um dos muitos aspectos tecnológicos que a marca agregou a nova S10. O jornalista Jorge Moraes mostra nesse vídeo os detalhes da versão mais completa da S10, a High Country.

Brutalidade e luxo

Nenhuma outra picape vendida no mercado brasileiro reúne aspectos tão distintos com a Ram 2500 Laramie. O motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros e seis cilindros em linha proporciona a força que a faz rebocar até 7,8 toneladas. São 365 cv e 110,7 kgfm, que a colocam como a picape de maior torque no país e a segunda mais potente, atrás apenas dos 400 cv da Ram 1500 Rebel. A 2500 tem ainda capacidade de carga de 1.088 kg, mas entrega muito mais do que capacidade de trabalho.

Extremamente espaçosa e bem-acabada, a cabine da Ram 2500 Laramie oferece muito luxo e tecnologia, a exemplo da central multimídia com tela de toque de 12 polegadas e inúmeros recursos. Entre os destaques estão a câmera 360°, a exclusiva câmera de caçamba e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos. Veja aqui mais detalhes da RAM 2500 na matéria do UOL Carros.

Se é uma picape que você está procurando, a JBS Motors conta com a mais ampla variedade de modelos e marcas do estado, entre seminovos e 0 km. Dá uma conferida em nosso show-room digital e escolha sua próxima picape.

Voltar para o blog

Fique por dentro das novidades

Depoimento de clientes

Adylo

Durante o atendimento, a vendedora foi bastante solícita, respondendo minhas dúvidas a respeito do carro, formas de pagamento e documentação. Além disso, prontificou-se a tratar diretamente com a gerente do banco sobre o trâmite documental necessário para a venda do carro e a liberação do financiamento por parte da instituição financeira. A loja teve o cuidado de me entregar um carro limpo e higienizado. No que se refere ao pós-venda, destaco que a vendedora, por vezes, entrou em contato comigo para saber sobre meu grau de satisfação com o carro e se o veículo estava em bom funcionamento.

Tulio Albuquerque

Meu amigo, depois de mais de 3 anos de negócios bem feitos, eu só posso dizer q a JBS Motors é o melhor lugar para se realizar um sonho, sempre com um bom atendimento e bons negócios! Shoooow

Flávio Henrique

Excelente atendimento de Edna, Mauro, Júnior e também de Amanda, que me recepcionou com muita atenção e explicou todos os detalhes. E, como cliente JBS, já me sinto parte dessa família. Importante destacar que, além da negociação, a JBS patrocina o meu clube de coração, o Santa Cruz. É muito bom estar aqui, ser bem atendido, ter esse local de segurança e a certeza de que estamos fazendo um excelente negócio. Obrigado.

Sílvia Ribeiro

Já é o terceiro carro que minha filha compra na JBS. Excelente atendimento dos vendedores Edna e Mauro e da gerente Ana. E de Amanda também que, com muita paciência, explicou tudo sobre a documentação do veículo. Isso faz com que eu indique mais clientes para a loja e que seja responsável pela indicação, aumentando o laço que eu tenho com a JBS. Estou muito satisfeita. Obrigada!

Micherlan Ferreira

Experiência EXTRAORDINÁRIA!! A JBS MOTORS, superou todas as minhas expectativas! Super feliz com a compra do meu BMW X3. #éisso #vivaàvida #amotudoisso

Claudia de Souza

Desde o primeiro contato com JSB o atendimento foi de excelência, estamos muito felizes e satisfeitos com o carro e com toda gentileza que fomos tratados por toda equipe, em especial para Nathali (perfeita rsrs) que sem sombra de dúvidas fez todo diferencial. Parabéns muito sucesso para vocês

Aguarde, carregando...